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segunda-feira, 13 de abril de 2015

A força da Semente – CHIA


As regras alimentares tradicionais chinesas seguem os mesmos princípios que norteiam a Acupuntura, a Fitoterapia e o Tai Chi; todas essas práticas seguem o Taoismo¹.
Ele preconiza que tudo o que se manifesta no mundo tem um pouco de energia yin e outro tanto de energia yang. As proporções destas duas energias primordiais indicariam se um evento, coisa ou alimento é de natureza yin ou yang.
Este tipo de discriminação é básica para a escolha de remédios, horário do dia para fazer determinadas atividades e também alimentos para serem consumidos em determinada fase do ano ou da vida.
No processo de envelhecimento necessitamos cada vez mais de alimentos que reponham o yang. Dentre esses vamos falar hoje sobre as sementes.
Para os ocidentais são alimentos ricos em proteína vegetal, óleos e fibras. Ex: gergelim, chia, mostarda, papoula, abóbora, girassol, linhaça, etc. Ou seja, alimentos calóricos e altamente nutritivos.
Na visão chinesa as sementes são alimentos que guardam uma grande carga de energia yang.
Yang é a energia do movimento; seu auge ocorre na juventude e no processo de envelhecimento devemos aprender a preservá-la para não apressar os sinais de declínio próprios da idade.
Portanto, no que diz respeito às suas propriedades nutricionais , ocidentais e orientais estão de acordo.
A eleita do dia é a CHIA.
Vamos ver o que ela nos reserva!
A Salvia Hispânica ou CHIA é uma planta originária da região andina do México e da Guatemala. Diz uma lenda que os guerreiros maias consumiam apenas um punhado de suas sementes e guerreavam por 2 dias – por essa razão o nome chia significa força. Eles valorizavam tanto essas sementes que a utilizavam também como moeda.
Fonte de ômega 3
Por conter ácido linolênico, antioxidantes, fibras e aminoácidos é indicada para pacientes portadores de alergias, dislipidemias, insuficiência coronariana, risco cardiovascular e diabetes tipo 2.
Fonte de Proteina
Isoleucina, Leucina, Valina, Lisina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, ideal para os vegetarianos ou para os que fazem musculação.
Ajuda a prevenir alguns tipos de câncerCom potencial antiinflamatório, pode ser utilizada em situações de inflamação crônica. Como nas doenças cardiovasculares, no câncer de pulmão e de estômago.
Vitaminas e Sais MineraisA chia possui boa concentração de minerais (potássio, cálcio, ferro, magnésio e fósforo), além de vitaminas (vitamina A, tiamina, riboflavina, niacina, cobalamina , ácido ascórbico e alfa-tocoferol).
Ela pode ser consumida pura com água ou em sucos, saladas, etc. Existem boas marcas no mercado que sugerem quantidade e forma de consumo.
Não é a toa que existe o ditado.
Toda árvore está contida dentro da pequena semente!
¹ doutrina filosófica chinesa que enfatiza a integração do ser humano à realidade cósmica primordial, por meio de uma existência natural, espontânea e serena.
http://www.senhorasesenhores.com/

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