Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sábado, 22 de novembro de 2014

7 alimentos que eliminam a fome sem engordar



Existem pessoas que sofrem porque sentem que necessitam saciar seu apetite continuamente ou que precisam comer uma grande quantidade de comida em cada refeição. Ainda que isso possa depender da idade, do metabolismo e do ritmo de vida de cada um, existem alguns alimentos que nos ajudam a sentir o estômago cheio e sem necessidade de consumir grandes quantidades de comida.

É importante destacar que uma alimentação equilibrada é, em geral, muito mais saciante que uma alimentação rica em gordura e açúcares. Além disso, destacamos os alimentos mais saciantes e alguns conselhos que nos ajudaram a evitar os ataques de fome.

As frutas e as verduras
As frutas e as verduras, especialmente cruas, nos ajudam a saciar a fome e a nutrir o nosso organismo de vitaminas e minerais, consumindo ao mesmo tempo poucas calorias. A combinação de fibra e água enche nosso estômago facilmente, ainda que se possa digerir rapidamente, nos ajudará a resolver esses momentos em que temos necessidade de beliscar alguma coisa.

Uma boa opção são as frutas batidas, nos quais podemos misturar algumas frutas e batê-las com água, e adoçar com um pouco de estévia se as frutas são pouco doces.

Outra opção muito saudável é o gaspacho, um batido de vegetais (tomate, pimentão, pepino etc.) que se pode comer sem coar, para que conserve a sua fibra natural.

hortalizas-Food-Thinkers

Alimentos integrais
A maioria das farinhas e cereais que consumimos hoje em dia são refinados, já que extraíram suas fibras. Se os consumirmos integrais serão muito mais saciantes e também mais benéficos para o nosso organismo. Podemos optar por alimentos integrais como o arroz, o pão, a farinha etc.

arroz-integral-sweetbeetandgreenbean

Ágar-ágar
O ágar-ágar é uma alga marinha que nos ajuda a solidificar os alimentos, já que funciona como uma gelatina. Esta alga é muito saciante já que sua função espessante também se dá no estômago. Quando chega ao estômago se mistura com os sucos gástricos, aumenta seu volume e produz a sensação de saciedade.

Também é muito depurativa, ajuda com que nos desfaçamos das toxinas e melhora a função intestinal, evitando a constipação.

Podemos usá-la para engrossar sopas e ensopados, e também para preparar sobremesas de gelatina com suco de frutas ou com bebidas vegetais.

agar-agar-hedonistin

Os legumes
Os legumes que antigamente se consumiam habitualmente, estão atualmente um pouco esquecidos, entretanto são excelentes alimentos. São ricos em proteínas, podendo ser tranquilamente o prato principal de uma refeição, acompanhados de um pouco de verdura e/ou cereal, e diferentemente da proteína animal, são ricos em fibras. De fato, ao comê-los, normalmente já notamos que nos satisfazemos com facilidade.

Se temos a tendência de má digestão podemos cozinhar os legumes com um pouco de cominho, curry ou erva-doce, e não misturar com muitos alimentos ou triturar e comer como purê.

Um remédio antigo
Podemos fazer um preparado altamente saciante moendo e misturando partes iguais de sementes de linhaça, farelo de trigo e psyllium (uma planta medicinal que se usa como laxante natural). Tomaremos uma ou duas colheres de sopa deste preparado misturadas com um copo de água, uns 10 ou 15 minutos antes de cada refeição. Notaremos rapidamente como não teremos a necessidade de ingerir grande quantidade de comida.

A água
Muitas vezes confundimos a fome com a sede, e outras vezes é simplesmente “fome emocional” ou a necessidade de levar algo a boca. Para estes momentos não existe nada melhor que beber dois copos de água. De fato, cada vez que temos fome podemos beber água. Se a fome continua cinco minutos depois, então podemos comer alguma coisa.

É importante que a temperatura d´água seja ambiente e que evitemos tomar a água muito gelada, que pode esfriar o sistema digestivo, além de dificultar a digestão dos alimentos.

Mastigar bem os alimentos
Não podemos deixar de comentar a importância de mastigar bem os alimentos para ajudar a saciar a apetite. A fome dura uns 20 minutos após começarmos a comer. Se mastigamos bem não necessitaremos uma quantidade grande de comida e, além disso, faremos uma melhor digestão do que comermos.

Imagem por cortesia de Food Thinkers, hedonistin e sweetbeetandgreenbean
http://melhorcomsaude.com/

0 comentários:

Postar um comentário