Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


domingo, 19 de julho de 2015

TORTA DE PALMITO DIÁRIO DO OLIVIER VOLTAR


blog

Ingredientes

1 kg de farinha
1 tablete inteiro de manteiga gelada
300 ml de leite
900 g de palmito, cortados em rodelas grossas
Azeite
2 cebolas bem picadinhas
3 dentes de alho bem picadinhos
500 g de molho de tomate com tomates inteiros, sem pele
1 maço de salsinha
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (a gosto)
500 ml de leite de coco
2 colheres (café) de amido de milho
3 ovos inteiros
1 gema de ovo
Caldo de legumes (abaixo uma receita caseira)
Modo de preparo

Em uma vasilha grande, coloque a farinha e o tablete inteiro de manteiga, cortado em pedaços menores. Com as mãos, “dissolva” a manteiga na farinha até formar uma espécie de farofa.

Faça um “furo” no meio do recipiente afastando a farinha com manteiga e jogue o leite no meio. Com a ponta dos dedos, vá misturando o leite com a farinha. Quando tudo estiver misturado, vá juntando até formar uma bola.

Coloque esta massa dentro de um saco plástico, aperte bem o plástico na massa e vá abrindo-a com as mãos, espalhando a massa de forma homogênea dentro do saco. Leve para a geladeira por duas horas.

Modo de preparo do caldo

Coloque em uma panela alho-poró, cabo de maço de salsinha, cenoura cortada, cebola cortada em pedaços grandes, folha de louro, galho de tomilho, galho de alecrim, e outros ingredientes de sua preferência. Deixe cozinhar bastante na água.

Modo de preparo do recheio

Coloque um pouco de azeite em uma panela e acrescente a cebola para murchar e dourar. Depois, acrescente o alho e, quando estiver levemente dourado, coloque os tomates. Junte o palmito e misture. Acrescente um pouquinho de sal e pimenta-do-reino a gosto.

Espere evaporar um pouco da água. Quando estiver mais seco, acrescente uma ou duas conchas do caldo de legumes. Espere evaporar um pouquinho.

Acrescente o leite de coco e espere evaporar um pouco também. Acrescente o amido de milho e misture. Tire do fogo, coloque a salsinha e misture bem.

Transfira este recheio para um recipiente e acrescente dois ovos inteiros. Misture e, na sequência, coloque uma gema de ovo. Mexa bem. Coloque este recipiente dentro de outro com bastante gelo.

Unte com manteiga uma forma com fundo removível.

Tire a massa da geladeira, retire o saco plástico e corte-a ao meio. Coloque farinha em uma dessas metades, dos dois lados, e abra primeiro com as mãos, começando pela borda e formando um “morrinho” no meio da massa. Só então abra a massa com o rolo, até chegar em um ponto nem fino, nem grosso.

Coloque a massa em cima da forma e vá encostando bem nas bordas, com o dedo. Tire o excesso e faça vários furinhos no fundo da massa com um garfo.

Coloque o recheio e leve a torta para a geladeira enquanto a outra metade da massa será aberta, da mesma forma como a primeira.

Quando estiver aberta, coloque a forma que estava na geladeira em cima da massa, e com uma faca, faça um círculo um pouco maior que a forma. Pincele a borda da massa que já está na forma com ovo e coloque esta “tampa” da massa, fechando a torta. Misture um ovo com um pouquinho de água e pincele a torta.

Faça um rolinho com um pedaço de papel-manteiga, fure um pedacinho da torta e enfie este rolinho, para que o vapor saia quando estiver no forno.

Preaqueça o forno a 180ºC. Quando colocar a torta, diminua para 150ºC. Deixe no forno de 45 minutos à uma hora. Espere esfriar um pouco, desenforme e sirva.

0 comentários:

Postar um comentário