Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 2 de maio de 2013

Aspargo = O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais: Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerí­gena. LEIA !!!


O aspargo é uma flor da família dos lírios. O seu cultivo já abrange todos os continentes, o que permite comermos esta iguaria durante o ano todo.



Se você quer ter uma dieta saudável inclua o aspargo em sua alimentação, o aspargo é uma planta que é muito facil de encontrara e muito famosa por trazer vários benefícios para o corpo, além disso essa planta previne doneças como a asma e a artrite.

Os aspargos possuem aminoácidos e vitamina C, zinco e outros compostos, que funcionam como agentes antioxidantes no corpo, restaurando as células e evitando a formação de radicais livres.

O ácido fólico
O aspargo contém grandes quantidades de ácido fólico e complexo de vitamina B, que é muito benéfico para a saúde cardiovascular e reduz o risco de ataque cardíaco. Por outro lado, promove a divisão celular, por isso é recomendado para mulheres que querem ter filhos ou já estão grávidas, de modo a prevenir defeitos congênitos em bebês. O ácido fólico também reduz a inflamação.
 
A vitamina K
Este vegetal saboroso é muito rico em vitamina K, um nutriente que favorece a formação e a restauração do tecido ósseo. Assim, o consumo de grandes quantidades de aspargos previne a osteoporose e a artrite.

Carboidratos
É importante saber que tem espargos hidratos de carbono que promovem o crescimento e funcionamento das boas bactérias que vivem no intestino, a qual é alcançada a fim de evitam as bactérias ruins. Também diminui o risco de alergias e câncer de cólon.

Fibra
A fibra presente na espargos regula o processo digestivo, estabiliza os níveis de açúcar no sangue e previne a constipação.

Curiosidade
Se você for servir aspargos como entrada, compre um quilo para 4 porções. A água do cozimento do aspargo pode ser aproveitada para fazer molho, sopas ou suflês. O aspargo é muito indicado para pessoas que fazem dieta porque é pouco calórico. A maioria dos aspargos utilizados em conservas é cultivada no escuro, por isso são brancos.

Propriedades Nutricionais
O aspargo é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.

Propriedades Medicinais
Auxilia na digestão, tem ação diurética e sedativa.

Valor Calórico
100 gramas de aspargo cozido fornecem 18 calorias. Em conserva: 16 calorias

Como Comprar
Os aspargos devem estar com caules firmes e sua cor deve ser verde e brilhante. Os aspargos de talos finos são mais saborosos.

Como Armazenar
Os aspargos frescos ficam na geladeira em vasilhas plásticas por cerca de 3 ou 4 dias, e devem estar bem embalados para que nada quebre suas pontas, que são muito macias.

Depois desse tempo, o melhor é cozinhar e com´-los logo. Só congele em último caso pois, apesar de manter suas propriedades, fica muito mole só servindo para cremes ou sopas.

Como Preparar
Corte as partes mais claras e duras do aspargo (todos devem ficar do mesmo tamanho), amarre-os suavemente em maços e coloque para cozinhar em uma panela estreita e alta. As pontas macias devem ficar fora da água, porém cobertas com papel alumínio fechando toda a boca da panela. Assim as pontas vão ser cozidas no vapor.

Este cozimento leva cerca de 5 a 9 minutos, dependendo da espessura dos aspargos. Os talos que você corta dos aspargos podem ser aproveitados em sopas. Se estiverem muito duros depois de cozidos, retire-os da sopa e despreze-os porque eles já terão deixado suas vitaminas na água.

Isaura Pinho Caliari

Fonte

www.hortifruti.com.br

0 comentários:

Postar um comentário