Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Farinhas – práticas e saudáveis!



Que uma alimentação saudável é essencial para a manutenção da nossa saúde, isso todos já sabem! Porém, difícil é seguir à risca uma alimentação equilibrada diariamente, principalmente devido a correria do dia a dia, em que mal temos tempo para pensar direito, não é mesmo?! Quando é assim, muitas vezes acabamos optando por lanches rápidos e não tão saudáveis e deixamos de lado as frutas, verduras, legumes e outros alimentos ricos em nutrientes! Ou seja, acabamos trocando alimentos saudáveis por alimentos mais calóricos e pobres em nutrientes.

Entretanto, deixar de apresentar uma alimentação saudável pela falta de tempo não é mais desculpa! Isso porque é possível encontrar alimentos industrializados naturais, que conferem inúmeros benefícios  e de quebra ainda são práticos para o consumo. Dentre eles, podemos citar algumas opções de farinhas, tais como a farinha de linhaça, de banana verde, de berinjela e de maracujá. Conheça um pouquinho mais sobre elas!
Farinha de linhaça: é obtida a partir das sementes de linhaça trituradas e moídas.  Ela é bastante nutritiva, já que contém boas quantidades de vitaminas (complexo B, A, D e E), minerais como potássio e fibras solúveis e insolúveis. Mas o que se desataca mesmo é a presença de gorduras poli-insaturadas, como o ômega 3 e 6, que por sua vez são consideradas essenciais por não serem naturalmente produzidas pelo nosso organismo! Além disso, ela também é rica em lignana, uma substância com ação semelhante ao estrógeno, hormônio feminino, amenizando assim os sintomas da menopausa.

Farinha de banana verde:  é rica em amido resistente, um tipo de carboidrato que não é digerido e nem absorvido pelo nosso organismo, sofrendo fermentação no intestino grosso, servindo então de substrato energético para a produção de bactérias benéficas ao nosso organismo. Além disso, ajuda a regular nosso intestino e diminui a absorção de glicose e gorduras.
·  
Farinha de berinjela: é obtida a partir da berinjela desidratada e é bastante nutritiva, sendo rica em vitaminas, minerais, substâncias antioxidantes e fibras! Ela é bem famosa por ajudar a diminuir os níveis de colesterol no nosso sangue, mas também contribui para o bom funcionamento do nosso intestino e aumenta a sensação de saciedade.
·  
Farinha de maracujá: é obtida a partir da casca do maracujá desidratada, que por sua vez é rica em pectina (uma fibra solúvel), além de vitaminas e minerais, que contribuem para que o nosso organismo funcione de maneira correta.  Seu alto teor de fibras diminui a absorção de gorduras e glicose, e também proporciona a sensação de saciedade.

O mais legal é que essas farinhas são super versáteis, podendo ser incluídas no cardápio de diferentes formas. Elas podem ser adicionadas à agua, sucos, frutas, vitaminas, etc. e também a massas de bolos, pães, tortas, entre outras.

Natue

0 comentários:

Postar um comentário