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segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Benefícios da farinha de amora !


Farinha de amora é rica em antioxidantes - Foto: Getty Images.

Benefícios da farinha de amora

Proporciona saciedade: A farinha de amora ajuda no emagrecimento de duas maneiras. Primeiramente, ela proporciona saciedade por ser rica em pectinas. Esta fibra solúvel ao entrar em contato com a água no aparelho digestivo aumenta de tamanho fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita e coma uma quantidade menor. Por isso, ao ingerir a farinha de amora é importante beber ao menos dois litros de água ao longo do dia.

Evita a absorção de gorduras: O alimento também contribui para a perda de peso ao impedir a absorção de gorduras no organismo. A responsável pelo benefício é novamente a pectina. Desta vez ela se une a uma pequena quantidade de gordura que passa a integrar o bolo intestinal e depois é eliminada pelo organismo. É importante ressaltar que estes dois benefícios da farinha só irão auxiliar no emagrecimento se estiverem associados a uma dieta balanceada e a atividades físicas.

Diminui o colesterol: Como a pectina se une a uma parcela de gordura e impede que ela seja absorvida, além dos benefícios estéticos, isto também é interessante para a saúde. O alimento auxilia a diminuir as taxas de gordura no sangue e o colesterol ruim, LDL.

Melhora o trânsito intestinal: A farinha de amora possui grandes quantidades de fibras. Elas agem acelerando o peristaltismo, que é o movimento involuntário do trato digestório. Além disso, como a pectina aumenta o bolo intestinal, há um estímulo nos movimento peristálticos. Esta fibra solúvel forma uma espécie de gel em torno do bolo intestinal o que também facilita a movimentação dele pelo canal intestinal.

Ação antioxidante: A farinha de amora é rica em flavonoides, especialmente a antocianina. Estas substâncias possuem uma forte ação antioxidante evitando a formação de radicais livres. Elas também combatem o envelhecimento celular, protegem o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea, evitando a retenção de líquidos e ajudando até mesmo a atenuar a celulite.

Previne diabetes: A glicose tem a sua absorção mais lenta graças às pectinas e assim evita-se picos glicêmicos. O resultado disso é uma produção menor do hormônio insulina, responsável por colocar o açúcar do sangue para dentro das células.

A redução dos picos glicêmicos e da produção de insulina é benéfica para prevenir e para quem tem diabetes. Isto porque quando o hormônio é produzido e liberado no corpo em grandes quantidades, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ele, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantia de glicose. Esse processo é um quadro chamado de resistência a insulina, que se não for revertido, pode evoluir para diabetes 2.

Quem já tem o quadro de diabetes, tanto o diabetes tipo 1 quanto o diabetes tipo 2, quanto mais picos de glicose no sangue, pior seu estado fica. Portanto, o consumo dessa farinha ajuda a ter um equilíbrio de açúcar no sangue, estabilizando o problema.

É importante ressaltar que as pessoas com diabetes ingiram o alimento com parcimônia, dentro da quantidade recomendada, pois ele conta com valores consideráveis de açúcar e carboidratos.

Quantidade recomendada de farinha de amora
A orientação é consumir entre uma ou duas colheres de sopa de farinha de amora ao dia, cerca de 25 a 50 gramas.

Como consumir a farinha de amora
É possível combinar a farinha de amora com uma série de alimentos. Por seu sabor adocicado, ela pode ser utiliza em doces. Adicione o alimento no preparo de bolos e outras sobremesas.

Ela também fica ótima em vitaminas e com o iogurte. Como a farinha de amora não possui muitas proteínas ou gorduras, combine-a com o iogurte desnatado, fonte de cálcio e proteínas, e uma colher de sopa de oleaginosas, ricas em gorduras saudáveis.

Comparando a farinha de amora

Amoras possuem poucas calorias
Quando comparada com farinhas de outras frutas, a de amora conta com alguns benefícios semelhantes e ainda tem diferenciais. A farinha de maracujá, assim como a de amora, é rica em pectinas, o que faz com que ela proporcione saciedade, absorção de gorduras e melhora o trânsito intestinal. Porém, ao contrário da versão de amora, ela não possui substâncias antioxidantes.

A farinha de banana verde também conta com as pectinas, além disso, ela possui o amido resistente, que irá potencializar os efeitos desta fibra solúvel. Contudo, este alimento também não tem a ação antioxidante que está presente na farinha de amora.

Quando comparamos a farinha de amora com a fruta amora nota-se que ambas possuem praticamente os mesmos nutrientes. Porém, há algumas diferenças na forma como eles são oferecidos. A fruta possui melhor biodisponibilidade dos nutrientes, mas do ponto de vista da concentração das substâncias, a farinha vence, pois ela é feita com uma quantidade muito grande de amoras. Infelizmente por ter maior quantidade da fruta e não conter água, a farinha é mais calórica. Enquanto 25 gramas da fruta contam com 10 calorias, a mesma quantidade da farinha possui cerca de 32.5 calorias.

Contraindicações
Não há contraindicações no consumo deste alimento. Porém, é interessante que pessoas com diabetes não o ingiram em grandes quantidades porque ele possui valores consideráveis de açúcar e carboidratos.

Riscos do consumo em excesso
Ingerir o alimento em excesso pode fazer com que a pessoa engorde, já que ele é calórico. A farinha por conter muita fruta carrega consequentemente bastante açúcar natural da amora. A porção de duas colheres tem em média 32.5 calorias. Por ser rico em fibras, o consumo em grandes quantidades do nutriente pode ter o efeito contrário e levar a prisão de ventre.

Onde comprar
A farinha de amora pode ser encontrada em lojas de produtos naturais.

Pudim de tapioca light com farinha de amora

Ingredientes:

4 colheres (sopa) de farinha de tapioca
3 xícaras de leite desnatado (se for alérgico substitua por outro leite, como o de soja)
Adoçante culinário a gosto (vá experimentando)
2 colheres (sopa) de farinha de amora
2 gemas passadas na peneira.
Modo de preparo:

Em uma tigela, coloque a tapioca e acrescente 1 xícara de leite, deixe hidratar por 30 minutos, aproximadamente. Leve a farinha de tapioca hidratada ao fogo, em uma panela de fundo grosso e em fogo baixo,  acrescente o restante do leite, o adoçante e as gemas. Mexa para não grudar, até engrossar, mais ou menos uns 15 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco e acrescente a farinha de amora. Mexa bem. Coloque esse creme em forminhas de silicone ou forma de pudim, com um buraco ao meio, untada. Leve para a geladeira por 1 hora para acertar o ponto.


Rendimento:

A receita rende seis porções.
fonte   http://www.minhavida.com.br/                             

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