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domingo, 22 de julho de 2012

Todo alho é saudável? Para chegar à resposta, pesquisadores compararam as versões frita, fatiada e em pasta


Rico em componentes sulforados, dos quais se destaca a alicina, ele tem a capacidade de afastar várias doenças. Para checar se as versões industrializadas são capazes de preservá-la, a Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (Apta) analisou o alho picado e frito, fatiado e frito e em pasta logo após o processamento e a cada 45 dias, por seis meses. Em um primeiro momento, a pasta perdeu só 9,5% de alicina. Em seis meses, esse teor caiu mais 20%. Mas o grande problema foi detectado nas preparações fritas, já que logo no início mais de 90% da substância sumiu. "Os principais compostos sulforados são voláteis. Por isso, podem ser perdidos quando expostos a altas temperaturas", explica Samantha Macedo, nutricionista da Equilibrium Consultoria em Saúde e Nutrição, em São Paulo. Ao lado, aprenda a tirar melhor proveito do alimento.

Patê de alho caseiro
Junte 1 dente de alho, K xícara (chá) de leite e sal a gosto no liquidificador e bata. Vá colocando óleo em fio até atingir a consistência desejada - mais espessa ou rala, como preferir. Transfira o patê para um recipiente e coloque salsinha a gosto. Misture. Se desejar, acrescente 1 colher de sopa de requeijão. Deixe na geladeira por 1 hora.

Alicina preservada
"Alguns autores indicam que 90% dessa substância e outros componentes sulforados permanecem estáveis quando o fogo fica entre 40 e 60 °C ou quando o tempo de cozimento não ultrapassa seis minutos em temperaturas mais elevadas", diz a nutricionista Samantha.

Bom para a saúde
- Gripe Há evidências de que as substâncias sulforadas atuariam como agentes antivirais.
- Doenças cardíacas Por serem antiplaquetárias, também tornariam o sangue mais fluido, além de controlar a pressão e o colesterol.
- Câncer E ainda inibiriam o surgimento e a proliferação de células tumorais.
fonnte saude abril

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