Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Dez dicas para acabar com o inchaço do corpo


Dicas de saúde para evitar o inchaço do corpo
Retenção de líquidos é igual a: inchaço no corpo ou em parte dele. Pernas, barriga, braços… Não tem regra para saber qual das regiões pode reter menos ou mais líquidos. A questão é: ninguém gosta de se sentir inchada.

As pernas inchadas no final do dia, com marcas de pressão das meias ou dos sapatos, são um exemplo de edema, resultado do extravasamento de um líquido que sai dos vasos sanguíneos e vai para o tecido subcutâneo.

O que causa tudo isso?

Bom, uma série de coisas que podem, sim, serem evitadas durante o dia. Falta de oxigenação no corpo, provocada pela falta de exercícios físicos, muito sal na alimentação, pouco consumo de água e por aí vai.

Além disso, variações de pressão sanguínea regional, quantidade de proteínas no sangue, quantidade de sais disponíveis no corpo, ação da força da gravidade e sedentarismo também provocam esse inchaço, que dá celulite e aquele aspecto de laranja na pele.

Outras causas possíveis são:
problemas renais, cardíacos ou hepáticos;
doenças da tireoide que provocam um tipo específico de edema;
remédios, como alguns anti-hipertensivos, que podem alterar a permeabilidade dos vasos sanguíneos;
reações inflamatórias, como as que ocorrem em reações alérgicas, que alteram a capacidade dos vasos de manter-se competentes contra o extravasamento líquido.
Para ajudar você a mudar seus hábitos e conseguir criar uma rotina anti-inchaço, a nutricionista funcional, Mariana Duro, da Clínica Villa Vita, de São Paulo, deu a lista de soluções. Ela preparou dicas fáceis de colocar em prática e que eliminam a retenção de líquido em poucos dias. Assim, você não vai se sentir inchada e nem com peso que não existe. As roupas entrarão mais facilmente e seu corpinho ficará todo lindo por aí!

Confira as Dicas:
Inclua no cardápio de todos os dias alimentos verdes escuros nas suas refeições. Coloque na lista do supermercado: brócolis, couve, rúcula, agrião, escarola, espinafre, por exemplo, pois apresentam grande quantidade de clorofila e potássio em suas composições, favorecendo a diurese. Ou seja, estimulam a eliminação de líquidos armazenados no corpo.
Beba no mínimo duas xícaras de chá de hibiscos ou cavalinha ao dia: essas são as plantas que mais combatem a retenção de líquidos.
Diminua o consumo de alimentos ricos em sódio: elimine da lista do mercado principalmente embutidos, como salsichas e mortadela, além de queijos amarelos, alimentos enlatados e muito salgados, como salgadinhos prontos.
Aposte, pelo menos uma vez ao dia, em sucos batidos com frutas, como abacaxi e melancia, com gelo e ervas, como hortelã ou alecrim, que são ervas que facilitam a digestão.
Aproveite o calor e tome um copo de água de coco natural, todos os dias. Rica em potássio, a água de coco é uma aliada no combate à retenção de líquidos.
Tire o saleiro da mesa: o sal é um dos piores inimigos na retenção de líquido, que provoca o inchaço. Substitua o sal por limão e potinhos com gergelim e ervas, como orégano, manjericão e tomilho, por exemplo. É mais saudável e dá um gostinho bem saboroso na comida.
Na hora dos lanches da tarde e da manhã, prefira frutas em vez de pães e bolachas. Principalmente aquelas que têm na composição muita água, como melão, abacaxi, laranja e melancia.
Evite as bebidas alcoólicas: cervejinha e caipirinhas são bombas calóricas, aumentam o inchaço do corpo e ainda elevam as taxas de açúcar no sangue.
Aumente o consumo de água: se preferir, aromatize-a com hortelã, abacaxi, gengibre, laranja e limão e sempre beba pelo menos dois litros de líquido por dia.
Faça atividade física: os exercícios, principalmente os aeróbicos, como corrida, bicicleta e ginástica, são ótimos aliados na luta contra o inchaço por estimular a circulação de oxigênio no corpo e o fluxo de líquidos e nutrientes pelo organismo. Isso também diminui a celulite e ameniza o aspecto casca de laranja.

Fonte: Patricinha Esperta

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget