Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Vitaminas, gorduras e minerais: ingredientes para a memória ! leia !


Vitaminas gorduras e minerais ingredientes para a memória

Quando sua avó dizia "comer peixe faz bem para a memória" acredite, não era preciosismo dela ou lendas dos antigos. Os peixes contêm substâncias benéficas para o cérebro. Além deles, frutas, verduras e cereais estão na lista dos alimentos que colaboram para a memória afiada.
Vitaminas gorduras e minerais ingredientes para a memóriaE os especialistas garantem: quanto mais cedo forem incluídos no cardápio, melhor. Isso porque a capacidade de armazenar dados – chamada de memória – precisa receber manutenção constante para não entrar em "pane". Essa manutenção vem da união de hábitos saudáveis, como boas noites de sono e momentos de lazer e o que colocamos no prato todos os dias.

É preciso ter bom senso porque os resultados da alimentação vêm em longo prazo. Não adianta rechear as refeições com alimentos que ajudam a memória e acreditar que amanhã ela estará afiada. Isso é um processo que leva tempo; portanto é importante aderir à alimentação saudável o quanto antes.
Para Camila Nottoli, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), o importante é sempre ter uma alimentação balanceada, que ajude a manter todas as funções do organismo. E acrescenta: "É preciso ter bom senso porque os resultados da alimentação vêm em longo prazo. Não adianta rechear as refeições com alimentos que ajudam a memória e acreditar que amanhã ela estará afiada. Isso é um processo que leva tempo; portanto é importante aderir à alimentação saudável o quanto antes".

Abaixo, confira uma lista completa dos alimentos e ingredientes indispensáveis para deixar sua mente em dia.

Os campeões em turbinar a memória

Ômega-3

Gordura benéfica e essencial para o organismo que, além de fazer bem ao coração, é boa para a memória porque protege a membrana que recobre o cérebro. "Essa membrana é responsável por transmitir as informações na massa encefálica; portanto, quanto maior a quantidade de ômega-3, melhor", explica a nutricionista.



Nos peixes, em especial os de águas frias e profundas, como salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala.
Na linhaça, que protege o cérebro, além de ajudar no bom funcionamento dos intestinos. E para potencializar ainda mais os efeitos, deve ser consumida batida em sucos, vitaminas ou molhos.
Colina

É uma das vitaminas do complexo B. A colina está chamando a atenção dos pesquisadores quanto às suas qualidades, pois tem a capacidade de reparar as membranas celulares. "Embora não tenhamos estudos fechados, sabemos que ela protege as membranas do cérebro", acrescenta Camila.



Na gema do ovo, onde é abundante
O espinafre possui colina, mas deve ser consumido cru para não perder parte da substância durante o cozimento
Levedo
Soja e derivados
Nozes
Vitamina B12

Importante para o metabolismo dos neurotransmissores (substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações).



Fígado de boi, fonte mais rica dessa vitamina
Algas
Peixes em geral
Leite e derivados
Grãos, como o feijão
Alface
Vitamina B1 – Tiamina

Quando em falta, prejudica a capacidade cerebral pois é responsável pela captação da glicose, que é a fonte principal de energia para todo o corpo. "O cérebro acaba demorando mais para transmitir os impulsos nervosos por falta de energia e todas as funções ficam comprometidas", afirma a nutricionista.



Cereais
Frutas em geral
Levedo de cerveja
Carnes brancas e vermelhas
Legumes
Vitamina B9 – Ácido fólico

Responsável por diminuir os radicais livres, substâncias que aceleram o processo de envelhecimento do organismo. Quanto maior a quantidade de ácido fólico, mais protegido estará o corpo todo, inclusive o cérebro, da ação do envelhecimento.



Fígado
Vegetais de folhas verde-escuras como brócolis, espinafre, couve e rúcula
Feijão
Gérmen de trigo
Levedura de cerveja
Vitamina E

Mais um integrante do time dos antioxidantes e, portanto, neutralizador dos radicais livres.



Gema de ovo
Óleos vegetais, como os de canola e girassol
Gérmen de trigo
Frutas em geral
Verduras de folhas verde-escuras
Selênio

Há também alegações de que o selênio ajuda na capacidade de concentração, o que se reflete diretamente na memória

Mineral de ação antioxidante com função de neutralizar os radicais livres e, assim, evitar o processo de envelhecimento acelerado. "Há também alegações de que o selênio ajuda na capacidade de concentração, o que se reflete diretamente na memória", completa a nutricionista.



Grãos integrais como o trigo
Alho
Castanha do Brasil
Cromo

Mineral associado ao metabolismo da glicose, grande fonte de energia para o organismo. Também aumenta a ação da insulina.



Óleo de milho
Cereais integrais
Levedo de cerveja
Receita da Memória

Camila Nottoli sugere uma receita repleta de ômega-3. O seu cérebro agradece!

Salmão com Erva-Doce

Ingredientes

1 kg de filé de salmão fresco
150 ml de azeite de oliva
500 g de erva-doce
Sal a gosto
Modo de preparo

Tempere o salmão com azeite e sal
Coloque as fatias de erva-doce sobre o salmão e cubra com papel-alumínio
Leve ao forno a 180 graus por 30 minutos
http://www.einstein.br/

0 comentários:

Postar um comentário