Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pão de Queijo com Tapioca !



Ingredientes:

1,5 xícaras de pérolas de tapioca (para quem não sabe, as pérolas de tapioca são “pedrinhas” irregulares, pouco menores que as bolinhas perfeitamente redondas do sagu – inclusive as pérolas de tapioca costuma ficar próximas ao sagu nos supermercados)

3 xícaras de leite integral

1 xícara de gordura de coco (ou gordura de palma, que é o óleo de coco desodorizado – e você pode também optar por manteiga)

2 ovos caipiras

1 xícara de queijo parmesão ralado na hora

1 xícara de queijo meia cura ralado

1 colher de sopa de sal (ou mais, à gosto)

2 xícaras de polvilho doce (aproximadamente, ou o suficiente para a massa soltar dos dedos)

Modo de Preparo:

Aqueça o leite com a gordura de coco até quase a fervura e jogue sobre as pérolas de tapioca, num recipiente grande e fundo. Cubra com um pano de prato e deixe repousar até a mistura esfriar completamente.

Depois que a mistura de tapioca estar completamente fria, junte os ovos, os queijos, o sal e uma parte do polvilho, amassando sempre (se você tem batedeira planetária, use com o gancho de sovar massa de pão)

Vá acrescentando mais polvilho até obter o ponto em que a massa solte dos dedos – essa massa não chega a soltar totalmente, acho que por causa das pérolas de tapioca hidratadas, que ficam meio “chiclete”.

Forme bolas com a massa mais ou menos do tamanho de uma bola de ping-pong e transfira para uma assadeira levemente untada com manteiga.  Se você tiver uma assadeira microperfurada, como a minha da foto acima, use sem untar.

Asse em forno pré-aquecido por cerca de 35 minutos ou até o topo do pão de queijo dourar.

Pode se deliciar, bom apetite!!!!!
http://pat.feldman.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário