Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 14 de abril de 2014

O folar de Olhão, também designado folar de folhas ou folar do Algarve, é um bolo tradicional da Páscoa algarvia ! veja a Receita !


Folar de Olhão (Algarve)

É conhecido pela sua composição em camadas, cobertas por açúcar, manteiga e canela, que criam folhas caramelizadas de aspeto singular. O caramelo seca, mas não endurece e a massa mantém-se húmida mesmo com o passar do tempo.

De todos os folares existentes nas várias regiões de Portugal, o folar de Olhão é, decerto, um dos mais doces e aromáticos.

Ingredientes:

½ cálice de aguardente
1 pitada de sal
120 g de manteiga
20 g de fermento de padeiro
50 g de água
500 g de farinha de trigo tipo 65
60 g de banha
açúcar e canela q.b. p/ polvilhar
manteiga derretida q.b.
sumo de 2 laranjas
Confeção:

Misture a farinha com a manteiga, a banha, o sumo de laranja, a aguardente e a água com o sal.

Desfaça o fermento num pouco de água morna; faça uma cavidade no centro da massa e coloque-o aí. Misture os ingredientes de fora para dentro, amassando muito bem.

Tape a massa e deixe-a levedar até que duplique de volume (cerca de 30 minutos).

Passado o tempo de levedura, divida a massa em 8 a 10 partes. Estenda cada uma delas com o rolo, numa superfície lisa e enfarinhada, formando círculos ligeiramente mais pequenos do que a base da forma.



Unte abundantemente, de ambos os lados, cada círculo de massa com manteiga derretida e polvilhe-os com uma boa quantidade de açúcar e um pouco de canela. Poderá dosear a quantidade de açúcar, uma vez que a massa não leva açúcar e é nesta fase que determina a intensidade de doce do folar (sugere-se, no entanto, que a quantidade de açúcar seja generosa, para que este não se dilua no bolo, diminuindo a caramelização). A manteiga também deve ser colocada em abundância, pois será ela que, com o açúcar, irá colar as camadas de massa, criando o caramelo e humidade característicos deste folar.

Numa forma untada, sobreponha os círculos de massa untada e açucarada, deixando-os levedar até duplicarem o volume.

Entretanto, aqueça o forno a 190º C.

Polvilhe o topo do folar com açúcar e canela e leve a cozer, em forno quente, durante cerca de 30 minutos.
http://www.docesregionais.com/

0 comentários:

Postar um comentário