Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 28 de março de 2012

Quiribati quer comprar terras em Fiji para salvar os moradores das mudanças climáticas

 

As mudanças climáticas estão forçando uma nação inteira a mudar de localidade.


Anote Tong, presidente de Quiribati.

  A pequena nação insular do Pacífico, chamada de Quiribati, está fazendo negociações para comprar terras nas Ilhas Fiji, para os cidadãos se deslocarem quando as mudanças climáticas induzirem o aumento do nível do mar.

  O presidente de Quiribati, Anote Tong, disse que ele começou a negociar com o governo militar de Fiji para comprar 20 quilômetros quadrados de terra para que a população dos 32 atóis de coral possam ser realocados antes que suas terras desaparecem sob as ondas.

“Este é o último recurso. Nosso povo tem que se mover, pois as marés estão chegando em nossas casas e aldeias”, comentou o presidente Tong a TV Fiji.

  A TV estatal de Fiji comentou que não quer ver 113.000 pessoas (toda a população de Quiribati) chegando de uma só vez em seu país. O presidente Tong comentou que o plano seria enviar um pouco de trabalhadores qualificados para que ocorra fusão com a população de Fiji, permitindo uma contribuição positiva da economia do país.

“Eles precisam encontrar um emprego, não serem tratados como refugiados. Eles devem ser tratados como imigrantes com qualificações podendo contribuir com Fiji, ter um lugar na comunidade. Não devem ser vistos como cidadãos de segunda classe”, comentou o presidente Tong.



Algumas pessoas pensam que sair de Quiribati e fugir para Fiji seria uma grande bobeira, pois ambas são formadas por ilhas, mas a realidade é completamente diferente.

Enquanto Quiribati é formado por atóis de corais que não ultrapassam os 2 metros acima do nível do mar, Fiji consiste de um arquipélago com 106 ilhas vulcânicas com picos que chegam a mais de 1.300 metros. Fiji deve ficar completamente protegida quando o nível do mar subir pelas mudanças climáticas.

A atitude desesperada do presidente se baseia em um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, de 2007, que prevê aumento de 18 a 59 centímetros no nível do mar até 2100.
http://jornalciencia.com

0 comentários:

Postar um comentário