Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 27 de maio de 2013

10 DICAS E TRUQUES QUE TODO USUÁRIO DO IPAD DEVERIA CONHECER


10 dicas e truques que todo usuário do iPad deveria conhecer

Quem acompanha o iPadDicas sabe que a prioridade neste blog são os usuários iniciantes e intermediários que gostam de aprender coisas novas, já foram tantas as dicas e truques que demos por aqui que é difícil encontrar algo novo para ensinar.

No dia de hoje, juntei os principais truques que todo usuário do iPad deveria conhecer para poder aproveitar ainda mais e melhor seu aparelho.

Serão 10 dicas e truques dos quais alguns deles podem ser utilizados também no iPhone, vamos aprender?
1. Entendendo as notificações
A central de notificações, juntamente de novas modalidades de notificações, chegaram ao iOS em sua versão 5, de lá para cá muitos novos usuários do iPad surgiram, eis que muitos deles ainda não entenderam bem o funcionamento.

Uma forma de agilizar a leitura de um conteúdo notificado na central com a tela bloqueada é tocando e deslizando, como se fosse o botão de desbloqueio, porém, o iPad se desbloqueará com o conteúdo escolhido já em mãos.
Notificação da tela bloqueada no iPad


Também existem outras formas de acessar rapidamente as notificações, uma delas é deslizando do topo da tela para baixo, de modo a abrir a central de notificações. Lá você verá as últimas notificações recebidas, poderá tocar em cada uma delas para visualizar ou até mesmo tocar no botão Limpar, que fará com que as notificações sejam descartadas.
Central de Notificações


Há ainda uma terceira forma de acessar rapidamente uma notificação, que é quando você está utilizando o iPad e recebe uma notificação. Se você configurar as notificações para o estilo de alerta “Banner” (Em Ajustes > Notificações > Aplicativo > Estilo do Alerta > Banners), avisos aparecerão no topo da tela cada vez que entrar um conteúdo que deve ser notificado. Você pode tocar nele para visualizar rapidamente o conteúdo completo.

Aviso em forma de banner

2. Navegue rapidamente entre os Apps
Os gestos de multitarefas foram implementados na versão 4 do iOS, quando até o momento ainda não tínhamos uma forma clara de alternar entre os aplicativos nem mesmo visualizar os aplicativos que havíamos utilizado recentemente.

Os gestos podem ser utilizados para vários comandos, entre eles alternar rapidamente entre as janelas abertas no iPad, para isso você deverá deslizar 4 dedos da esquerda para a direita na tela, ou da direita para a esquerda, de modo a trocar de janela. Faça o teste e veja como é simples e funcional.

Caso não tenha entendido ainda o conceito veja o vídeo abaixo, que mostra além do recurso de trocar de aplicativos os outros gestos disponíveis:



Para relembrar você pode:

Deslizar 4 dedos da esquerda para direita (ou vice-versa) para alternar entre aplicativos;
Fechar 5 dedos na tela, toque com eles abertos, logo deslize até juntar todas as pontas, esse comando minimizará o aplicativo aberto;
Deslizar 4 dedos de baixo para cima na tela, abre a barra de multitarefas;
3. Subir ao topo rapidamente
Quando estamos navegando na internet e lendo sites, ou até mesmo dentro de aplicativos, vamos deslizando e deslizando para baixo de forma a acompanhar o conteúdo.

Mais tarde, quando desejamos voltar ao topo para poder trocar de URL ou fazer uma busca, precisamos deslizar tudo novamente até chegar na parte mais alta, certo?

ERRADO! Você pode subir rapidamente ao topo da tela com um simples toque, basta que você toque na barra do relógio.
Toque no relógio para subir rapidamente

Faça o teste e verá como o conteúdo volta ao topo, rapidamente, simples e fácil. Já conhecia este truque?

4. Acentos do teclado
Muitas pessoas entram e saem do iPadDicas em busca de uma simples resposta sobre como utilizar os acentos do teclado do iPad, falei recentemente num post como é simples o uso destes caracteres especiais, porém, julgo de suma importância repetir aqui para que todos os novos usuários aprendam.

Para acentuar uma palavra você deverá tocar na letra a ser acentuada e manter o dedo até aparecer novas opções de letras, depois deslize o dedo até a opção desejada.
É super simples e serve também para números (1º, 2º, 3º) e outros caracteres especiais que eventualmente se escondem dentro de letras, faça uma busca geral e veja tudo o que tem a sua disposição.

5. Use a busca do iPad (Spotlight)
O Spotlight é um dos recursos mais ignorados do iPad, quase ninguém usa mas é super útil. Frequentemente recebo e-mails de pessoas que possuem documentos dentro do iPad mas não lembram em qual aplicativo ele ficou armazenado… é fácil encontra-los utilizando a busca do iPad.

Na tela inicial você deve deslizar o dedo da esquerda para a direita, isso fará com que você acesse a página de busca do sistema, lá escreva o que desejar encontrar. A busca inclui documentos, contatos, textos, e-mails e muito mais.

Saiba mais sobre como utilizar o Spotlight lendo o post completo sobre ele.

6. Tire fotos da Tela
Existem muitos usuários que possuem dificuldades no uso do iPad e eventualmente pedem ajuda ao iPadDicas, é comum que a gente peça ao visitante que nos envie uma foto da tela mostrando o problema / dificuldade.

Não é preciso uma câmera de fotos para compartilhar a imagem de sua tela do iPad, seja para pedir uma ajuda como também para exibir nas redes sociais uma proeza sua, como um recorde de um jogo ou até mesmo sua coleção de aplicativos.

Basta apertar dois botões em simultâneo, o Power e o Home. Faça o teste, para facilitar aperte e deixe apertado o botão Power (o de cima), depois rapidamente, aperte o botão Home sem soltar o Power.
Um flash aparecerá na tela e um som será emitido confirmando que a foto foi tirada. Os arquivos ficarão guardados no Rolo da Câmera e podem ser acessados no aplicativo Fotos. De lá será fácil publicar no Twitter, Facebook, enviar por e-mail ou até copiar para a área de transferência a imagem.

Publiquei um post falando sobre esta técnica anteriormente, veja com imagens quais botões são e como funciona: Aprenda a tirar uma foto da tela do iPad.

7. Tire fotos com o botão de volume
Já que estamos falando de fotos, uma dica bem importante é tirar fotos apertando o botão físico, ao invés do botão digital. No iPad você pode tirar fotos apertando em qualquer um dos dois botões do volume, tanto o de aumentar quanto o de baixar.

Os botões estão do lado direito com o iPad de pé, são estes botões pretos ao lado da carcaça, apertando neles você conseguirá tirar fotos com as mãos muito mais firmes, conseguindo assim melhores resultados.

Também quando for tirar foto de si mesmo, com a câmera de trás (melhor qualidade), pode usar o botão, assim não tem como não acertar nele!
8. Use seu iPad como um Porta-Retrato Digital
Outra das excelentes funções do iPad é a de porta retrato digital, ideal para quando for receber uma visita de amigos ou parentes, o modo Porta Retrato pode ser ativado na tela de bloqueio, bem ao lado do botão de deslize para desbloquear.

O ícone dele é uma flor, ao tocar você iniciará a apresentação de slides com suas fotos do Rolo da Câmera.
Ative o modo retrato tocando na flor


Tenha cuidado com as fotos que possui em seu iPad, é fundamental para manter sua privacidade. Se você quiser cancelar este modo, que pode expor suas fotos mais secretas poderá fazer nos ajustes do sistema.

Entre em Ajustes > Geral > Bloqueio por Código > Ative-o caso esteja desativado > Desative o Modo Moldura.
Veja o tutorial completo em vídeo que publiquei no blog sobre o Modo Moldura e a privacidade no iPad.

9. Botão físico para Rotação ou Mudo
Uma das maiores confusões entre os usuários do iPad, acontece que se a chave lateral estiver configurada para silenciar o iPad, não importa mais tarde a altura de volume que o usuário configurar, o que importa é a chave (essa chavezinha acima do controle de volume no lado direito).

Eu sempre recomendo o usuário configurar esta chave para bloquear a rotação da tela, é mais prático. Afinal, se você apertar o botão de diminuir o volume e segurá-lo, em 1 segundo o iPad ficará mudo, não é preciso baixar de um em um o nível do som.
Selecione nos ajustes a função da chave lateral


Para configurar a opção vá nos Ajustes, depois em Geral, logo configure a opção Bloquear Rotação em “Usar Interruptor Lateral para:”.
Simples assim, agora quando você deslizar a chave a tela não irá mais girar, ideal para ler um site ou livro deitado sem que a tela fique girando para se adaptar a posição do tablet.

10. Use o modo Leitor para ler sites e blogs
Essa é uma opção muito bacana, a maioria dos sites e blogs possui esta opção no navegador Safari, basta você abrir um dos artigos e verá na barra de URL (a de endereço) um botão cinza “Leitor”.



Toque neste botão e tudo o que há de “poluição” no site será retirado, uma folha em branca com texto de fácil leitura será mostrada. O conteúdo é o mesmo, mas sem nenhuma distração, algo que é normal num blog ou site.

Aproveite esta dica e leia seus sites favoritos sem perder o foco!

Considerações Finais
Bom pessoal, muitos usuários poderão conhecer estas dicas, mas estou certo de que grande parte dos iniciantes irá aprender muito no dia de hoje.

Fico contente em poder ajudar e fico à disposição no espaço dos comentários para ajudar os usuários que possuem dúvidas sobre assuntos básicos no uso do iPad.
fonte http://ipaddicas.com/dicas/truques-que-todo-usuario-do-ipad-deveria-conhecer/

0 comentários:

Postar um comentário