Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cestinha de bacalhau



Massa filo é um tipo de massa que vem da palavra phyllo que, em grego, significa folha. Pode ser encontrada em supermercados ou, se preferir faça-a em casa. Para esta receita, a massa filo é a base da cestinha, que vai receber o bacalhau. É uma delícia. O bacalhau desfiado é temperado com leite de coco, leite de vaca, coentro, tomate, pimentão e cebola. Para decorar, a sugestão é a pimenta biquinho ou pimenta de bico, que não tem ardor. Confira! 
Ingredientes
250 g de bacalhau desfiado
200 ml de leite de coco light Sococo
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de extrato de tomate
1 pimentão picado
1 tomate sem semente picado
1 cebola picada
Sal a gosto
½ xícara de chá de coentro picado
½ xícara de chá de leite
2 colheres de sopa de amido de milho
Massa filo (cortar quadrados de aproximadamente 15 cm)
Para decorar
Folhas de salsa
Pimenta biquinho
Preparo
Aqueça o azeite, refogue as verduras. Em seguida adicione o bacalhau, o extrato de tomate e o leite de coco; deixe no fogo durante mais ou menos 5 minutos. Dissolva o amido de milho no leite e misture ao refogado mexendo sempre até obter um creme. No final junte o coentro picado e retire do fogo. Acerte o sal.
Montagem - Coloque a massa filo cortada em uma forma média para empada, em seguida coloque o recheio e leve para assar por cerca de 10 a 15 minutos em forno preaquecido a 180º C. Quando estiver pronta, decore com pimenta biquinho e folhas de salsa.

Rendimento - 6 porções
Tempo total de preparo - 30 minutos
Nível de dificuldade - Fácil
Fonte - Sococo

Massa filo caseira
Ingredientes
200 g de farinha de trigo
1/2 xícara (80 ml) de leite morno
2 colheres (chá) de manteiga derretida
1/4 colher (chá) de sal
1 ovo, batido
3 gostas de vinagre
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
Preparo
Peneire a farinha de trigo com o sal em uma mesa polvilhada. Junte-a e abra um buraco. Bata o ovo com leite morno, as 2 colheres de chá de manteiga derretida e o vinagre e coloque no espaço aberto na farinha. Misture de fora para dentro, sove a massa até ficar brilhosa e, para finalizar, deixe-a em formato de bola. Pincele com as 2 colheres de sopa de manteiga derretida. Aqueça uma tigela e cubra a massa com ela, virada (se quiser, coloque um cobertor). Reserve por período de 1 hora.

Preaqueça o forno a 200º C. Enquanto isso, abra a massa e com um rolo deixe-a o mais fino possível e a estique a partir do centro sem rasgá-la. Corte as bordas mais grossas e trabalhe a folha no formato que quiser. Reaproveite as bordas para fazer mais folhas para usar o recheio que quiser e assá-la até ficar dourada.
Tempo de preparo - 60 minutos
Tempo total de preparo - 120 minutos
Nível de dificuldade - Médio

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget