Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, açafrão tem utilidades que vão muito além do paladar



Estudos apontam para muitos benefícios da curcumina, composto encontrado no alimento responsável por combater alguns tipos de câncer



O açafrão, também conhecido como açafrão-da-terra, cúrcuma e gengibre amarelo, é uma planta originária da Ásia, pertencente à família do gengibre, cuja raiz dá origem à especiaria de cor amarela intensa. A especiaria é amplamente utilizada como condimento na culinária - principalmente na indiana - e também para dar cor aos alimentos.  Entretanto, nem somente de culinária vive o açafrão.  Ele é conhecido pelas suas propriedades medicinais, graças à curcumina, nome do pigmento presente nele e que tem ações antioxidante e anti-inflamatória.

Somos frequentemente lembrados por nutricionistas e médicos a ingerir alimentos que têm cores vibrantes, pois as cores estão associadas aos antioxidantes. A cor intensa do açafrão parece, então, valer ouro: estudos evidenciaram a eficácia da curcumina no combate ao câncer e outras doenças. “A cúrcuma tem sido muito estudada, pois os povos que a utilizam não têm prevalência de várias doenças, inclusive vários tipos de câncer e problemas cardíacos” , diz a nutricionista Jacqueline de Oliveira.

A medicina chinesa já utiliza o açafrão para remover inflamações nas partes interna e externa do corpo, mas a medicina ocidental também já reconheceu os benefícios desse produto. Doutores da Universidade da Califórnia descobriram que o pigmento bloqueou uma enzima que promove o crescimento de câncer na cabeça e no pescoço. No estudo, 21 sujeitos com câncer na cabeça e no pescoço mastigaram dois tabletes contendo 1.000 miligramas de curcumina. O resultado encontrado foi que o as enzimas que promoviam o câncer foram inibidas pelo composto, impedindo o avanço das células malignas.

O açafrão também é antioxidante. O Centro Médico da Universidade de Maryland destacou que os antioxidantes  presentes na curcumina combatem radicais livres causadores de câncer, reduzindo ou prevenindo os danos que eles podem causar no nosso organismo. Além das propriedades anticancerígenas, o composto também é um poderoso anti-inflamatório. A Universidade do Arizona examinou os efeitos do açafrão em ratoscom artrite reumatóide.  Resultado: a curcumina inibiu a inflamação das articulações.

“Dentre as propriedades da curcumina que estão sendo estudadas estão a redução dos níveis de colesterol, atuação contra o câncer retardando metástases, tratamento de artrite por ter propriedades anti-inflamatórias, auxílio na digestão das proteínas, facilitador na absorção de nutrientes e regulador do metabolismo. É bactericida, antioxidante, depurativo do sangue, desintoxicante, calmante e protege do sistema cardiovascular”, resumiu os benefícios do composto  a nutricionista Jacqueline de Oliveira. Com tantos benefícios para a saúde, a nutricionista dá dicas de como incorporar o açafrão a sua dieta: “Pode-se consumir o açafrão salpicando uma colher de chá em saladas, sopas, no arroz, em carnes e legumes.  Existe também a opção em cápsulas de 500mg” (antes de consumir o açafrão como medicamento, consulte o seu médico).

Listamos mais alguns usos dessa especiaria para você:

Chá da Longevidade

Os habitantes da pequena ilha do Japão, Okinawa, que apresenta uma das maiores expectativas de vida do mundo, bebem o chá de açafrão diariamente. Para fazer o seu, ferva quatro copos de água, adicione uma colher de chá de açafrão moído, e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos. Coe e acrescente gengibre e/ou mel para adicionar sabor.

Livre-se da caspa

Muitos afirmam que a combinação de açafrão e óleo de oliva pode ajudar a combater a caspa. Faça uma mistura do condimento e um óleo de sua escolha - pode ser oléo de jojoba, de coco, de oliva -  massageie o couro cabeludo e deixe a mistura agir por 15 minutos. Enxágue e lave o cabelo normalmente.

Carne mais segura

Pesquisadores da Universidade do Kansas descobriram que, ao adicionar o condimento à carne, pode-se reduzir os níveis de aminas heterocíclicas em até 40%. Aminas heterocíclicas se formam em carne de frango e vermelha quando cozinhadas a altas temperaturas, como quando se faz grelhados. O consumo de tais substâncias está associado ao aumento de risco de desenvolvimento de câncer.

Alivia torções

Um tradicional tratamento homeopático quando se tem uma torção é fazer uma pasta usando uma parte de sal para duas de açafrão e um pouco de água para dar a consistência necessária. Aplique a pasta  na junta afetada e a envolva com um pedaço de pano que possa ser manchado.  Deixe agir de 20 minutos a uma hora. Aplique uma vez ao dia (sua pele vai ficar um pouco manchada - não aplique em lugares que não queira a tonalidade amarela sobre a pele).

Acalma estômago

O açafrão, há muito tempo, tem sido usado para aliviar estômago irritado. O National Institutes of Health (NIH) dos EUA recomenda 500 mg de açafrão, 4 vezes ao dia para acalmar o estômago.
fonte http://www.ecycle.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário