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domingo, 6 de abril de 2014

Couve – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo


couve 3

A couve é um vegetal crucífero do gênero Brassica e pertencente à família Brassicaceae, da qual fazem parte mais de 3.000 espécies, entre elas o repolho, a mostarda, o rabanete e o nabo. Nativa da Europa e introduzida no Brasil pelos primeiros colonizadores portugueses, a couve se tornou uma das hortaliças mais consumidas e apreciadas em nosso país.

Rica em vitamina A, B6, C, K e cheia de minerais como o cálcio e ferro a couve ajuda a prevenir e combater diversas doenças. Ela possui ação vermífuga, ajuda a combater problemas do fígado e estômago, é muito aconselhada para amenizar a asma e bronquite e, possui ação laxativa. Além de tudo isto, a couve possui alguns compostos como os fenólicos que segundo pesquisas, tem sido eficaz em diminuir a multiplicação de células cancerígenas. Por ser pobre em calorias (100 gramas contém 25 kcal), a couve pode estar presente em dietas de restrições calóricas, cujo objetivo é emagrecer. No entanto, as couves podem causar flatulências ou gases em alguns indivíduos.

 Benefícios da Couve

Fonte de Vitamina C
Abundante em vitamina C. Você ficará surpreso ao saber que a couve tem mais vitamina C do que as laranjas. A vitamina C, sendo um dos melhores antioxidantes, reduz os radicais livres no organismo, que são as causas básicas do envelhecimento.

Assim, a couve é muito útil no tratamento de úlceras, certos cânceres, depressões, para o fortalecimento do sistema imunológico e combate à tosse e ao resfriado, cicatrização de feridas e tecidos danificados, o bom funcionamento do sistema nervoso e, assim, ajudar a curar a doença de Alzheimer e etc.

 Rica em Fibra
Muito rica em fibra. Assim, é um bom remédio para a prisão de ventre e problemas relacionados.

 Benéfica para o cérebro
Sendo rica em iodo, ajuda no bom funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, além de manter as glândulas endócrinas em bom estado. Assim, é bom para o cérebro e tratamento dos transtornos neuróticos como a doença de Alzheimer.

Os nutrientes presentes na couve tais como a vitamina E, que mantém a pele, olhos e cabelos saudáveis, cálcio, magnésio, potássio, entre outros, são muito úteis para a saúde em geral.

 Promove a saúde gastrointestinal
As pesquisas recentes têm aumentado bastante a compreensão dos cientistas de como vegetais da família Brassica como a couve, couve-flor, brócolos, couve e couve de Bruxelas pode ajudar a prevenir cancro do cólon.

Quando estes vegetais são cortados, mastigados ou digeridos, um composto contendo enxofre chamado sinigrin é colocado em contato com a enzima mirosinase, resultando na libertação de glicose e produtos de degradação, incluindo compostos altamente reativos chamados isotiocianatos.

 Promove a Saúde da mulher
Muitas investigações têm incidido sobre os fito nutrientes benéficos na couve, particularmente o 3-carbinole (I3C), sulforafano e indóis.

Estes dois compostos ativam e ajudam a estabilizar os antioxidantes do organismo e os mecanismos de desintoxicação que eliminam substâncias que podem causar cancro. I3C ajuda a melhorar a desintoxicação do estrógeno e reduz a incidência de cancro da mama.

 Combate a úlcera péptica
O Sumo de couve é bem é extremamente eficaz no tratamento de úlceras pépticas. O alto teor de glutamina, um aminoácido que é o combustível preferido para as células do estômago e intestino delgado, é provável ser a razão pela qual o sumo de couve é eficaz na cura de úlceras.

 Protege contra a doença de Alzheimer
Na doença de Alzheimer, um aumento da produção ou da acumulação de uma proteína chamada beta-amiloide resulta em danos cerebrais e morte da célula oxidativa (radicais livres de stress).

Os antioxidantes Polifenóis abundantes na couve roxa, em especial as antocianinas, podem proteger as células do cérebro contra os danos causados pela proteína beta-amiloide, sugere um estudo publicado em Food Science and Technology.

Couve roxa contém significativamente mais fitonutrientes protectores do que a couve branca:

A capacidade antioxidante da couve roxa é de seis a oito vezes maior do que a da couve branca.

 Valor Nutricional – Couve

1 Folha Grande  
Calorias 31,5  kcal
Proteínas 0,6    g
Carboidratos 3,05  g
Gorduras 2,31  g


Fonte: Infoescola / I-Legumes

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