Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Bottarga: caviar mediterrâneo


bottarga

Bottarga: caviar mediterrâneo

bottarga

A bottarga (em italiano) ou butarga (em português) é uma espécie de “caviar seco” típico de países do Mediterrâneo, como Itália, Grécia, Espanha e França. É feita a partir da salga e secagem de ovas de algumas espécies de peixes. Mas para os italianos mais exigentes a bottarga legítima deve ser obrigatoriamente feita de ovas de tainha.

A iguaria, que possui um sabor de mar intenso e marcante, tem um processo de fabricação complexo, que pode durar várias semanas. A primeira etapa é a desidratação no sal e, posteriormente, a secagem ao sol (método tradicional) ou em câmaras elétricas. O tempo de cura da bottarga varia em cada país.

Bottarga brasileira

Apesar de a produção de bottarga no Brasil ainda ser recente, o “caviar seco brasileiro” tem qualidade internacional. A Bottarga Gold, empresa pioneira na fabricação da iguaria país, produz cerca de 500 toneladas de bottarga por safra, e a maioria é exportada, principalmente a Ilha da Sardenha, na Itália.

A produção, que teve início em 2010, utiliza ovas de peixes criados no litoral sul do país.  O principal criatório natural é a Lagoa dos Patos, no Rio grande do Sul.

Como consumir?

A bottarga pode ser encontrada no mercado em duas versões: inteira ou ralada. No caso de peças inteiras, antes de consumi-las, é necessário verificar se há alguma película envolvendo as ovas e retirá-la completamente. Apesar de atualmente a bottarga ser embalada a vácuo, alguns produtores ainda utilizam o método tradicional que é revestí-la com cera de abelha.

Ela pode ser consumida como antepasto, simplesmente cortada em fatias bem finas e regadas com suco de limão. Outra possibilidade é utilizá-la ralada como ingrediente de molhos para massas ou salpicá-la sobre canapés.

0 comentários:

Postar um comentário