Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pavlova à portuguesa !


Pavlova à portuguesa

Base:
6 claras
275g de açúcar em pó
1 pitada de sal fino
1 e ½ colher de chá de vinagre
3 colheres de chá de amido de milho (farinha Maizena)

Doce de ovos:
6 gemas
250g de açúcar
1 dl de água

Cobertura:
100g de amêndoas trituradas de forma grosseira
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água

Canela em pó a gosto

Pavlova à portuguesa

Pré-aquecer o forno a 150.ºC. Forrar o tabuleiro do forno com papel vegetal e no centro desenhar um círculo com cerca de 20-22cm (usei um prato para desenhar). Reservar.

Base:
Separar as gemas das claras. Colocar as claras num recipiente e adicionar uma pitada de sal fino. Bater as claras até estarem firmes. Acrescentar o vinagre e o amido de milho e sem parar de bater adicionar aos poucos o açúcar em pó. Bater até as claras estarem muito firmes e brilhantes. Colocar em colheradas sobre o círculo desenhado. Levar ao forno a 150.ºC. Passados 10 minutos, reduzir para 120.ºC. Deixar cozer por 75 a 80 minutos sem abrir a porta do forno. Terminado esse tempo, a capa deve estar bem dura e firme. Desligar o forno e deixar arrefecer por completo, entreabrindo ligeiramente a porta do forno ao fim de 30 minutos. Depois de frio retirar o papel vegetal com cuidado para não quebrar.

Doce de ovos:
Colocar um pequeno tacho em lume brando com o açúcar e a água. Mexer de vez em quando e deixar ferver por 4 a 5 minutos. Acrescentar depois as gemas ligeiramente batidas com um garfo e mexer sempre até o creme começar a engrossar. Retirar do lume e colocar de imediato num recipiente à temperatura ambiente. Deixar arrefecer por completo.

Cobertura:
Colocar as amêndoas numa frigideira antiaderente e levar a lume brando. Juntar o açúcar e salpicar com a água aos poucos até as amêndoas estarem coradas e ligeiramente caramelizadas. Retirar para um prato, esperar que arrefeçam ligeiramente e separar as amêndoas com um garfo.

Montagem final:
Colocar a base de suspiro no prato de servir. Espalhar o doce de ovos de forma a cobrir quase toda a superfície. Distribuir as amêndoas por cima do doce de ovos e salpicar de canela a gosto.

Bom apetite!
fonte http://asreceitasladecasa.blogspot.pt/

0 comentários:

Postar um comentário