Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


terça-feira, 5 de novembro de 2013

Super-grão «freekeh» é o novo alimento da moda


Super-grão «freekeh» é o novo alimento da moda

Conhecido pelos árabes há mais de quatro mil anos, o freekeh (lê-se «frique») é novidade em alguns restaurantes e mania entre gourmets dos EUA e da Europa. Originário da Síria, o grão tem ficado famoso até entre celebridades, como a apresentadora Oprah Winfrey, que declarou ser fã desse tipo de trigo. Também conhecido como friki ou trigo verde, ele tem propriedades nutricionais que o colocam no grupo dos «super-grãos».

O seu cultivo começou há cerca de dez mil anos. A colheita do trigo era feita com a semente ainda verde. Segundo a nutricionista e directora da Abran (Associação Brasileira de Nutricionismo) Marcella Garcez, além de ser colhido precocemente, o trigo passava por um processo de queima. «Era colocado para secar na palha e em seguida as sementes eram esfregadas. O resultado era uma semente quebradiça, sem casca e de cor preta», afirma.
O cereal tem um elevado teor de proteínas, grande quantidade de fibras alimentares e baixo índice glicémico. «Além disso, o freekeh possui amido resistente, sendo considerado um prebiótico porque estimula a proliferação das bactérias 'boas' do sistema digestivo», diz a nutricionista Hediane Warrak, da Unimed Rio.
A lista de benefícios do grão milenar não para por aí. «Ele também auxilia a regulação intestinal, reduz o risco de desenvolver doenças do intestino, ajuda no controlo da diabetes, previne degeneração muscular e contribui para perda de peso por dar a sensação de saciedade», explica Warrak.
Outra vantagem do trigo verde é que ele é versátil. «Pode ser consumido em saladas, sopas, como acompanhamento e até mesmo como trigo integral em receitas», ressalta Garcez. Uma dica da nutricionista da Unimed Rio é torrar o friki numa frigideira, para ser consumido descascado, como se fosse um amendoim.

Alto valor proteico e baixo índice glicémico também são propriedades da quinoa, grão da planta de mesmo nome que teve o seu momento de fama, mas tem sido deixado de lado pelos gourmets pelo seu elevado preço.
O tipo de trigo já tem sido divulgado por pessoas ligadas às novidades em super-alimentos, como Michelle Franzoni, que emagreceu 32 kg com reeducação alimentar e procura sempre novidades que auxiliam o emagrecimento. No seu Blog da Mimis, onde partilha dicas de alimentos que ajudam a emagrecer e proporcionam o bem-estar, Franzoni indicou o freekeh, que foi muito bem recebido pelas leitoras.
A comparação das tabelas nutricionais entre os grãos não deixa dúvida de que o freekeh pode ser considerado a «nova quinoa»: 100g de freekeh possuem 16,5 g de fibras e 12,6 g de proteínas, enquanto a quinoa contém 14,1 g de proteínas e apenas 5,1 g de fibras. O trigo verde tem um sabor defumado e mais acentuado, enquanto a quinoa tem um toque amargo.
Porém, o freekeh não pode ser consumido por pessoas que tenham doença celíaca.
O freekeh está, aos poucos, a conquistar o seu espaço e por isso ainda não é encontrado facilmente. Alguns restaurantes e empórios árabes, além de lojas de produtos naturais, já possuem o super-grão que promete ser, apesar de antigo, a nova aposta dos adeptos da alimentação saudável.
fonte http://www.diariodigital.sapo.pt

0 comentários:

Postar um comentário