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sexta-feira, 11 de abril de 2014

Batata – Saiba mais sobre seus benefícios para o corpo


batata

A batata pertence à família das convolvuláceas e têm atributos nutricionais indiscutíveis: ela é fonte de carboidratos – nutriente fornecedor de energia – que mais deve ser consumido na nossa alimentação. Além disso, ela contém vitaminas B e C, fibras e amido resistente (um tipo especial de fibras) que auxilia para o bom funcionamento intestinal e ajuda a prevenir doenças crônicas, como câncer e doenças do coração.

Benefícios da Batata

Reduzir a tensão arterial
Cientistas britânicos do Instituto de Investigação Alimentar identificaram compostos chamados kukoamines nas batatas que ajudam na redução da pressão arterial.

Previne a prisão de ventre
Tanto a fibra solúvel e como a insolúvel nas batatas, aumenta o volume das fezes, assim, ajuda a prevenir a prisão de ventre, diminui a absorção de colesterol. Além disso, o teor de fibra rica também ajuda a proteger contra o câncer de cólon.

Mantém os níveis de Açúcar
O conteúdo de fibras ajuda a retardar a absorção de amido no intestino e, assim, manter os níveis de açúcar no sangue dentro da normalidade.

Promove a saúde alimentar
Com uma alta concentração de vitamina B6, uma xícara de batata cozida contém 21,0% do valor diário deste importante nutriente. A batata ganha notas altas para a promoção da saúde alimentar.

A vitamina B6 está envolvida em mais de 100 reações enzimáticas. As enzimas são proteínas que ajudam as reações químicas a ocorrerem, de modo a vitamina B6 está activa praticamente em todo o corpo.

Auxilia o sistema nervoso
A vitamina B6 desempenha várias funções no nosso sistema nervoso, muitos dos quais envolvem funções neurológicas (células cerebrais).

A vitamina B6 é necessária para a criação de aminas, um tipo de molécula de neurotransmissores que o sistema nervoso utiliza para transmitir mensagens de um nervo para o outro.

Os neurotransmissores que requerem a vitamina B6 são a serotonina, a ausência da qual está ligada à depressão, a melatonina, o hormónio necessário para uma boa noite de sono, epinefrina enorepinefrina, hormónios que nos ajudam a responder ao stress e GABA, que é necessária para a função normal do cérebro.

Ajuda à saúde cardiovascular
A vitamina B6 desempenha um papel extremamente importante na metilação, um processo químico no qual os grupos metílicos são transferidos de uma molécula para outra.

Muitos eventos químicos essenciais no corpo são possibilitados através metilação, por exemplo, os genes podem ser ligados e desligados desta forma. Isto é particularmente importante na prevenção do cancro uma vez que um dos genes que pode ser ligado e desligado é o gene supressor tumoral, p53. Uma outra forma em que a metilação ajuda a prevenir o cancro é unindo os grupos metílicos de substâncias tóxicas para torná-los menos tóxicos e promover a sua eliminação do corpo.

A Metilação é também importante para a saúde cardiovascular.

A Metilação muda uma molécula potencialmente perigosa chamada homocisteína noutras outras substâncias benignas.

Uma única batata cozida também irá fornecer-lhe 11,7% do valor diário de fibra, mas lembre-se que a fibra de batatas está principalmente localizada na sua pele.

Aumenta a performance atlética
A vitamina B6 também é necessária para a quebra do glicogénio, a forma em que o açúcar é armazenado nas nossas células de músculo e no fígado, assim que esta vitamina desempenha um papel fundamental no desempenho atlético e resistência.

Valor Nutricional – Batata

1 un
Calorias 26,55 kcal
Proteínas 0,5    g
Carboidratos 5,69  g
Gorduras 0,19  g

Você sabia?

A batata não deve ser consumida na forma crua, pois ela possui uma substância tóxica chamada solanina, que pode ser prejudicial para a saúde se consumida em grandes quantidades. Da mesma forma, batatas verdes ou com brotos devem ser desprezadas. Assim, caso a batata tenha brotos na casca, retire-os completamente, para evitar consumir solanina. As batatas devem ser bem lavadas e escovadas, para remover todas as sujeiras e microrganismos da suas superfícies ásperas.

Fonte:  I-legumes / Mais Equilíbrio

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