Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


domingo, 26 de abril de 2015

Bolo de chocolate cremoso: receita da Rita Lobo



Tempo de preparo: 15 minutos + 20 minutos para assar + 1 hora na geladeira
Rendimento: 1 bolo

Ingredientes:
200g de chocolate amargo
200g de manteiga
1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
5 ovos
1/3 de xícara (chá) de amido de milho



Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira redonda de 24cm de diâmetro com fundo removível. Corte um quadrado de papel manteiga grande o suficiente para cobrir o fundo e sobrar. Feche o aro e dobre a sobra de papel para baixo – este método evita que massas líquidas escorram pelo encaixe. Corte também uma tira de 80cm x 12cm e forre a parede da forma. Espalhe uma camada fina de manteiga sobre o papel.

Numa tábua, pique o chocolate e corte a manteiga em cubos. Transfira para uma tigela refratária grande. Derreta a manteiga com o chocolate em banho-maria: leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo médio; quando ferver, desligue e encaixe a tigela com o chocolate e a manteiga (a água não deve encostar no fundo da tigela pois o vapor é suficiente para derreter os ingredientes).



Retire a tigela do banho-maria. Acrescente o açúcar e misture delicadamente com uma espátula. Quebre um ovo de cada vez numa tigelinha e transfira para outro recipiente – se um deles estiver estragado você não perde toda a receita. Com um garfo misture as gemas com as claras, sem bater.

Em seguida, junte os ovos à massa de chocolate. Misture delicadamente com a espátula, com cuidado para não formar bolhas – esse é o segredo para o bolo ficar denso e bem cremoso. Por último, peneire o amido sobre a massa e misture até ela ficar lisa.

Transfira para a forma preparada e leve ao forno preaquecido. Deixe assar por 20 minutos – o interior deve ficar úmido e sai do forno com cara de que ainda não está todo assado. Deixe esfriar por 20 minutos, cubra com filme e leve à geladeira por uma hora para firmar antes de servir.

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget