Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Polvo e camarões ao vinho servidos com aipim crocante de Claude Troisgros



Claude Troisgros prepara uma deliciosa receita com camarões, polvo e aipim frito. E quem disse que só o vinho branco harmoniza com frutos do mar? Veja como fazer o prato regado no vinho do Porto e vinho tinto:



Como fazer polvo:
Ingredientes:
2 polvos de 1,4kg com cabeça
2 colheres de sal grosso
2 colheres de azeite
2 cebolas roxas grandes picada
4 dentes de alho picado
200g de chouriço espanhol em cubos
4 tomates
1 bouquet garni
4 cravos
½ pimenta dedo-de-moça
80ml de vinho do Porto
600ml de vinho tinto português
Beurre manié: 1 colher (café) de manteiga + 2 colheres (café) de farinha de trigo
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)
Salsa e coentro picado

Modo de preparo:
Para marinar o polvo, corte a cabeça do polvo e coloque na água com sal grosso. Massageie bem por 2 minutos e, em seguida, lave para tirar o sal. Corte os tentáculos em cubos, retire a pele dos tomates e pique a polpa do tomate em cubos. Guarde as sementes e prepare um suco coando o líquido que sair. Reserve.

Refogue o alho e a cebola no azeite, retire a pele do chouriço, adicione na panela e refogue um pouco mais. Inclua também o polvo e refogue mais. Adicione o tomate, a pimenta, o bouquet garni e os cravos.

Chegou a hora dos líquidos: acrescente o suco do tomate, o vinho do Porto e o vinho tinto. Deixe a tampa meio aberta e deixe ferver 40 minutos. Coloque uma colher de café da beurre manié e deixe ferver bem até engrossar. Finalize o molho de polvo e camarão com salsa e coentro.



Como preparar os camarões:
Ingredientes:
10 camarões VG
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)

Modo de preparo:
Retire a cabeça, o intestino e a casca dos camarões. Tempere-os e corte em cubos. Puxe  numa frigideira bem quente com azeite e leve ao polvo.

Como fazer o aipim:
Ingredientes:
1,2kg de aipim
Sal (a gosto)
Pimenta do moinho (a gosto)

Modo de preparo:
Descasque o aipim e deixe cozinhar na água com sal grosso até ficar macio. Ou seja, por cerca 30 a 40 minutos. Acrescente um pouco de água fria no aipim e volte a ferver por 3 minutos. Deixe esfriar um pouco e rale. Tempere com sal e pimenta e faça uns bolinhos com a mão. Frite no azeite e seque num papel-toalha. A dica de Claude é que para fritar bem por dentro e por fora, sem deixar queimar, é preciso que o azeite não esteja muito quente.



Montagem do prato:
Coloque o polvo e os camarões num prato fundo. Corte o aipim em dois e disponha em volta. Decore com minissalsa e regue de azeite extravirgem.

Vinho para harmonizar:
Vinha Grande - Casa Ferreirinha Douro Tinto | Importadora: Zahil
fonte gnt

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget