Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


domingo, 13 de abril de 2014

Planetários vão colocar telescópios para observação de eclipse lunar Fenômeno poderá ser acompanhado em planetários de São José e Joaçaba. Acontecimento será registrado na terça (15), quando ocorrerá um eclipse total.


Eclipse lunar visto de Portland, em Oregon, noroeste dos EUA (Foto: AP Photo/Rick Bowmer)

Um eclipse total da Lua poderá ser visto a olho nu em Santa Catarina na madrugada da próxima terça-feira (15). O fenômeno poderá ser acompanhado em planetários de São José e Joaçaba. De acordo com o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Marcelo Schappo, diversos fenômenos astronômicos estão ocorrendo ao longo do mês de abril.
Segundo o Observatório Astronômico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), após o alinhamento entre os planetas Terra e Marte com a Lua, devem ocorrer dois eclipses (Lunar e Solar).
O acontecimento deve ser registrado na terça (15), quando o satélite natural da terra cruzar o cone de sombra do planeta, produzindo um eclipse total durante o alinhamento. Telescópios serão disponibilizados para quem quiser acompanhar o fenômeno mais de perto em planetários de São José e Joaçaba.
O fenômeno que ocorreu pela última vez há três anos, terá início por volta da 1h30 da madrugada e deve durar até as 6h30 de forma parcial. O horário de maior escuridão deve ocorrer a partir das 3h da manhã.
Em São José, o IFSC vai realizar uma sessão de observação astronômica gratuita na Avenida Beira-Mar entre 1h30 e 6h da manhã. Já em Joaçaba, o Observatório Frei Bruno vai ficar aberto para visitação entre 0h e 5h da madrugada.
Durante o eclipse, a Lua deve adquirir tons avermelhados e não ficará totalmente obscura. Segundo o professor Marcelo Schappo, mesmo visível a olho nu, a observação do fenômeno com um telescópio permite maior riqueza de detalhes e "é isso que encanta as pessoas".
fonte g1 globo SC

0 comentários:

Postar um comentário