Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


segunda-feira, 17 de agosto de 2015

NHOQUE DE BATATA, MOLHO DE BETERRABA ORGÂNICA, LIMÃO-SICILIANO E LASCAS DE PARMESÃO


Inoque de batata com molho de beterraba _ Chef Vivi

Ingredientes
6 porções
Nhoque
600 g de batata asterix cozida;
100 g de farinha de trigo peneirada;
3 gemas;
sal a gosto
Molho de beterraba
1 kg de beterraba orgânica;
2 colheres (sopa) de manteiga;
flor de sal a gosto
Montagem
Flor de sal, lascas de queijo grana padano, raspas de limão-siciliano e salsinha picada a gosto
Nhoque
1 Cozinhe a batata, amasse-a e passe por uma peneira fina, deixando o purê homogêneo, sem nenhum grumo. 2 Deixe esfriar – o segredo de um bom nhoque é fazê-lo com o purê frio, assim não é necessário utilizar muita farinha; o nhoque ficará ainda melhor, se o purê for preparado e refrigerado com um dia de antecedência. 3 Misture o purê de batata com as gemas e uma pitada de sal. 4 Adicione a farinha aos poucos e separe a massa em pequenas bolinhas, de tamanho regular. 5 Amasse cada bolinha até formar uma corda grossa. 6 Corte a corda em pequenos pedaços, com cerca de 2 cm cada um; se necessário, polvilhe com farinha para o nhoque não grudar. Não deixe a massa parada, para evitar que amoleça, faça o nhoque e cozinhe-o logo em seguida. 7 Ferva água com uma pitada de sal em uma panela grande. 8 Cozinhe o nhoque aos poucos até subirem à superfície. 9 Retire-os da água e coloque-os em um bowl com água e gelo, para interromper a cocção. 10 Escorra novamente e reserve na geladeira até a hora de servir; se preferir, prepare o nhoque de véspera.
Molho de beterraba
1 Lave as beterrabas e corte-as em pedaços, mantendo as cascas, principalmente se forem orgânicas. 2 Passe-as na centrífuga, coloque o suco em uma frigideira e reduza a 1/3 do volume. 3 Adicione a manteiga, deixe encorpar, tempere com flor de sal e reserve.
Montagem
1 Para servir, aqueça o nhoque rapidamente em água fervente, escorra e coloque-o na frigideira com o molho de beterraba. 2 Envolva o nhoque delicadamente com o molho, ajuste o sal e junte as raspas de limão-siciliano. 3 Finalize com salsinha finamente picada e lascas de grana padano.
Receita de Viviane Gonçalves
prazeres da mesa

0 comentários:

Postar um comentário