Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Gelado de chocolate com pistache


Gelado de chocolate com pistache


Ingredientes

. 300 g de chocolate meio-amargo em cubinhos (de preferência 70% de cacau)
. 2 xícaras (chá) de pistache sem casca
. 1 1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco
. 2 colheres (chá) de café forte sem açúcar
. 1/2 xícara (chá) de água
. 1 xícara (chá) de açúcar light
. 60 g de gemas pasteurizadas (4 gemas) 

Modo de preparo

Espalhe o pistache em uma assadeira e leve-a ao forno médio, preaquecido, a 180°C, por mais ou menos 10 minutos. Mexa a assadeira de vez em quando e cuide para não deixar queimar. Quando o pistache começar a desprender aroma, está no ponto. 
Depois de frios, pique grosseiramente metade do pistache. Coloque os pistaches picados numa tigela, junto com os cubinhos de chocolate. Aqueça o creme de leite numa panelinha até ferver e junte o café.
Despeje a mistura de creme de leite quente e café na tigela com o chocolate e o pistache. Mexa bem até derreter todo o chocolate, formando um creme grosso. Reserve. 
Misture a água com o açúcar numa panelinha e mexa bem, dissolvendo o açúcar. Leve-a ao fogo até ferver. Deixe cozinhar por 3 minutos. 
Enquanto isso, bata as gemas na batedeira até ficarem bem fofas. Depois, despeje a calda quente sobre as gemas batidas e continue batendo até a mistura ficar esbranquiçada e esfriar completamente.
Incorpore as gemas batidas ao creme de chocolate e misture com uma espátula, com movimentos de baixo para cima, até obter um creme homogêneo.
Despeje metade da mistura de chocolate em uma forma de aro removível. Salpique a forma com metade do pistache inteiro previamente reservado.
Complete a forma com o restante do creme de chocolate. Finalize o doce com o restante do pistache inteiro e leve-o ao freezer por cerca de 6 horas, para ficar bem firme e gelado.
Na hora de servir, retire o gelado do freezer e reserve em temperatura ambiente por 5 minutos. Em seguida, passe uma faca - previamente molhada em água quente - nas laterais da forma, para facilitar a remoção do doce. Coloque-o diretamente num prato de servir.

0 comentários:

Postar um comentário