Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


domingo, 3 de fevereiro de 2013

Água de Coco é Tudo de Bom!


Praia e sol quente viraram sinônimos de água de coco, e o melhor é que ela mata a sede, hidrata, é uma delicia, não engorda  e ainda nos traz inúmeros benefícios para a saúde.

Já ouve um tempo que muitos médicos alertavam que, apesar de saudável e benéfica, a água de coco contém gorduras saturadas e frutose, o que leva ao aumento de peso e pode causar alguns problemas de saúde.

Mas, como ciência é meio bipolar, e o que diz hoje, deixa de dizer amanhã, a água de coco passou de quase vilã a mocinha. A mudança de opinião, deve-se, em grande parte, às novas descobertas sobre a gordura saturada, que, de acordo com novos estudos, pode sim trazer benefícios.

Polêmicas à parte, o fato é que a água de coco é uma benção para a saúde, já que é rica em nutrientes como aminoácidos, vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes, enzimas e vários outros fitonutrientes que auxiliam no funcionamento cerebral.

Ela é diurética, e ainda possui uma enorme quantidade de potássio, ajudando regular o intestino e facilitando a digestão dos alimentos.

Devido a quantidade de sódio, potássio e outras substâncias, as pessoas diabéticas, deficiência renal e com hipertensão deve controlar o consumo da fruta. Digamos que 5% de sua composição é açúcar, 93%  de água e os outros 2% são de proteínas, vitaminas e sais minerais. O coco verde ainda tem uma vitamina adicional, é a vitamina C.

Possui um alto teor de sódio e de potássio, o que ajuda em casos de desidratação e muita transpiração, mas também é rico em manganês, magnésio, cálcio, ferro e cobre. Das vitaminas, as encontradas em maior teor são as do complexo B, sobretudo B1, B2 e B5, a vitamina A e a vitamina C, que, aliás, se encontra em maior quantidade no coco verde e vai reduzindo o teor a medida que o coco vai amadurecendo.

Vale lembrar que a vitamina C, além de potente antioxidante, turbina o sistema imunológico, aumenta a resistência contra infecções, ajuda na absorção do ferro e previne alguns tipos de câncer.

Pessoas que fazem quimioterapia podem tomar á agua, pois ela é muito eficaz como soro fisiológico, porque sua composição parecida ao plasma sanguíneo, afirmam os especialistas.

Devido ao fato de seu conteúdo eletrolítico ser similar ao do plasma humano, é considerado o melhor reidratante oral que se tem notícia. E só para vocês terem noção do poder da água de coco e de sua compatibilidade com o nosso organismo, vale lembrar que ele pode (e já foi) injetado na veia. Não, não é maluquice e isso aconteceu muito nas duas grandes guerras mundiais devido a falta do soro fisiológico!

Além de ser altamente hidratante, a água de coco equilibra a química corporal, reduz a pressão arterial e os riscos de doenças cardíacas, facilita as funções renais, previne a aterosclerose, ajuda na digestão, atua na proteção de vários tipos de câncer, combate o envelhecimento e ajuda no controle da glicemia.

Para quem pratica atividades físicas, por exemplo, a água de coco é indispensável, pois repõe os eletrólitos, evitando as cãibras, combatendo a fraqueza muscular e melhorando o desempenho físico.

É, também, um ótimo diurético, já que, ao mesmo tempo que elimina o excesso de água no organismo, não altera os níveis de potássio, o que é comum nos diuréticos tradicionais. É muito indicada, ainda, em casos de desidratação, diarreia, prisão de ventre, dores de cabeça, mal-estar e enjoos.

Especialistas indicam de 1 a 3 copos ao dia. Quem está fazendo dieta deve prestar atenção na composição da fruta, pois a água tem baixa caloria, mas a fruta não.

Coco seco: de 20 a 30 gramas, cortado em pequenas lascas, como petisco na hora do lanche aos pedaços, reduz o apetite, mas tem de respeitar a quantidade, pois como foi citado, ele possui calorias, mas se não for em excesso vai ser um forte aliado na dieta.

Coco desidratado: de 1 a 2 colheres de sopa, no iogurte, no suco ou na vitamina.

Água de Coco – Tabela Nutricional – Composição para 200ml
Valor calórico: 40 kcal
Carboidrato: 10g
Proteína: 0g
Lipídios: 0g
Colesterol: 0g
Fibras: 0g
Potássio: 320mg
Fósforo: 10mg (0,7% R.D.A*)
Cálcio: 40mg (5% R.D.A*)
Sódio: 40mg (3,2% R.D.A*)
Magnésio: 10mg (3,2% R.D.A*)

Além de todos os benefícios para a saúde, a água de coco é ótima para o cabelo! Coloque água de coco no cabelo para hidratar! Você pode comprar o coco verde, tirar a água, colocar no borrifador e passar nos fios!

Aproveitem as dicas e tomem bastante água de coco neste verão!


Fonte: Patricinha Esperta

0 comentários:

Postar um comentário