Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 13 de junho de 2012

ALIMENTOS QUE GARANTEM O BOM HUMOR !


As sensações são muito representadas pelos alimentos e a ciência explica esse envolvimento por meio da química dos alimentos, que é capaz de alterar a produção de neurotransmissores – substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro e são responsáveis pelas sensações. Por isso, muito do que comemos reflete em nosso humor.

Há diversos alimentos que podem estar contribuindo para melhorar o nosso ânimo ao estimularem a produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer e bem-estar. Esses neurotransmissores são conhecidos como serotonina, dopamina, noradrenalina e acetilcolina.

O que mais se ouve falar é a Serotonina. Sua produção torna-se efetiva e aumentada na presenca de um aminoácido (derivado de proteína), chamado Triptofano.

Vale-se dizer que, quando ficamos muito tempo sem comer, nossos níveis de glicose reduzem e pode estar afetando negativamente nosso humor. Esse fato é uma das importancias de estarmos sempre fracionando a dieta, evitando longos períodos sem se alimentar.

Diante disso, falaremos um pouco de algumas fontes do bom humor!!

Chocolate
Esse desejado alimento contém tirosina, que é um aminoacido que estimula a produção de serotonina. Alem disso, tem minerais importantes como cobre, manganês e magnésio, que associados, aumentam a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os chocolates recomendados são aqueles com alto de cacau (70% cacau), pelo alto poder antioxidante. Vale lembrar que deve-se ter cuidado com o consumo, pois alem da presença dessas substancias, o chocolate é muito rico em açucar, uma vez que sabemos da sua relação com doenças cronicas não transmissíveis, como Diabetes.

Aveia
Esse cereal contém consideráveis doses de triptofano. Além desse aminoácido, que auxilia o organismo a liberar a serotonina, a aveia também apresenta bons níveis de selênio, que colabora para a produção de energia.

Banana
Alem de ser uma fonte de carboidrato, a banana contem vitamina B6, que garante mais energia para o organismo. Esse alimento também contém consideráveis doses de triptofano.

Brócolis, Espinafre e folhas verde-escuras
São ricos em ácido fólico (vitamina B9), que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantirem o bom humor, apresentam ótimas quantidades de antioxidantes, que protegem nossas células. Também têm efeito antidepressivo por serem ricos no mineral magnésio.

Leite
Garante um efeito relaxante, devido a presença de triptofano em sua composição. Lembrando que o triptofano é o precursor da serotonina. Dica: garanta a ingestão das vitaminas A e D, que só estão presentes no leite semi-desnatado e, de preferência, o integral.

Sementes de abóbora e girassol
Ricas em triptofano, auxiliam na manutenção do bom humor. Também são caracterizadas por ajudarem na qualidade do sono, por serem ricas em magnésio.
fonte bancodesaude.com.br

0 comentários:

Postar um comentário