Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Salpicão de Natal da Rita Lobo tem frango, iogurte e maçã



Rendimento: serve 10 pessoas
Tempo de preparo: 30 minutos + 1h20 de forno

Como fazer o frango (esta etapa pode ser feita no dia anterior):
Ingredientes:
2 peitos de frango com pele e osso
4 sobrecoxas de frango com pele e osso
2 dentes de alho
2 colheres (chá) de sal
1 xícara (chá) de vinho branco

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 200ºC, temperatura média. Sob água corrente, lave bem os peitos e as sobrecoxas e seque com um pano de prato limpo. Descasque os dentes de alho e bata no pilão com o sal até formar uma pastinha lisa. Tempere o frango espalhando essa pastinha por baixo da pele.

Salpicão de frango tradicional

Numa assadeira média, coloque os pedaços de frango já temperados. Regue com o vinho branco, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 1h10. Em seguida, remova o papel alumínio e deixe assar por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar um pouco. Transfira os peitos e as sobrecoxas de frango para um recipiente. Descarte a pele, o osso e desfie a carne. Coe o líquido que ficou na assadeira e reserve 2 colheres (sopa) desse caldo para hidratar as uvas-passas. Com o restante, regue sobre o frango desfiado. Leve à geladeira até a hora de montar e servir.

Como fazer a salada e o molho:
Ingredientes:
2 copos de iogurte natural
¼ de xícara (chá) de azeite
1 colher (sopa) de curry
5 minimaçãs do tipo Fuji
2 talos de salsão
1/3 de xícara (chá) de uvas-passas brancas
2 limões
1 punhado de salsinha lisa fresca
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)
Nozes (para decorar)

Modo de preparo:
Numa tigelinha, hidrate as uvas-passas com 2 colheres (sopa) do caldinho de frango formado na assadeira. Pique as nozes numa tábua e reserve. Numa tigela, misture o iogurte natural, o azeite e o curry. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve. Sob água corrente, lave bem as maçãs e os talos de salsão, sem esquecer de lavar as folhas de salsinha. Passe as maçãs inteiras (em pé) no mandolin para cortá-las em rodelas finas. Corte também os talos de salsão em fatias finas, na diagonal e pique fino o punhado de salsinha, reservando algumas folhas inteiras para decorar.

Num prato fundo, esprema os limões. Molhe as rodelas de maçã dos dois lados com o suco e transfira para outro recipiente. Numa travessa grande e bonita, disponha em escamas as rodelas de maçã, até formar um círculo. Misture o restante das maçãs, o salsão, a salsinha picada, as uvas-passas hidratadas e o frango desfiado com o molho de iogurte preparado. No centro do círculo de maçãs, disponha o salpicão. Salpique com as nozes e as folhas de salsinha. Sirva a seguir ou leve à geladeira.
gnt

0 comentários:

Postar um comentário