Saúde

Clique aqui para ver todos os posts com o tema de saúde, com opções naturais e ações interessantes para melhorar o seu dia-a-dia.

Receitas

Receitas de água na boca para todos os gostos: de vários lugares, doces e salgadas.

Notícias

Mantenham-se atualizados com as últimas notícias que estão rolando por Floripa e pelo mundo.

Curiosidades

Dicas e truques para fazer a vida um pouquinho mais fácil, e informações divertidas sobre todos os tipos de assunto.

Depoimentos

Opiniões e informações de todos os cantos da internet.

Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


domingo, 29 de janeiro de 2012

Calmantes naturais Diversas plantas são comercializadas com a promessa de apaziguar a mente. Mas será que os fitoterápicos são tão eficazes quanto os remédios tradicionais na hora de mandar o nervosismo e o baixo-astral pra longe?

Em julho de 2011, a Organização Mundial da Saúde divulgou uma triste notícia: estão crescendo os casos de ansiedade e depressão em todo o mundo. Para piorar, nosso país foi apontado como o campeão na incidência do distúrbio — 10,8% dos brasileiros são considerados depressivos graves. Uma das razões para esse quadro alarmante é o ritmo de vida que levamos. "Sedentarismo, cobranças maiores no ambiente de trabalho e má alimentação são fatores que influenciam no aparecimento de transtornos psiquiátricos", analisa Rafael Freire, psiquiatra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na capital fluminense.

Para combater os males da mente, os médicos costumam receitar remédios como os ansiolíticos, que barram a ansiedade e ajudam a tratar certos tipos de depressão. O perigo é o exagero na hora de recomendar esse tipo de tratamento: entre 2006 e 2010, a venda dos famosos tarja preta para a cabeça aumentou 36% no Brasil. "A população está mais estressada, mas isso não significa que haja necessidade de prescrever mais ansiolíticos", pondera o psicobiólogo Ricardo Tabach, da Universidade Federal de São Paulo. "Só que o próprio paciente costuma pedir o remédio como solução para todos os problemas", lamenta Freire.

Como alternativa para esse uso excessivo, que pode causar sérios efeitos colaterais e até dependência, alguns apontam para os fitoterápicos, que são feitos com plantas e agem de forma semelhante às drogas sintéticas. Quem nunca ouviu o conselho de tomar chá de camomila para se acalmar? A sabedoria popular indica há tempos algumas ervas como saída para o estresse e as noites maldormidas.

No entanto, vale esclarecer uma confusão corriqueira. "Os fitoterápicos, como todo medicamento, passam por uma série de pesquisas para comprovar sua eficácia. Já as plantas medicinais podem ser usadas de outras maneiras, no preparo de chás", diferencia o professor de farmacologia Hudson Canabrava, da Universidade Federal de Uberlândia, no interior de Minas Gerais. E nem todos os remédios naturais já caíram nas graças dos cientistas. É preciso conhecê-los bem antes de correr até a farmácia fitoterápica mais próxima.

Na hora de comprar fitoterápicos, procure ficar atento ao rótulo do produto. Nele, há o número de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa. "Para ser registrado, o remédio deve passar por testes que comprovam sua eficácia, segurança e qualidade", esclarece Mônica Soares, especialista em regulação de fitoterápicos da Anvisa. Além disso, o órgão também lançou em 2011 o Formulário de Fitoterápicos da Farmacopeia Brasileira. O guia explica aos profissionais de saúde como manipular 58 das plantas medicinais mais conhecidas, auxiliando na produção desse tipo de medicamento.

Entre essas plantas, estão a passiflora, a valeriana e a erva-de-são-joão. Esse trio é bastante utilizado pela indústria farmacêutica em fórmulas que tratam casos de depressão leve a moderada. "As três plantas contêm substâncias que atuam nos neurônios e diminuem a atividade do sistema nervoso, relaxando o indivíduo", explica Ricardo Tabach. "A principal vantagem em relação ao ansiolítico é o fato de a concentração dos princípios ativos ser menor e misturada a outros compostos, o que abaixa o risco de efeitos colaterais e dependência", expõe o doutor em farmacologia João Batista Calixto, pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. "Os resultados do tratamento à base de fitoterápicos demoram mais para aparecer, mas seus efeitos adversos são muito menos agressivos", completa Hudson Canabrava.

Se as crises não são graves, os chás podem ser uma aposta certeira. "Os princípios ativos estão presentes de maneira mais branda, o que reduz a probabilidade de complicações", atesta Tabach. Busque comprá-los em farmácias de confiança e conferir no rótulo o nome científico da planta.

E, mesmo sendo de origem natural, os fitoterápicos devem ser consumidos com cautela. Um dos principais perigos é a interação medicamentosa, que pode anular ou até potencializar drogas que estejam sendo tomadas paralelamente. "As plantas possuem milhares de substâncias químicas capazes de reagir de maneira indesejada com medicamentos alopáticos comuns. A passiflora, por exemplo, que é um calmante suave, causa sonolência excessiva se combinada com outros remédios", adverte Canabrava. Não caia no engano de pensar que as plantas são inofensivas. A orientação médica é indispensável. Sempre.

E os florais? Funcionam mesmo?
Apesar de as gotinhas à base de flores fazerem sucesso há muitos anos, seu desempenho positivo ainda não foi comprovado de vez pela ciência. Tanto é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, não regulamenta o comércio dos florais. "O que acontece muitas vezes é o efeito da sugestão, ou seja, a pessoa toma o floral confiando em seus resultados. Esse processo, também conhecido como placebo, é responsável por cerca de 30% da eficácia até dos medicamentos tradicionais", explica Hudson Canabrava, professor de farmacologia da Universidade Federal de Uberlândia, em Minas Gerais.

5 plantas que tranquilizam (e têm o aval da ciência!)

Melissa: Melissa officinalis
Também conhecida como erva-cidreira, tem óleos essenciais que acalmam levemente
Formas de consumo: Seu chá é a mais popular

Camomila: Matricaria recutita
Esse tipo de camomila tem efeito calmante
Formas de consumo: é bastante difundida. Suas folhas e flores são empregadas em infusões

Erva-de-são-joão: Hypericum perforatum
É a mais eficiente para combater a depressão
Formas de consumo: usada na produção de medicamentos, ela só pode ser comprada com receita médica

Passiflora: Passiflora incarnata
Essa espécie de maracujá ajuda a controlar crises de ansiedade e depressão
Formas de consumo: Além de chás, seu princípio ativo entra na fórmula de alguns medicamentos

Valeriana: Valeriana officinalis
Suas propriedades são extraídas da raiz. Melhora o sono
Formas de consumo: é usada na produção de fitoterápicos e em chás e infusões, apesar do gosto amargo
fonte saude abril

Torta de limão e chocolate

Torta de limão e chocolate
Ingredientes:

Massa:
. ½ pacote de biscoito maisena (100 g)
. 50 g de margarina
. 2 colheres (sopa) de leite

Recheio de chocolate:
. 500 g de chocolate ao leite picado
. 1 colher (sobremesa) de manteiga
. 1 lata de creme de leite
. 2 colheres (sopa) de Nutella®

Recheio de limão:
. 1 lata de leite condensado
. ½ xícara (chá) de suco de limão
. 1 lata de creme de leite
. ½ envelope de gelatina em pó sem sabor
. Raspas de casca de limão para decorar

Modo de preparo:

Massa: No liquidificador, triture o biscoito maisena. Em uma tigela, misture o biscoito triturado, a margarina e o leite, até formar uma farofa bem úmida. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de 24 cm de diâmetro. Asse no forno preaquecido a 200ºC durante 10 minutos.Reserve.

Recheio de chocolate: Derreta o chocolate em banho--maria, misture a manteiga, o creme de leite e a Nutella. Coloque sobre a massa e, com uma colher, faça movimentos formando ondas. Leve à geladeira até endurecer.

Recheio de limão: No liquidificador, bata o leite condensado, o suco de limão, o creme de leite e a gelatina, preparada de acordo com as instruções da embalagem. Coloque sobre o creme de chocolate e leve à geladeira até endurecer. Decore com raspas de casca de limão.
fonte mmulher

Risoto de gorgonzola com risone

risotodegorgonzola
Ingredientes
250 gramas de risone cozido al dente
2 colheres das de sopa de manteiga em temperatura ambiente
½ xícara das de chá de cebola cortada em cubinhos
1 xícara das de chá de pêra cortada em cubinhos e escaldada
3 colheres das de sopa de vinho branco seco
100 ml de água
1 colher das de chá de caldo de legumes em pó
2 colheres das de sopa de cream cheese
2 colheres das de sopa de creme de queijo gorgonzola ralado
1 colher das de sopa de manteiga gelada bem picada
3 colheres das de sopa de queijo parmesão ralado fino
3 colheres das de sopa de cebolinha verde fresca bem picada
Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto

Modo de preparo
Em uma frigideira funda, aqueça a manteiga e refogue a cebola.
Junte a pêra, agregue o vinho e deixe em fogo alto até evaporar.
Junte o caldo de legumes, a água, o cream cheese, o gorgonzola e o risone.
Retifique os temperos e cozinhe por 3 minutos.
Por último, desligue o fogo e agregue aos poucos a manteiga gelada e o parmesão, envolvendo delicadamente.
Deixe o risoto abafado por 2 minutos, salpique com a cebolinha picada e sirva em seguida.


Receita fornecida pela Abima

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Justiça suspende instalação de radares em Florianópolis pela empresa Eliseu Kopp e Cia

Por determinação judicial a instalação dos 73 radares em Florianópolis prevista para ocorrer no dia 1º de fevereiro pela empresa Eliseu Kopp e Cia está temporariamente suspensa. A Engebras, que venceu a licitação em primeiro lugar em dezembro, entrou com recurso e o Juiz de Direito da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca da Capital, Luiz Antonio Zanini Fornerolli, deu ganho de causa à empresa. A prefeitura ainda não sabe qual será a data exata da instalação dos equipamentos.

Os radares foram desligados em maio do ano passado. Desde lá, as câmeras registram apenas imagens e os motoristas infratores não recebem multas. O Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis ( Ipuf) estima que enquanto o sistema de monitoramento estiver desligado, a prefeitura deixa de arrecadar pelo menos R$ 1 milhão por mês em infrações. Além disso, na Avenida Beira-Mar Norte houve um aumento de 50% no número de acidentes.

O processo de licitação dos radares foi aberto em outubro do ano passado como resultado de uma determinação do Tribunal de Contas do Estado devido a denúncias de irregularidades no contrato entre a Engebras, responsável pelo serviço desde 2005, e a Prefeitura.

Quatro empresas chegaram até o final do processo e a escolhida teria que apresentar menor preço. Em dezembro, na abertura dos envelopes, o Ipuf anunciou a Engebras como vencedora da licitação. Mas a Eliseu Kopp e Cia, segunda colocada, entrou com recurso que foi aceito pela comissão de licitação do Ipuf.

No dia 10 de janeiro, o instituto reverteu a situação e nomeou a Eliseu Kopp e Cia como vencedora do processo. A data da instalação dos equipamentos ( 63 na Avenida Beira-Mar Norte e os 10 restantes no Centro, Continente e Trindade) foi marcada para o dia 1º de fevereiro. A Engebras não aceitou a desclassificação e recorreu no Tribunal de Justiça da Capital. Na noite desta quarta-feira, o Juiz de Direito, Luiz Antonio Zanini Fornerolli, emitiu ganho de causa à Engebras.

Mais modernos do que os equipamentos anteriores, os novos radares que precisam ser instalados na Capital irão registrar, além de excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres. Quatro deles, inclusive, conseguem identificar se o veículo está em dia com a documentação ou se foi furtado.
fonte DC

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Entenda porque as águas dos balneários catarinenses estão mais frias nesta temporada

Junior Careca/Especial / Agencia RBS
Quem teve a oportunidade de ir às praias da Grande Florianópolis e colocar os pés no mar na última terça-feira pôde sentir o frio das águas. Fenômeno de ressurgência costeira deixou a temperatura na faixa de 18ºC a 20ºC na região, medição comum na costa do Oceano Pacífico.

Em uma das praias mais geladas de Florianópolis, a Joaquina, os banhistas não conseguiam passar a água da cintura. As crianças pequenas corriam da onda e muitos sequer conseguiram ficar mais de um minuto com o pé na água.

— Está congelando meus pés! Nunca na vida vi uma praia tão gelada como esta — disse a paulistana Sueli Trigueiro dos Santos, que molhava os braços para se refrescar do calor de 31ºC, mas sem nenhuma coragem de mergulhar.

O fenômeno que ocorreu na terça-feira é chamado pelos oceanólogos de ressurgência costeira, quando a incidência recorrente de um vento traz as águas mais profundas (e mais frias) para próximo da costa. São necessários de cinco a 10 dias deste mesmo vento para ocorrer o processo, como ocorreu no Estado.

– Em Santa Catarina tem um vento Norte-Nordeste que já persiste há muitos dias. Ele gera esse fenômeno, que é algo semelhante ao que ocorrem em Cabo Frio, no Rio de Janeiro – explica o oceanólogo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Gustavo Prouvot Ortiz.

A água só deverá voltar ao normal com a chegada de uma frente fria, prevista para esta quarta-feira (veja previsão do tempo), que deve mudar a direção do vento e inverter o fenômeno.

A temperatura média das águas do litoral catarinense no verão fica normalmente entre 25ºC e 26ºC. Mas não foi sempre assim. Segundo a Epagri/Ciram, o órgão de monitoramento dos fenômenos climáticos de Santa Catarina, esta média diminuiu quase 1ºC nos últimos anos.

O oceanólogo da Epagri/Ciram Argel Vanz explica que o processo não é alarmante, pois nos próximos anos essa média deve voltar a subir. Com 42 praias, em Florianópolis é possível escolher a temperatura do mar de sua preferência.

Para os friorentos, a dica é procurar as águas mais quentes do Norte da Ilha, que possuem encostas, como Canasvieiras, Ponta das Canas e Ingleses. As praias do leste e do sul, de mar aberto, recebem correntes frias do sul mais facilmente.
fonte  Juliana Sakae  |  juliana.sakae@diario.com.br

Celular transparente muda o visual de acordo com o clima


O telefone tem uma característica impressionante, a caixa transparente varia dependendo do tempo! 

Assim, nos dias de sol, a tela será completamente transparente, em um dia chuvoso ele aparecerá coberto com geada. Ou seja, a sua tela muda conforme a variedade de condições meteorológicas. Muito original!

fonte  

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Lista de indicados ao Oscar 2012



A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta manhã a lista dos indicados ao Oscar. As famosas estatuetas douradas serão entregues no dia 26 de fevereiro aos melhores filmes que estrearam em 2011, na opinião de um grupo de artistas e empresários ligados ao cinema em Hollywood.

A lista teve surpresas notáveis, como a ausência do espanhol “A pele que habito”, de Pedro Almodóvar, entre os melhores estrangeiros e o longa “Tão forte e tão perto”, de Stephen Daldry, na lista das 9 melhores produções do ano. “Hugo” lidera com 11 indicações.

Confira a lista:
Melhor Filme
“A Árvore da Vida”
“Os Descendentes”
“Histórias Cruzadas”
“A Invenção de Hugo Cabret”
“O Homem Que Mudou o Jogo”
“Cavalo de Guerra”
“O Artista”
“Meia-Noite em Paris”
“Tão Forte e Tão Perto”

Melhor Direção
Woody Allen - “Meia-Noite em Paris”
Michel Hazanavicius - “O Artista”
Alexander Payne - “Os Descendentes”
Martin Scorsese - “A Invenção de Hugo Cabret”
Terrende Malick - “A Árvore da Vida”

Melhor Ator
Demián Bichir - “A Better Life”
George Clooney - “Os Descendentes”
Jean Dujardin - “O Artista”
Gary Oldman - “O Espião Que Sabia Demais”
Brad Pitt - “O Homem Que Mudou o Jogo”

Melhor Atriz
Glenn Close - “Albert Nobbs”
Viola Davis - “Histórias Cruzadas”
Rooney Mara - “Millennium - Os Homens que Não Amavam as Mulheres”
Meryl Streep - “A Dama de Ferro”
Michelle Williams - “Sete Dias com Marilyn”

Melhor Ator Coadjuvante
Christopher Plummer - “Toda Forma de Amor”
Jonah Hill - “O Homem Que Mudou o Jogo”
Kenneth Branagh - “Sete Dias com Marilyn”
Nick Nolte - “Guerreiro”
Max von Sydow - “Tão Forte e Tão Perto”

Melhor Atriz Coadjuvante
Berenice Bejo - “The Artist”
Jessica Chastain - “Histórias Cruzadas”
Melissa McCarthy - “Missão Madrinha de Casamento”
Janet McTeer - “Albert Nobbs”
Octavia Spencer - “Histórias Cruzadas”

Melhor Animação
“Um Gato em Paris”
“Chico & Rita”
“Kung Fu Panda 2″
“Gato de Botas”
“Rango”

Melhor Filme estrangeiro
Bélgica - “Bullhead” - Michael R. Roskam
Canadá - “Monsieur Lazhar” - Philippe Falardeau
Irã - “A Separação” - Asghar Farhadi
Israel - “Footnote” - Joseph Cedar
Polônia - “In Darkness” - Agnieszka Holland

Melhor Fotografia
O Artista - Guillaume Schiffman,
Os homens que não amavam as mulheres - Jeff Cronenweth
Hugo - Robert Richardson
A Árvore da Vida - Emmanuel Lubezki
Cavalo de Guerra - Janusz Kaminski

Melhor Direção de Arte
O Artista - Laurence Bennett (Production Design); Robert Gould (Set Decoration)
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 - Stuart Craig (Production Design); Stephenie McMillan (Set Decoration)
Hugo - Dante Ferretti (Production Design); Francesca Lo Schiavo (Set Decoration)
Cavalo de Guerra - Rick Carter (Production Design); Lee Sandales (Set Decoration)

Melhor Figurino
Anonymous - Lisy Christl
O Artista - Mark Bridges
Hugo - Sandy Powell
Jane Eyre - Michael O’Connor
W.E. - Arianne Phillips

Melhor Documentário
Hell and Back Again - Danfung Dennis and Mike Lerner
If a Tree Falls: A Story of the Earth Liberation Front - Marshall Curry and Sam Cullman
Paradise Lost 3: Purgatory - Joe Berlinger and Bruce Sinofsky
Pina - Wim Wenders and Gian-Piero Ringel
Undefeated - TJ Martin, Dan Lindsay and Richard Middlemas

Melhor Curta de Documentário
The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement - Robin Fryday and Gail Dolgin
God is the Bigger Elvis - Rebecca Cammisa and Julie Anderson
Incident in New Baghdad - James Spione
Saving Face - Daniel Junge and Sharmeen Obaid-Chinoy
The Tsunami and the Cherry Blossom - Lucy Walker and Kira Carstensen

Film Editing
O Artista - Anne-Sophie Bion and Michel Hazanavicius
Os Descendentes - Kevin Tent
Os homens que não amavam as mulheres - Kirk Baxter and Angus Wall
Hugo - Thelma Schoonmaker
O Homem que mudou o jogo - Christopher Tellefsen

Melhor Maquiagem
Albert Nobbs - Martial Corneville, Lynn Johnston and Matthew W. Mungle
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 - Nick Dudman, Amanda Knight and Lisa Tomblin
A Dama de Ferro - Mark Coulier and J. Roy Helland

Melhor Trilha Sonora Original
Tintin - John Williams
O Artista - Ludovic Bource
Hugo - Howard Shore
Tinker Tailor Soldier Spy - Alberto Iglesias
Cavalo de Guerra - John Williams

Melhor Canção
“Man or Muppet” from THE MUPPETS - Music and Lyric by Bret McKenzie
“Real in Rio” from RIO - Music by Sergio Mendes and Carlinhos Brown, Lyric by Siedah Garrett

Melhor Curta de Animação
Dimanche/Sunday - Patrick Doyon
The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore - William Joyce and Brandon Oldenburg

La Luna - Enrico Casarosa
A Morning Stroll - Grant Orchard and Sue Goffe
Wild Life - Amanda Forbis and Wendy Tilby

Melhor Curta
Pentecost - Peter McDonald and Eimear O’Kane
Raju - Max Zähle and Stefan Gieren
The Shore - Terry George and Oorlagh George
Time Freak - Andrew Bowler and Gigi Causey
Tuba Atlantic - Hallvar Witzø

Melhor Edição de Som
Drive - Lon Bender and Victor Ray Ennis
Os homens que não amavam as mulheres- Ren Klyce
Hugo - Philip Stockton and Eugene Gearty
Transformers: Dark of the Moon - Ethan Van der Ryn and Erik Aadahl
Cavalo de Guerra - Richard Hymns and Gary Rydstrom

Melhor Mixagem de Som
Os homens que não amavam as mulheres - David Parker, Michael Semanick, Ren Klyce and Bo Persson
Hugo - Tom Fleischman and John Midgley
O Homem que mudou o jogo - Deb Adair, Ron Bochar, Dave Giammarco and Ed Novick
Transformers: Dark of the Moon - Greg P. Russell, Gary Summers, Jeffrey J. Haboush and Peter J. Devlin
Cavalo de Guerra - Gary Rydstrom, Andy Nelson, Tom Johnson and Stuart Wilson

Melhores Efeitos Visuais
Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2 - Tim Burke, David Vickery, Greg Butler and John Richardson
Hugo - Rob Legato, Joss Williams, Ben Grossman and Alex Henning
Real Steel - Erik Nash, John Rosengrant, Dan Taylor and Swen Gillberg
Rise of the Planet of the Apes - Joe Letteri, Dan Lemmon, R. Christopher White and Daniel Barrett
Transformers: Dark of the Moon - Dan Glass, Brad Friedman, Douglas Trumbull and Michael Fink
FONTE SuperLinkBrasil Super Link´s at terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Gastronomia Orgânica: porque cada dia mais gente entra nessa onda

Salada Luz
A diferença entre gastronomia orgânica e a convencional vai além do modo de cultivo dos alimentos. O sabor e o valor nutricional oferecido por eles não é semelhante. Esse, aliás, é um dos motivos pelos quais essa culinária atrai, a cada dia, novos seguidores. Para explicar melhor essa e outras diferenças, conversamos com Leila D, organizadora e idealizadora do Festival de Gastronomia Orgânica de São Paulo.

O que é a gastronomia orgânica?

É uma gastronomia com produtos sem agrotóxico, onde a adubagem é também orgânica, o solo é mineralizado antes... O mais importante é que ela é mais rica nutricionalmente e é toda cultivada em harmonia com o meio ambiente. Até a água da rega é supervisionada. Além disso, existe uma combinação de plantas cultivadas no mesmo solo, plantas que combinam e se ajudam. Não é igual à monocultura, que é tudo uma coisa só. O cultivo orgânico é feito por muitas pessoas, sem máquinas, dá mais trabalho. Por isso que o alimento é vendido mais caro e é mais difícil de encontrar. Hoje, em algumas feiras de rua já têm a parte orgânica. Há um projeto da Secretaria de Abastecimento, de colocar várias bancas em todos os mercados municipais e em feiras de rua. Mas já existe, hoje, muita possibilidade de encontrar mais barato. Dá mais trabalho, claro, não pode ter preguiça de ir às compras e procurar.

E, afinal, qual é a diferença entre gastronomia convencional e orgânica?

Há grande diferença no sabor. E, nutricionalmente, a orgânica é muito mais rica. Faça o teste: se você comer orgânicos por três meses, seu paladar será limpo e você vai perceber a diferença de sabor. Você vai perceber o gosto real do alimento, o quanto o tomate é doce, a alface, a manga... Estamos acostumados com agrotóxicos. Isso faz com que a gente perca até 40% do sabor. Estamos adormecidos, não temos mais paladar, somos cheios de conservantes. Por isso que estamos adoecendo cada vez mais.

A culinária orgânica é contra o preparo no micro-ondas?

Sim. Há pesquisas seríssimas realizadas na Espanha e na Suíça, que apontam que o micro-ondas aquece de dentro pra fora, ele age na molécula do alimento. Até hoje ninguém sabe o que acontece na comida e para onde vão os minerais e antioxidantes. Fora que o micro-ondas queima todos os nutrientes dos alimentos. Essas pesquisas mostram que as crianças estão perdendo a memória por causa do micro-ondas. Desde pequenas, têm seus leites aquecidos ali. Para quem não quer perder tempo, aconselho utilizar forno elétrico. Ele é tão rápido quanto!

E tudo bem comer carne?

Não. O mundo precisa parar de comer carne, não tem cabimento plantar toneladas de grãos para alimentar um animal, apenas para comermos o animal. Isso não é sustentável. A indústria da carne é um grande problema, os animais são confinados, cheios de hormônio para crescer, ter musculatura. Acredito que se você quiser comer carne, deve criar seu animal e abatê-lo, além de ser responsável pelo lixo que ele causa. Estão acabando com a Floresta Amazônica para criar gado. Isso não vai matar a fome do mundo, é apenas o poder econômico de alguns que manda.

Há diferença no público dessas duas culinárias?

O público de orgânico é mais consciente e preocupado, pois procura um alimento mais saudável.

É possível que um prato gourmet seja orgânico?

O prato gourmet é mais elaborado do que os tradicionais. Há combinações de ingredientes, mais harmonia, despertando os sentidos ao degustar. Isso é igual nas duas gastronomias. O que diferencia é o aproveitamento total do alimento. Uma beterraba, uma cenoura, um abacaxi... No preparo tradicional, não usamos tudo isso, porque têm muitos agrotóxicos. O produto orgânico precisa ser usado ao máximo, não se joga nada fora. Por exemplo, na alta gastronomia tradicional, as pessoas usam apenas a parte branca da cebolinha, a parte verde é jogada fora, isso é um desperdício. Com a cenoura ocorre a mesma coisa: quando se corta quadradinha, o resto dela não é aproveitado, até por causa da estética do prato na hora de montar. No gourmet orgânico, criamos outras coisas para aproveitar tudo do alimento.

Quais são os benefícios que a culinária orgânica traz para a nossa vida?

Mais saúde e sustentabilidade. Prevenção de doenças, como câncer, depressão, alergias e hipertensão. A alimentação é o que somos. Temos que pensar nisso antes de comer qualquer coisa.
 fonte
  • › MdeMulher

  •  
  • › Culinária
  • Tagliatelle de pimenta ao ragú de pato

    tagliatellidepimenta
    (1 porção)

    Ingredientes

    90 g de tagliatelle de pimenta Salutare
    150 g de ragú de pato
    60 g de molho pelatti
    30 ml de azeite
    1 colher de sopa de manjericão
    1 colher de sopa de parmesão


    (ragú de pato)

    1 pato inteiro
    100 g de cenoura
    150 g de cebola
    100 g de salsão
    2 folhas de louro
    1 l de suco de laranja
    5 g de sálvia
    5 g de tomilho
    15 g de alho
    200 ml de vinho branco
    500 ml de fundo de carne
    30 g de molho pelatti
    1 colher de sopa de açúcar mascavo
    100 ml de molho rôti
    Sal e pimenta do reino a gosto


    Preparo

    (massa)

    Seguir as instruções do pacote


    (ragú de pato)

    Lavar em água corrente todos os legumes e ervas que serão utilizados, descascando os legumes que forem necessários
    Temperar o pato com sal e pimenta
    Cobri-lo com os legumes picados, o suco de laranja, o vinho branco e as ervas frescas picadas
    Deixar marinando por um dia
    Levar o pato com o marinado coberto com papel alumínio ao forno pré-aquecido a 160º por 2 horas
    Retirar o pato e levar o molho ao fogo para reduzir e apurar o sabor
    Desfiar o pato e reservar a carne
    Coar o molho e acrescentar o molho pelatti, o açúcar mascavo e o molho rôti Cozinhar por 5 minutos e juntar a carne de pato, corrigindo o sal
    Cozinhar por mais alguns minutos e reservar

    Montagem

    Aquecer o azeite e juntar o manjericão Acrescentar o ragú de pato e o molho pelatti Juntar a massa já cozida Finalizar com queijo parmesão
    fonte : revista gula

    sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

    10 Fatos extraordinários sobre os sonhos!

    10. Os cegos também sonham
    Pessoas que ficam cegas depois do nascimento podem ver imagens durante os sonhos. As pessoas que nascem cegas não enxergam nada, mas possuem sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos: audição, olfato, tato e suas emoções. É difícil para pessoas que enxergam imaginar, mas o a necessidade dos sonhos para o corpo é tão forte que os cegos podem virtualmente manipular todas as situações com as quais sonham. » 5 Passos para parar de fumar definitivamente


    9. Você esquece 90% dos seus sonhos
    Depois de cinco minutos acordados a metade do sonho já foi esquecido. Em 10m, 90% já se foi. O famoso poeta Samuel Taylor Coleridge acordou uma manhã depois de ter um fantástico sonho (possivelmente induzido pelo ópio) e começou a descrever seu “visão em um sonho”, que é um dos poemas ingleses mais famosos: Kubla Khan. Depois de haver escrito 54 linhas ele foi interrompido por um visitante indesejado. Samuel retornou ao seu poema, mas não pode lembrar o resto de seu sonho. O poema nunca foi concluído.

    Curiosamente o autor Robert Stecenson inventou a história do Doutor Jeckyll e Sr. Hyde enquanto estava dormindo. Frankenstein, de Mary Shelley, também foi filho de um sonho da autora.


    8. Todo mundo sonha
    Com exceção de algumas pessoas com distúrbios psicológicos extremos todo o restante de nós sonha. Homens tendem a sonhar mais com outros homens, enquanto a mulher tende a sonhar igualmente com pessoas de ambos sexos. Ambos experimentam reações físicas aos seus sonhos não importando se ele tenha ou não natureza sexual; homens têm ereções e nas mulheres aumenta o fluxo sanguíneo vaginal.

    7. Os sonhos previnem psicose
    Em um estudo recente sobre o sono, estudantes que foram acordados no início de cada sonho, mas mesmo assim puderam dormir suas oito horas de sono. Todos experimentaram dificuldades de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose depois de apenas três dias. Quando eles finalmente foram autorizados a dormir durante o sono REM (Rapid Eyes Movement em inglês ou movimento rápido dos olhos; é o sinal fisiológico de que começamos a sonhar durante o sono), seus cérebros compensaram o tempo perdido aumentando muito o percentual de sono realizado no estagio REM.


    6. Nós sonhamos apenas sobre o que conhecemos
    Nossos sonhos são frequentemente cheios de pessoas estranhas que desenpenham certos papéis. Você sabia que a sua mente não está inventando estas faces? Elas são rostos reais de pessoas que você viu durante a sua vida, mas pode não se recordar. O algoz de seu último pesadelo pode ter sido o caixa da padaria em que o seu pai comprava pão quando você era criança. Como todos vemos centenas de milhares de rostos por dia é possível que tenhamos um suprimento infindável de personagens que nossa mente por utilizar durante os sonhos.

    Existe uma ciência que afirma que os sonhos são manipulados em realidade pelo próprio espírito individual, como uma espécie de comunicação.


    5. Nem todos sonham em cores
    Existem pessoas com visão normal (12%) que sonham exclusivamente em preto e branco. O restante sonha em cores. Há também temas comuns para os sonhos, que são situações relacionadas à escola, ser perseguido, tentar correr e mesmo assim se mover vagarosamente, experiência sexuais, cair, atrasar-se, uma pessoa viva atualmente estar morta, dentes caindo, voar, reprovar em um exame ou acidente de carro. É desconhecido se o impacto de um sonho relacionado a violência ou morte é mais emocionalmente carregado para a pessoa que sonha em cores ou para as que sonham em preto e branco.


    4. Os sonhos não são sobre o assunto que parecem tratar
    Se você sonha sobre algum assunto em particular não é comum que o sonho seja realmente sobre isso. Os sonhos nos falam em uma linguagem profundamente simbólica. A mente consciente tenta comparar seu sonho a outra situação ou coisa similar. É como uma analogia em uma poesia que diz que as formigas são como máquinas que nunca param. Em um sonho você nunca compara algo com esse mesmo algo, assim como na poesia, por exemplo: “Aquele belo pôr-do-sol era como um belo pôr-do-sol”. Portanto seja qual for o símbolo que o seu sonho escolha é muito improvável que o propósito do sonho seja o símbolo em si.


    3. Quem pára de fumar tem sonhos mais vívidos
    Os tabagistas que fumaram por muito tempo e pararam reportaram mais sonhos vívidos do que eles normalmente teriam. Em adição, de acordo com a revista científica Journal of Abnormal Psychology “entre 293 fumantes que se abstiveram entre uma e quatro semanas, 33% disseram que tiveram ao menos um sonho sobre fumar. Na maioria dos sonhos as pessoas se flagravam fumando e sentiam fortes emoções negativas como pânico e culpa. Sonhos sobre fumar foram o resultado do fato da desistência ao cigarro, pois 97% dos voluntários não os tinham enquanto fumavam e sua ocorrência foi relacionada significativamente ao período de abstinência. Eles foram relatados como mais vívidos do que os sonhos normais e são tão comuns como os grandes sintomas de abstinência ao tabaco”.


    2. Estímulos externos invadem nossos sonhos
    Isso é chamado de Incorporação ao Sonho e é a experiência em que a maioria de nós tem um som do mundo real ouvido em nosso sonho e incorporada de alguma maneira. Um exemplo similar ocorre quando você sente sede ou vontade de urinar no mundo real enquanto dorme e isto é transportado para o sonho. A maioria das crianças, já grandes, urinam na cama por causa de incorporação: estão com a bexiga cheia, sonham que estão apertados e urinam no sonho ao mesmo tempo em que molham a cama. Pessoas com sede durante o sono relataram tomar copos de água dentro do sonho para, minutos depois, ficar com sede e tomar outro copo. O ciclo se repete até o momento que este que a pessoa acorda.

    A famosa pintura acima de Salvador Dali explica exatamente este conceito. O seu nome é “Sonho Causado Pelo Vôo de uma Abelha ao Redor de Uma Romã um Segundo Antes de Acordar”.


    1. Você está paralisado durante o sonho
    Acredite ou não o seu corpo está virtualmente paralisado durante o sono. Isso ocorre possivelmente para preveni-lo de atuar aspectos dos seus sonhos. Durante o sono há glândulas que secretam um hormônio que ajuda a induzir o sono e os neurônios enviam sinais à coluna vertebral que causam o relaxamento do corpo e em seguida a pessoa fica essencialmente paralisada.
    fonte: sitecuriosidades

    Nozes contra o câncer !

    Comum em receitas natalinas, esse fruto oleaginoso tem potencial para marcar presença o ano inteiro nas mesas brasileiras. Seus nutrientes — gorduras boas, caso do ômega- 3, aminoácidos e algumas vitaminas, como a E — são responsáveis por benefícios como o controle da pressão arterial, a redução da taxa do colesterol ruim, o LDL, e até a cicatrização. Agora, pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Marshall, nos Estados Unidos, comprovaram que uma nova benesse deve ser acrescentada a essa lista: a prevenção do câncer de mama, tipo mais frequente entre as mulheres.

    O trabalho foi realizado com dois grupos de roedores. Um deles recebeu o que, para nós, equivaleria a 56 gramas — inclusive durante a gestação, através da alimentação da mãe — e o outro nem uma lasca sequer de nozes. Para os que tiveram os pratos salpicados com o alimento, o risco de desenvolver a doença caiu pela metade. E mais: os especialistas verificaram que, entre os que apresentaram esse câncer, o número e o tamanho dos tumores eram menores. Até mesmo a inclusão da oleaginosa na dieta após o diagnóstico da doença se mostrou uma estratégia bem-sucedida: as nozes brecaram a velocidade do crescimento do aglomerado de células malignas.

    "É possível que a vitamina E atue junto com o ômega-3 de sua composição, dificultando o desenvolvimento do problema", sugere Elaine Hardman, a bioquímica que assina a pesquisa. "Já a suplementação do ácido graxo, sozinho, não proporcionou o mesmo efeito", ela vai logo esclarecendo. Isso talvez porque só quando combinadas essas substâncias auxiliem pra valer a manter as células saudáveis.

    Mas há um porém. A quantidade sugerida no estudo — 14 unidades diárias — está acima da que geralmente é recomendada pelos nutricionistas — de seis a dez nozes apenas por dia. Ora, a noz pesa na balança no quesito calorias e, em excesso, suas gorduras poli-insaturadas podem chegar até a diminuir as taxas do colesterol bom, o HDL. Apesar disso, a autora afirma que estudos realizados com a mesma quantidade não adicionaram quilos a mais à silhueta ou outras complicações. Será?

    Para driblar essa questão de peso, existe uma tática: "As porções de nozes devem ser bem distribuídas ao longo do dia", aconselha Gilberto Simeone Henriques, coordenador do curso de nutrição da Universidade Federal de Minas Gerais. Simeone, aliás, acredita que outras oleaginosas, como amêndoas ou avelãs, possam se comportar de maneira semelhante à das nozes na prevenção de tumores de mama. Ele, no entanto, aconselha evitar qualquer uma delas à noite: "As gorduras, por exigirem mais trabalho para serem absorvidas, deixam o sistema digestivo muito lento". Daí, para quem logo se deita, uma indigestão pode dar as caras. Portanto, mulheres, caprichem nas nozes antes do anoitecer e protejam suas mamas.


    Raio X da noz

    Origem: Fruto da árvore nogueira-comum, a noz é proveniente da Europa e da Ásia
    Quais são seus principais nutrientes: Ômega-3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina, um aminoácido
    Calorias: 698 (em 100 g)
    Pode-se incluir nozes em: Saladas, massas, tortas e doces
    Benefícios já comprovados: Protege o coração, diminui as taxas do colesterol ruim e evita o cansaço
    fonte  saude.abril

    segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

    A origem do Queijo

    O queijo existe há pelo menos seis mil anos e sua origem é uma incógnita.

    Uma famosa lenda conta que o primeiro queijo foi feito acidentalmente por um mercador árabe que, ao sair para cavalgar por uma região montanhosa, abaixo do sol escaldante, levou uma bolsa cheia de leite de cabra para matar a sede.

    Após um dia inteiro de galopes, o árabe, morto de sede, pegou seu cantil e deparou-se com uma grande surpresa, o leite havia se separado em duas partes: um líquido fino e esbranquiçado, o soro, e uma porção sólida, o queijo.

    A transformação deu-se devido ao calor do sol, ao galope do cavalo e ao material do cantil, uma bolsa feita de estômago de carneiro, que ainda continha o coalho, substância que coagula o leite.

    O processo de fabricação do queijo até hoje segue o mesmo princípio.
    fonte sitecuriosidades

    Porque é que as pessoas batem na madeira para afastar os maus pensamentos?

    Bater três vezes na madeira para afastar a má sorte, é um costume com séculos de existência, que sobreviveu até aos dias de hoje!

    Há cerca de 4 mil anos atrás, os índios da América do Norte verificaram que o carvalho era a árvore mais atingida pelos raios.

    Concluíram, então, que a imponente árvore era a morada dos deuses na Terra e toda vez que se sentiam culpados por alguma coisa, batiam no tronco dos carvalhos com os nós dos dedos, para chamar os deuses e pedir perdão.

    sábado, 14 de janeiro de 2012

    2012: será o fim do mundo?

    O ano de 2012 começou marcado por profecias do fim do mundo. Corre na internet que a data exata para o possível apocalipse seria o dia 21 de dezembro de 2012. Mas por que esses rumores de que o mundo acabará em 2012?

    A explicação para essa teoria de fim do mundo seria o calendário Maia, antiga civilização conhecida por previsões astrológicas. Segundo a Teoria Maia, uma série de eventos terríveis, como a colisão de meteoros e planetas com a Terra, aconteceriam neste ano.

    Em 2012, o calendário Maia vai acabar, mas isso não significa que os Maias acreditassem que isso marcaria o fim dos tempos. Cientificamente falando, a professia Maia do fim do mundo é um mito e incluvie a Nasa, Agência Espacial Americana, já se manifestou sobre o tema.

    Segundo a Nasa, o mundo não vai acabar em 2012. O que acontecerá este ano é uma tempestade solar que pode afetar as telecomunicações temporariamente, como os GPSs e os celulares.

    E, em relação ao calendário Maia, muitos historiadores e pesquisadores acreditam que o a contagem do tempo se reinicia após o término do calendário.

    Juliana do SitedeCuriosidades.com.

    ALIMENTOS PARA VIVER MAIS

    AVEIA

    Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios.

    Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.

    ALHO

    Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos.

    Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial).

    AZEITE DE OLIVA

    Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração.

    Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa).

    CASTANHA-DO-PARÁ

    Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA.

    Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades.

    CHÁ VERDE

    Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.

    Quantidade recomendada: de quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago).

    MAÇÃ

    Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sangüínea, além de evitar doenças oculares como catarata.

    Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia.

    PEIXES

    Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer.

    Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares).

    SOJA

    Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.

    Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol).

    TOMATE

    Auxilia na prevenção do câncer de próstata.

    Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.

    VINHO TINTO

    A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.

    Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.

    * As quantidades de alimentos indicadas se referem apenas à prevenção das doenças especificadas. A dosagem ideal para o combate das demais ainda não foi identificada pelos pesquisadores.
    fonte .felipex.com.br/

    sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

    Florianópolis - Ilha da Magia

    2012: Tempo do Apocalipse ?

    Ocimar Barbosa

    "Farei passar a terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro..."
    (Zacarias,13:9)

    A expectativa de acontecimentos dramáticos no futuro tem dado margens para debates e controvérsias, sendo assim, o mundo já tem até uma data definida para esses terríveis acontecimentos, de acordo com os artigos dispostos na rede mundial de computadores: 2012, o ano do "fim dos tempos", com o desaparecimento de 3/4 da população mundial.

    Há, todavia, uma coincidência entre os registros presentes em todas as religiões, tradições, profecias de místicos e agora também a ciência, que estuda a probabilidade de que uma catástrofe universal possa estar a caminho.

    Por que as autoridades mundiais criariam um banco de reserva de sementes nas geleiras das ilhas norueguesas de Svalbard, no Ártico, se não estivessem prevendo alguma ocorrência para breve? Esse banco deverá abrigar 4,5 milhões de sementes, e foi inaugurado em fevereiro de 2008. É denominado "caverna do juízo final" ou a Arca de Noé.

    Claro que tem muita bobagem, desinformação científica e misticismo, espalhados por quase dois milhões de sites sobre o assunto, mas há também algumas indicações sérias de que algo estranho está no "ar".

    Pesquisadores vêm anunciando que, após dramáticos fenômenos cataclísmicos que estão prestes a assolar a face da Terra, esta vai apresentar uma nova geografia. Isso não sem causar a perda de bilhões de seres humanos.

    Um documentário no History Channel despertou a atenção de muitos para a profecia da civilização Maia. Sem a tecnologia que nossa civilização possui em tempos atuais, esses povos foram capazes de prever com exatidão (estudos atuais comprovam) uma grande efeméride astronômica em que o Sol, a Terra e a Lua estarão alinhados com o centro da Via Láctea em 21 de dezembro de 2012.

    Várias civilizações falam de uma destruição quase que total da atual humanidade, com coincidências de informações, inclusive relativas à textos bíblicos. As versões são diversas: alinhamento galáctico, aproximação de um astro (cometa, Planeta X, estrela anã-marron, etc).

    Místicos e espiritualistas afirmam que tais acontecimentos são processos de uma escala na evolução humana e que a humanidade deverá dar um salto quântico em sua trajetória, passando da 3º para a 4º dimensão. Mas esse número de pessoas seria restrito.


    Profecias dos povos
    Civilizações falam de uma destruição total da atual humanidade que ocorre de tempos em tempos e esperam para breve uma nova transformação. Nos registros de todos os povos há coincidências de informações, inclusive apresentando características similares à trechos no Antigo e Novo Testamento.

    O ano de 2012, aliás, é o preferido das profecias em todas as religiões e civilizações. Para os povos polinésios chamados Maoris, no ano de 2012, o "véu vai cair", significando o fim da barreira que separa o mundo espiritual do físico. Isso só poderia ocorrer, com uma alteração dimensional.

    O assunto é tão atraente para o público internauta, que em 5 de maio de 2008 havia 1.100.000 (um milhão e cem mil) sites na rede internet, falando sobre o assunto "2012 end". Quatro dias depois, no dia 13, há eram 1.580.000.

    Os Maias assombram o mundo até hoje com uma profecia que prevê o fim do tempo atual no calendário deles e, em conseqüência, na contagem no calendário que conhecemos. Esse fim de era tem data prevista por eles: Sábado, dezembro de 2012. Após, um fenômeno de âmbito universal, começaria o "tempo fora do tempo". Isso representa, de acordo com a profecia, uma transformação planetária, mas não o fim da vida no planeta.

    Segundo ainda o Calendário Maia, no solstício de Inverno, 21 de Dezembro de 2012, a Terra passará por uma espécie de transformação em sua crosta, e isso será catastrófico para quase todos os seres vivos. O acontecimento seria tão apavorante que o mundo que conhecemos hoje desaparecerá para dar lugar à "outra" Terra, com nova geografia.



    A nova geografia da Terra após o "fim"
    Curiosamente, até já estão sendo desenvolvidos novos mapas da geografia terrestres após as alterações físicas que supostamente ocorrerão. Especula-se que a Europa e a América do Norte sofrerão um deslocamento de milhares de quilômetros em direção ao Norte, e seu clima se tornará polar.

    Gordon Michel Scallion, que diz ter a capacidade de antever o futuro, é um dos mais populares na atualidade. Fatura horrores com a venda de um mapa do que seria a nova geográfica do planeta após a destruição universal que supõe, ocorrerá em 2012.
    Em seu mapa, o Vale do Paraíba também ficará submerso (imagem acima).


    Nos anos 40, o paranormal norte-americano Edgar Cayce fez várias previsões sobre profundas transformações sobre a face da Terra, e com outros pesquisadores, chegou à conclusão que o planeta deverá enfrentar um grande cataclisma em breve. Cayce previu que a Atlântida ressurgirá das profundezas das águas e que a América do Norte e Japão desaparecerão por completo.
    Com o desaparecimento da América, desapareceria a corrente do Golfo o que levaria uma "era do gelo" até o norte da Europa e os países da Grã-Bretanha.



    Uma nova era glacial
    Um dos acontecimentos do passado remoto do planeta que mais intrigam a comunidade científica é a alteração climática abrupta. Esse fenômeno ocorre em períodos de milhares de anos e teria ocorrido pela última vez, provavelmente por volta de 10.000 a 12.000 anos atrás. Nós o conhecemos como "era do gelo"

    Tal período na pré-história é conhecido como Holoceno e durante essa era houve uma extinção em massa da fauna. Na Sibéria foram encontrados mamutes congelados em perfeito estado de conservação, estando eles em pé e com capim na boca, o que leva a crer que houve uma queda instantânea de temperatura, provavelmente em 100 graus negativos em questão de minutos.

    Alguns geólogos afirmam categoricamente que a Terra está passando pelo fim de um ciclo de 11.500 anos e que esse período será fechado com uma nova glaciação. Segundo esses cientistas, é o limiar de uma era e com ela, já é de conhecimento dos governantes mundiais que uma hecatombe universal já se mostra claramente, através de fenômenos indicativos como tsunamis, alterações climáticas, furacões e terremotos.

    Cerca de 18 terremotos foram registrados anualmente no mundo. Até o Brasil está experimentado essas atividades sísmicas assustadoras. Alterações climáticas no Sul do País seriam então causadas por esse enfraquecimento do magnetismo terrestre e causam alterações climáticas, a exemplo do que ocorre em Santa Catarina.


    Anomalias magnéticas
    Um campo magnético envolve o Planeta Terra e nada funcionaria ou viveria sem ele no mundo, nem pessoas, nem bichos, nem aparelhos eletroeletrônicos. É esse campo eletromagnético que protege o planeta contra as radiações solares e é por ele que uma bússola indica sempre a posição do "norte".

    Mas esse "norte" nem sempre esteve onde hoje está!

    E por que os governos estariam silenciosos? Essa é a pergunta dos que crêem piamente nessas transformações. Boatos existem, estão espalhados em milhares de sites na Internet, e fomenta os mais diversos sentimentos e conclusões. O fato é que estranhas anomalias vem acontecendo no planeta e prova disso são os distúrbios magnéticos cada vez mais presentes.

    Ainda não há explicações plausíveis sobre o que está acontecendo com as abelhas que desaparecem repentinamente. Como se sabe, insetos e animais são especialmente se utilizam do campo magnético da Terra, no entanto, "algo" vem alterando esse processo natural, fazendo com que baleias e pingüins percam-se em praias distantes de seus habitats.

    Pesquisadores da área geológica tem a convicção de que o centro da Terra seja um núcleo composto de ferro fundido. Dentro desse centro, correntes elétricas existentes em seu núcleo de ferro é que criam o campo magnético do planeta, uma espécie de "dínamo".



    A ciência anuncia
    O cenário apocalíptico está preparado com a inversão da polaridade no planeta, e confirmando-se essa alteração, cientistas descobriram que está ocorrendo o enfraquecimento do campo magnético terrestre. Isso é o aviso de que em breve, a Terra pode parar de girar e em seguida promover a inversão do sentido da rotação bem como a inversão dos pólos magnéticos. Com isso, o caos seria total.

    Explicando melhor esse processo: estudos científicos comprovam facilmente que, de tempos em tempos, ocorre a inversão de polaridade do planeta. Em consequência disso, a Terra "tomba" no espaço, isto é, realinha-se.
    Par alguns, o motivo seria um alinhamento galáctico, em que o nosso Sol passa por sua magnitude de intensidade no seu magnetismo. Para outros, as anomalias seriam causadas pela aproximação periódica de um enorme corpo celeste que tem uma órbita errante. Seu retorno causaria alterações em todo o Sistema Solar.

    O fato é que o campo magnetizado do planeta é criado devido à presença de partículas de ferro no magma de Terra, formando um tipo de geodínamo que gira e leva junto a camada superficial mais fina do planeta, ou seja, a sua crosta que tem pouca espessura em relação ao seu núcleo.

    Embora o planeta tenha solidez em sua crosta, essa camada é fina e praticamente bóia sobre a movimentação líquida de seu interior. Há períodos, porém, em que esse núcleo planetário passa a girar no sentido contrário, o que já poderia estar acontecendo.
    Em determinado momento, a Terra então pára de girar durante um período, e retorna o seu movimento em sentido contrário, alterando tudo o que está em sua superfície.
    Após isso, o Sol reaparece, nascendo no poente.

    Em matéria publicada pelo jornal "Sunday Times" de Londres, o cientista Nils Olsen e sua equipe do Centro de Ciência Planetária da Dinamarca anunciaram que o mundo está em vias de passar por dramáticas mudanças, pois que seria iminente a inversão dos pólos magnéticos da Terra. O anúncio está fundamentado na descoberta de grandes buracos no campo magnético do planeta, no Ártico e no sul do Atlântico



    Ciência e religião concordam?
    "E logo depois da tribulação daqueles dias, escurecer-se-á o sol, e a lua não dará a sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potestades do céu serão abaladas. E então aparecerá o sinal do Filho do Homem no céu, como o relâmpago que sai do oriente e se mostra até o ocidente".
    (Mateus, cap.24,v.27:)

    Os egípcios acreditavam na vida cíclica da Terra e uma periódica renovação. No Tibete, 2012 seria o ano em que reaparecerá a cidade fantástica de Shamballla, que para eles, fica entre o plano físico e espiritual e é a morada dos grandes mestres, heróis e avatares.

    Estudiosos, religiosos, místicos e não-místicos afirmam ver registros dessa hecatombe em códigos da Bíblia através de frases como "cometa", "Dia do Senhor", Três dias de trevas", "atribulações", "Terra aniquilada", e "2012".

    Segundo vários videntes da igreja católica, atribui-se a "Maria, Mãe de Jesus", a vinda em 2012 de um cometa que se chocará ou passará perto, e que novas terras surgirão do fundo do mar. Será um período de trevas, onde as pessoas devem ir se preparando com reservas de alimentos e água. As profecias católicas dizem que serão três dias e três noites em que o Sol não nascerá e ninguém deve sair de casa. Após esse período, o Sol nascerá no oeste e não no leste como agora.

    No Espiritismo, espera-se um momento onde haverá desencarne em grande número, o que é chamado por eles de "Resgate Coletivo". O médium Chico Xavier alertava que essas coisas ocorreriam quando se aproximasse do Sistema Solar um astro (Planeta Chupão ou Astro Higienizador) que causaria a extinção de quase toda a população do nosso mundo devido à seu forte magnetismo.

    O profeta Michel de Nostradamus também fez várias previsões sobre a chegada de um corpo celeste que alteraria o magnetismo dos planetas do Sistema Solar, causando cataclismos.

    "Aparecerá no céu, no norte, um grande cometa".
    (Nostradamus, Cent.,II,43)

    "A Lua, devido ao novo corpo celeste, aproximar-se-á da Terra e seu disco aparecerá 11 vezes maior que o Sol, o que provocará maiores marés e inundações".
    (Nostradamus, cent.IV, q.30 )


    Fonte:
    http://www.agoravale.com.br/agoravale/noticias.asp?id=8866&cod=1

    quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

    PLANETA ATLANTICA ! HORARIO!

    (Arte)

    Bolo-musse de chocolate

    Bolo-musse de chocolate
    ingredientes

    . 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
    . 1 xícara (chá) de chocolate em pó
    . 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
    . 1 colher (chá) de sal
    . 1 colher (chá) de açúcar
    . 1 xícara (chá) de manteiga gelada
    . 3/4 de xícara (chá) de água
    . 350 g de chocolate meio amargo picado
    . 5 gemas batidas
    . 7 claras em neve
    . Morangos frescos

    Modo de preparo

    1. Misture a farinha de trigo, o chocolate, o bicarbonato, o sal e o açúcar. Ponha a manteiga e mexa bem.

    2. Junte 1/2 xícara (chá) de água e misture até formar uma massa lisa.

    3. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.

    4. Abra com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma forma de aro removível. Asse por 15 minutos e reserve.

    5. Prepare a musse: derreta o chocolate em banho-maria e junte o restante da água. Deixe esfriar e ponha as gemas, sem parar de bater.

    6. Junte as claras e mexa. Despeje sobre o bolo e leve à geladeira até firmar. Decore com os morangos e sirva.
    fonte mdemulher

    Óleo de coco aumenta queima de calorias

     coco

    Cápsulas de óleo de coco tem o poder de fazer você secar até 3 kg por mês; o melhor: não possui efeitos colaterais!

    O que é


    Desenvolvido a partir da gordura da fruta, é excelente fonte de triglicerídeos.


    Por que emagrece?


    As cápsulas chegam ao fígado e se transformam em energia. O processo desenvolve ação termogênica no corpo, gerando calor e, consequentemente, aumentando a queima de calorias.


    Como ingerir


    Tome uma cápsula antes de cada uma das principais refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar). Não se esqueça: a ingestão deve ser feita com 300 ml de água.



    Foto: Divulgação

    Contraindicação


    Não tem.


    Efeito colateral


    Não tem.

    FONTE 

    ;Conteúdo do site VIVA!MAIS


    SANTA CATARINA EM 1939 (5) Praias de Camboriu e Cabeçudas

    segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

    Há uma enxurrada de cápsulas termogênicas no mercado prometendo mundos e fundos. Mas elas aceleram o metabolismo? Como funcionam? Quem pode tomar? Há contraindicações?

    cápsulas
    O que são

    "Essas pílulas são classificadas como termogênicas por conterem ativos (nutrientes) com ação estimulante, que podem contribuir para o aumento da temperatura corporal, durante um exercício, ocasionando uma maior queima de calorias e reduzindo o apetite", explica a nutricionista Elaine de Pádua, diretora da Clínica DNA Nutri, em São Paulo.

    Estamos falando de substâncias ou nutrientes que ajudam a metabolizar gorduras, convertendo-as em energia para o corpo. Se você tiver que interromper o consumo, seu organismo simplesmente volta ao ritmo anterior, sem fazer você engordar. "Até porque as cápsulas só fazem você gastar uma média de 5 a 10% a mais do que gastaria sem elas", diz Elaine.

    Diferentes tipos

    Geralmente, as cápsulas termogênicas são compostas de ingredientes naturais, como chá verde, guaraná ou cafeína. "Algumas opções cuja formulação química foi proibida (é o caso da efedrina) causavam efeitos colaterais fortes como dores de cabeça, perda de apetite, taquicardia e dependência", alerta a nutricionista Beatriz Botéquio, da Equilibrium Consultoria, em São Paulo. "Elas ajudam a melhorar o gasto energético porque ativam o metabolismo", afirma Elaine. Milagre? Nada disso. "Mudanças no estilo de vida, uma dieta equilibrada e atividade física são essenciais para perda e manutenção de peso a médio e longo prazo." Ou seja, são apenas aliadas nos tratamentos de emagrecimento e redução de gordura localizada.

    Como tomar

    A regra é clara: não devem ser tomadas sem indicação de um profissional (nutricionista, clínico- geral, endocrinologista, homeopata ou nutrólogo), principalmente se você for hipertensa ou sensível à cafeína. Passe longe de fórmulas vendidas sem fiscalização. "As substâncias termogênicas são encontradas em farmácias de manipulação e até mesmo em lojas de produtos prontos, mas é preciso verificar sua procedência", avisa Elaine. "Apenas as farmácias de manipulação autorizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) podem preparar as pílulas na concentração recomendada por um profissional habilitado", completa Beatriz.


    Alimentos termogênicos


    Substâncias presentes em certos alimentos também têm efeito termogênico. Ainda não há consenso entre os especialistas sobre a quantidade exata para obter o benefício. Um estudo realizado em 2006 e publicado na revista científica "Physiology & Behavior" concluiu que esses alimentos têm a capacidade de produzir efeitos significativos em relação a saciedade, termogênese e oxidação de gordura nas condições ideais do laboratório.

    Na vida real, seguir esse mesmo padrão é complicado. Mas os autores da pesquisa afirmam que usar alimentos como pimenta, chá verde e gengibre diariamente pode, sim, ajudar a manter um nível de energia. "Com apenas um alimento o efeito é pequeno, o que vale é o conjunto da alimentação", afirma Elaine. Consuma pimenta e café duas vezes ao dia, chá verde três vezes ao dia e açafrão-da-terra três vezes por semana. Moral da história: coma, mas não espere milagres
    fonte Reportagem: Julia Moióli - Edição: MdeMulher

    Detox pós-festa: elimine toxinas e combata o inchaço com chás e muita água

    Você exagerou nas festas de final de ano? Quem resiste às delícias típicas da mesa do Natal e do Réveillon? O consumo de gordura, açúcar e álcool em excesso deixa o corpo mais pesado. A sensação de peso extra no estômago e o sintoma de inchaço são inevitáveis. Mas calma, nem tudo está perdido! A melhor solução é compensar os excessos no dia seguinte. Comer menos e beber água em dobro são recomendações básicas. E os chás também são bem-vindos.

    Prepare-se para beber água o dia todo, no mínimo dois litros. É uma medida importante especialmente para quem abusou do álcool, que deixa as células desidratadas e a péssima sensação de ressaca. Traduzindo: boca seca, enjoo e dor de cabeça. Portanto: hidrate-se!

    Uma boa receita detox é tomar, anda em jejum, um copo d´água morna com o suco de um limão e raspas de gengibre. “São ingredientes capazes de aumentar a produção de enzimas que facilitam o trabalho do fígado no processo de eliminação das toxinas”, explica Patrícia Haiat, nutricionista do Rio de Janeiro, em entrevista à  BOA FORMA.

    Os chás são ótimos para aliviar a retenção de líquido e, consequentemente, o inchaço que deixa até as mulheres magras com a  barriguinha saliente. Aposte nos que têm efeito diurético. Bons exemplos são os chás verde, de cidreira, erva-doce, capim-limão, maçã com canela, camomila, hibisco, cavalinha, dente-de-leão e cabelo de milho. Quer uma sugestão? Prepare uma boa quantidade da bebida e deixe na geladeira. Assim, você toma o chá geladinho, como se fosse refresco. É uma delícia para o verão!
    fonte  boa forma