Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 29 de outubro de 2015

POLENTA CROCANTE AO FORNO, MOLHO DE PARMESÃO, FIOS DE PALMITO PUPUNHA E BRÓCOLIS BRANQUEADOS


Polenta com molho parmesão e pupunha _ chef Vivi

6 porções
Polenta
200 g de polenta instantânea ou fubá
50 g de manteiga sem sal;
1 litro de água
200 ml de azeite;
sal a gosto
Molho
500 g de queijo grano padano grosseiramente ralado
2 litros de creme de leite fresco
Fios de pupunha
2 corações de palmito pupunha
100 ml de água mineral;
flor de sal e azeite a gosto
Brócolis
1 maço de brócolis;
azeite e flor de sal a gosto
Montagem
Azeite, folhas de manjericão e pimenta moída na hora a gosto
Modo de preparo

Polenta
1 Ferva 1 litro de água em uma panela de fundo grosso, reduza o fogo e junte a farinha da polenta aos poucos, mexendo sempre. 2 Cozinhe em fogo baixo, mexendo até engrossar e finalize com a manteiga e o sal. 3 Despeje a polenta em uma assadeira forrada com filme plástico, alise a superfície e reserve. 4 Deixe esfriar (se preferir, prepare a polenta com um dia de antecedência). 5 Na hora de servir, aqueça o forno a 200 oC, desenforme a polenta em uma tábua e porcione-a em pedaços regulares, utilizando cortadores para facilitar. 6 Coloque a polenta em uma assadeira antiaderente, regue com azeite e leve ao forno por 20 minutos ou até que fique dourada e com o centro aquecido.
Molho
1 Em uma panela, aqueça o creme de leite e coloque o parmesão ralado; deixe ferver até o queijo derreter. 2 Quando estiver quase homogêneo, bata no Thermomix por 6 minutos a 100 oC – o molho deve ficar homogêneo, sem grumos; reserve até o momento de servir.
Fios de pupunha
1 Corte o palmito em uma mandolina, para formar os fios. 2 Branqueie os fios, escorra e reserve. 3 Na hora de servir, aqueça os fios de pupunha em uma panela com água mineral e um fio de azeite; tempere apenas com flor de sal.
Brócolis
1 Branqueie os brócolis, mantendo as folhas. 2 Na hora de servir, aqueça o azeite um uma panela antiaderente e toste os brócolis rapidamente, sem deixar queimar. 3 Tempere apenas com flor de sal.
Montagem
1 Coloque o molho de parmesão aquecido em um prato fundo e disponha a polenta crocante sobre ele. 2 Acrescente os fios de palmito e os brócolis. 3 Finalize com azeite, folhas de manjericão e um toque de pimenta moída na hora.
Receita de Viviane Gonçalves

0 comentários:

Postar um comentário