Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Previsão de chuva forte deixa Santa Catarina em alerta neste final de semana Defesa Civil e Corpo de Bombeiros preparam força-tarefa para agir em caso de alagamentos e deslizamentos de terra



O final de semana será de alerta em Santa Catarina. A partir desta sexta, a chegada de uma frente fria vinda da Argentina provoca chuva forte em todo o Estado. O fenômeno começa a perder força apenas na segunda-feira. Veja no mapa abaixo as condições para cada região do Estado.

Entre sexta e domingo são esperados de 100 a 200 milímetros de chuva, com chances depico de 300mm em alguns pontos isolados, principalmente no Oeste, Serra e Sul catarinenses, regiões mais próximas à divisa com o Rio Grande do Sul. 

A quantidade esperada é pelo menos duas vezes maior do que os índices normais de precipitação nessas regiões para o mês inteiro. A Defesa Civil de Santa Catarina alerta para a ocorrência de alagamentos e deslizamentos de terra, devido ao encharcamento do solo, por conta da chuva do início da semana. Enchentes estão descartadas, por enquanto. Desde quarta, o órgão está monitorando a aproximação da frente fria. 

– O principal apoiador é o serviço de meteorologia. Mas a confirmação das ações vai se dar com a proximidade do evento – explica o diretor de Resposta aos Desastres da Defesa Civil estadual, Aldo Baptista Neto. 

Defesa Civil fará plantão especial

Os técnicos da Defesa Civil estarão de plantão especial no fim de semana, na Central de Operações, em Florianópolis. Por meio de SMS, e-mails, todos os 13 coordenadores regionais de Defesa Civil estão sendo comunicados em tempo real sobre as mudanças no clima. As 12 instituições públicas – entre polícias, bombeiros, Samu, unidades de saúde – que compõem os grupos de ações coordenadas nos municípios, foram acionadas. 

O Corpo de Bombeiros também se prepara. Em cada um dos 12 batalhões, há uma equipe de 12 agentes preparados com viaturas de tração nas quatro rodas, botes e equipamentos de mergulho. São as chamadas equipes da Força-Tarefa. A partir das 6h de hoje, eles estarão em estado de alerta. 
 
Na quarta-feira, o Corpo de Bombeiros do Estado colocou em teste o Auto Posto de Comando, um ônibus equipado com internet 3G, comunicação via satélite, computadores e câmeras para servir de base móvel de comando em lugares afetados. 

– O próximo passo é a mobilização e deslocamento da unidade móvel. Ainda não temos o ponto específico dessa precipitação. Estamos mais atentos ao Vale do Itajaí e ao Norte, mas esperamos não ser necessário – informa o subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros de SC e comandante da Força-Tarefa, coronel Gladimir Murer.

fonte http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário