Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


terça-feira, 29 de outubro de 2013

Goji: a frutinha meganutritiva


Goji-Berry-fruta

De tempos em tempos, uma nova fruta ou legume é apontado como “superalimento” devido às suas propriedades nutritivas e acaba virando moda. É justamente o que ocorreu recentemente com as goji berries (bagas de goji, em português).

Após pesquisas internacionais apontarem que o consumo regular dessa frutinha avermelhada (ligeiramente menor que uma uva) ajuda na queima de gordura localizada, evita o envelhecimento precoce e ainda aumenta a imunidade, ela foi logo incluída na dieta dos famosos e virou objeto de desejo. Vendida desidratada como as uvas-passas, a goji tem sabor suave, ligeiramente doce e ácido.

Apesar de ainda pouco conhecida no Brasil, a goji é consumida há milhares de anos na China e Tibete. A alta concentração de vitamina C é um de seus principais atrativos. Cada 100 g da fruta contêm 2 g de vitamina C, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6, aminoácidos, minerais e antioxidantes, conforme estudo publicado no The American Journal of Clinical Nutrition.

De acordo com nutricionistas, ela realmente ajuda na queima de gordura, por acelerar o metabolismo e conter fibras, que ajudam na sensação de saciedade. Mas os resultados somente serão notados se ela for incluída em uma alimentação saudável e balanceada. Não adianta comer goji pela manhã e jantar fast foods. Nenhum alimento faz milagres! Portanto, desconfie de anúncios que prometem: “Perca de 2 kg em uma semana comendo goji berry”.

Goji Berry

Outros benefícios

Melhora o humor e regula o hormônio causador do estresse
Reduz o colesterol ruim (LDL) e protege rins e fígado
Melhora a aparência da pele e reduz o envelhecimento precoce
Previne o desenvolvimento de câncer em todo o organismo
Contra-indicação

Como nada é perfeito, as pessoas que tomam medicamentos anticoagulantes não devem consumir Goji pois poderão ocorrer hemorragias.

Onde comprar goji?

Por não ser produzida no Brasil, a fruta é encontrada aqui apenas desidratada ou em cápsulas. O pacote da fruta seca com 100 gramas sai por aproximadamente R$ 30 e pode ser encontrada em casas de produtos naturais ou farmácias de manipulação.

Como consumir?

Podem ser consumidas puras, com frutas ou cereais
Misturadas a iogurtes ou saladas
Em forma de chá ou sucos de frutas
Cozidas no vapor e misturadas a carne e ensopados
Como ingrediente de pães, doces ou bolos

0 comentários:

Postar um comentário