Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 7 de maio de 2015

NHOQUE AO CREME E RAGU COM PINHÃO


Nhoque ao creme e ragu de pinhão

Ingredientes
12 porções
Nhoque
1 kg de batata cozida com casca;
200 g a 250 g de farinha de trigo;
200 g de batata-doce cozida com casca
2 colheres (sopa) de manteiga;
2 gemas;
sal a gosto
Creme
500 g de creme de leite fresco;
500 ml de leite
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
Noz-moscada ralada,
queijo parmesão ralado e sal a gosto
Ragu
500 g de carne de boi (fraldinha, paleta, acém etc.) picada na ponta da faca
400 g de lombo magro, picado na ponta da faca
400 g de pinhão cozido e cortado em juliana
150 g de bacon picado;
100 g de pinhão cru moído
500 ml de molho de tomate; 100 ml de azeite
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 talo de salsão picado;
1 cebola média picada
1 cenoura picada;
manjericão,
salsinha,
sálvia,
sal
pimenta a gosto,
odo de preparo
Nhoque
1 Cozinhe a batata com a casca, descasque-a e amasse no espremedor. 2 Misture a batata com as gemas, a manteiga e o sal. 3 Coloque a massa em uma bancada enfarinhada aos poucos e adicione o trigo até a massa parar de grudar nas mãos (ponto de nhoque). 4 Faça rolinhos com a massa e corte para formar os nhoques. 5 Cozinhe em água fervente até subirem à superfície; se o nhoque começar a desmanchar durante a cocção, corrija a textura da massa, acrescentando mais farinha.
Creme
1 Faça um roux: derreta a manteiga, adicione o trigo e mexa bem. 2 Acrescente o leite, o creme de leite e a noz-moscada, mexendo até obter um molho cremoso. 3 Finalize com o queijo e verifique o sal.
Ragu
1 Cozinhe o pinhão, descasque-o, corte-o em juliana e reserve. 2 Em uma panela, aqueça a metade do azeite e coloque a cebola, o salsão e a cenoura. 3 Refogue até dourar, salgue e reserve. 4 Em outra panela, aqueça o restante do azeite e refogue as carnes, sem colocar sal, começando pelo bacon, depois o lombo e, só quando o lombo estiver dourado, junte a carne de boi – refogue as carnes aos poucos, esfarelando-as para que não se formem grumos. 5 Junte o vinho, deixe evaporar e, quando as carnes estiverem com uma tonalidade marrom-escura, transfira-as para a panela em que os legumes foram refogados. 6 Acrescente o pinhão, a folha de louro, a massa de tomate e a água. 7 Misture bem e ajuste o sal, se for preciso. 8 Abaixe o fogo e deixe o ragu cozinhar por pelo menos 2 horas. 9 Adicione aos poucos o pinhão cru moído, mexendo para encorpar ligeiramente. 10 Finalize com manjericão picado e leve à geladeira até a gordura subir. 11 Antes de servir, retire a gordura da superfície.
Montagem
1 Salteie as folhas de sálvia no azeite até ficarem crocantes. 2 Coloque o nhoque e o creme em um prato e sirva com o ragu por cima ou em uma cumbuca à parte. 3 Decore com a sálvia crocante e sirva em seguida.
Receita de Ana Cristina Rodrigue

0 comentários:

Postar um comentário