Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 11 de junho de 2015

POLENTA MOLE COM RAGÙ DE FILÉ-MIGNON E SHIITAKE


polenta mole com ragu de file mignon e shitake

Ingredientes
2 porções
150 g de filé-mignon em cubos
100 g de shiitake;
50 ml de vinho branco ou tinto;
3 xícaras (chá) de água
1 xícara (chá) de farinha de milho ou fubá
2 colheres (sopa) de óleo de coco
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (café) de cacau em pó
6 dentes de alho
1 folha de louro seca
Pimenta-branca moída na hora, alecrim e sal a gosto
1 Leve ao fogo uma panela com água e sal, 2 dentes de alho e a folha de louro; espere ferver. 2 Coloque o fubá em forma de “chuva”, um pouco por vez, e mexa vigorosamente, sem parar, por 45 minutos ou até que se desprenda da panela. 3 Adicione o óleo de coco e mexa novamente; reserve. 4 Refogue o shiitake com 2 dentes de alho, azeite, o alho e o sal; reserve. 5 Misture o vinho branco com o cacau e uma pitada de sal, leve ao fogo e deixe reduzir. 6 Incorpore ao shiitake; reserve. 7 Em uma frigideira quente, adicione os cubos de filé, e não mexa; depois de alguns instantes, vire-os de lado ou balance a frigideira. 8 Adicione uma pitada de sal e pimenta. 9 Acrescente o shiitake com a redução do vinho branco com cacau.

MONTAGEM
1 Disponha a polenta no centro do prato. 2 Coloque a carne com o shiitake e decore com alecrim. Dica de chef: as quantidades de farinha e água não são rigorosamente exatas. Tudo depende da consistência desejada. Para uma polenta menos consistente, use 1 + 3/4 de xícara (chá) de fubá. Deve-se observar também que uma farinha mais nova requer menos água do que uma mais velha.
Receita do chef Renato Caleffi

0 comentários:

Postar um comentário