Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Noz Moscada ! Saiba mais sobre essa especiaria ! leia!


noz moscada 2 antonio ickfd

A Noz Moscada é uma das especiarias mais admiradas e não é a toa que um terço do mundo cultiva esta bolinha de encantos. A noz moscada nos sugere um momento de silêncio para curtir o sonzinho que ela faz ao ser ralada na hora. Humm! aquele toquezinho que só ela consegue dar ao fazer um purê de batatas, um molho branco, um recheio de torta de maçãs, uma massa de biscoito, entre tantas outras receitas.

Originária da Indonésia, a moscadeira é uma árvore que tem em média 15m de altura. Produz um fruto parecido com o damasco em forma e tamanho, que quando amadurece, se parte ao meio revelando a noz em seu interior. Ao ver o fruto da moscadeira aberto, percebe-se que a noz está envolta por uma membrana de cor avermelhada (chamada de macis/mace), as duas são separadas e postas para secar separadamente.
Cada especiaria e erva aromática contam com propriedades distintas, muito além dos sabores e aromas, isso porque os óleos essenciais que elas possuem têm propriedades peculiares e podem trazem diversos benefícios à saúde. Diferentemente de especiarias como a canela e a baunilha, que podemos usar para condimentar ou até mesmo agem como os sabores principais dos pratos, a noz moscada não pode ser consumida em grande volume. Se abusarmos na quantidade, ela irá provocar intoxicação e em alguns casos, alucinações. Use em pitadas e ela trará alguns benefícios: além de ter ferro, magnésio, cálcio, fósforo e potássio, tem efeitos antiinflamatório, antifúngico, ajuda a regular o açúcar no sangue, é digestiva, antidepressiva, beneficia o funcionamento do fígado e dos rins e coopera no emagrecimento.
Uma das coisas mais curiosas que vi sobre noz moscada é que a moscadeira é uma árvore dioica, ou seja, que possui flores masculinas e flores femininas. Para atrair os polinizadores, as plantas usam cores e aromas em suas flores. Quer atrair alguém? Faz um prato bonito e dá um toquezinho de noz moscada, até porque uma de suas propriedades é esquentar o clima.

Dica: Sempre use especiarias e ervas aromáticas, mas lembre-se de diversificar nos tipos. Além de garantir variedade de nutrientes e ter seus benefícios, você acaba criando um cardápio delicioso e perfumado, apurando seu paladar e olfato.
fonte http://www.icouldkillfordessert.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget