Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Chuva forte chega ao Estado com risco de deslizamentos e alagamentos Defesa Civil alerta a população para temporais ao norte de Laguna, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e no Litoral Norte


Chuva forte chega ao Estado com risco de deslizamentos e alagamentos Guto Kuerten/Agencia RBS

Quem estiver se preparando para ir à praia, é melhor rever os planos. O céu começa a anunciar a chegada de chuva em Santa Catarina. As informações da Epagri/Ciram indicam nebulosidade e temporais com chuva em todas as regiões de Santa Catarina. Tudo isso ocorre em função da presença de ar quente e úmido e da passagem de uma frente fria  nesta sexta-feira, na madrugada e manhã de sábado.

A Defesa de Civil de Santa Catarina alerta para o risco de deslizamentos e alagamentos na região de Brusque, devido ao alto acumulado de chuva entre esta sexta-feira  e sábado.

O calorão também deve dar trégua em todo Estado. Segundo o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski, a previsão é que a entrada do vento sul ao longo desta sexta já traga condições de temperaturas mais amenas.

_Na tarde deste sábado, a temperatura não deverá passar muito dos 22 a 24ºC em boa parte das cidades. No domingo, a temperatura até sobe um pouco mais, mas acaba ainda sendo amena para a época do ano. Só chamo atenção que na semana que vem teremos novamente calor_ complementa.

A intensidade de chuva deve variar de moderada a forte em alguns momentos. Na maioria das regiões, segundo os meteorologistas, o  acumulado de chuva pode variar de 20 a 60mm. Valores mais significativos estão previstos para o Litoral Sul (de 50 a 80mm) e ao norte de Laguna, na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e Litoral Norte (de 80 a 100mm).

Nesta sexta-feira, no fim da tarde e à noite, a nebulosidade tende a diminuir devido ao avanço de uma massa de ar seco. Há condição de chuva no Oeste e Meio-Oeste, deixando as temperaturas agradáveis principalmente do Oeste ao Planalto Sul.

A chuva forte deve aparecer na manhã deste sábado na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí,  Planalto Norte e principalmente no Litoral Norte com acumulados próximos a 60 e 70mm.

A previsão da Epagri/Ciram aponta acumulados que  podem superar 100mm no Litoral, especialmente entre sexta-feira e a manhã de sábado ao norte de Laguna, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí. No Litoral Norte, o acumulado pode chegar a 170mm. A chuva forte e o volume significativo em pouco tempo pode provocar alagamentos e deslizamentos.

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil  recomenda:

Tempestades com descargas elétricas, vento e granizo: permanecer em local seguro e não transitar em locais abertos, próximo a árvores, placas publicitárias ou objetos que possam ser arremessados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências, fechar janelas e portas, e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e relâmpagos.

Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a  residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Alagamentos: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

DIÁRIO CATARINENSE

0 comentários:

Postar um comentário