Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Broa de Fubá ! delicia !


broa de fubá

Broa de Fubá
POR:PRISCILA QUIRÓSSOBREMESA
A famosa Broa de Fubá são tradicionais e acompanham um delicioso café preto ou mesmo um chá. Lembram o gosto da infância quando as avós faziam a iguaria para esperar seus netos. A história da broa de fubá tem várias histórias que explicam sua origem, mas o que se sabe é que com a chegada dos portugueses e dos africanos o uso do milho foi ampliado e os índios passaram a usar o fubá na culinária.

A palavra fubá, inclusive, é de origem angolana. No entanto, ele só passou a ser difundido em Minas Gerais e São Paulo com o vaivém dos tropeiros, que plantavam no caminho de suas viagens espécies capazes de serem colhidas apenas três meses depois de semeadas.

Seja como for a história real da broa de fubá, o que temos a certeza é que ela está enraizada na tradição culinária brasileira. Tem os que fazem a receita dessa delicia doce ou salgada.

Para celebrar o gosto do mineiro pelos produtos feitos com milho, está aqui uma receita fácil e tipicamente mineira de Broa de Fubá.


Broa de Fubá

Ingredientes

500 g de farinha de trigo
500 g de fubá
60 g de fermento biológico fresco
150 g de margarina
150 g de açúcar
2 ovos
1 gema de ovo (para pincelar a broa)
1 colher de café de sal
1 colher de café de essência de baunilha
1/2 litro de água
Modo de Preparo

Misture os 50 gramas de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Ficará com aspecto esponjoso, mas não se preocupe!
Deixe descansar por uns 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes e faça uma massa bem macia.
Espere o crescimento dessa massa durante uns 20 minutos.
Pré- aqueça o forno a 180 C.
Depois, corte a massa em 5 pedaços iguais, modele-as com as mãos, coloque em assadeiras untadas.
Para dar uma cor linda a suas broas, pincele as broas com um pouco da gema de ovo. Logo polvilhe com um pouco de fubá por cima. Espere o crescimento, até quase atingir o dobro de do tamanho.
Leve para assar por 40 minutos a 180 C.

0 comentários:

Postar um comentário