Arco-íris de Fogo - O fenômeno atmosférico conhecido como arco circunhorizontal ou Arco-Íris de Fogo, aparece quando o Sol está bem alto (mais de 58 graus acima do horizonte). A luz solar brilha diretamente através das nuvens, produzindo uma espécie de prato de cristal hexagonal e formam um efeito prisma. Por isso, parece um arco-íris em forma de chama.
O arco-íris de fogo (fire rainbow) é um dos fenômenos meteorológicos mais raros e bonitos da natureza.Com aparência similar a um arco-íris horizontal, a refração da luz ocorre dentro dos cristais de gelo encontrados em nuvens cirrus. As nuvens cirrus, são nuvens encontradas nas partes altas da atmosfera, onde a temperatura é muito baixa, formando cristais de gelo.
Arco-íris duplo - É um fenômeno que acontece quando os pingos da chuva têm quase o mesmo tamanho e refletem o arco-íris principal, por isso, as cores do segundo arco aparecem invertidas.
Arco-íris vermelho - É mais vermelho do que um arco-íris visto depois do Sol nascer, ou antes do Sol se pôr, essa é uma perfeita ilustração da dispersão preferencial da luz azul pela noss atmosfera. As cores, violeta, azul, verde e amarelo foram atenuadas.
Arco branco - Em uma expedição até o Ártico, Sam Dobson notou que havia uma formação luminosa diferente do normal, pois não contava com água para a prismatização da luz. Foi apenas a névoa gelada que refratou a luz e formou um arco branco. Segundo o fotógrafo amador, a foto foi tirada por volta da meia-noite (devido à época do ano, o céu não escurece à noite).
Fonte: tecmundo bocaberta gaea teia bio
0 comentários:
Postar um comentário