Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sábado, 2 de agosto de 2014

Culinária indiana – descubra seus encantos e delícias !


culinaria-indiana

Colorido, picante e exótico! Experimentar a culinária indiana é definitivamente uma viagem por um mundo de sabores inesquecíveis. A cozinha indiana reúne mais de 20 tipos de especiarias diferentes, as quais misturadas formam temperos de sabores surpreendentes, como o curry. Na verdade não existe uma cozinha indiana única, existem várias cozinhas diferentes que juntas formam esse leque de temperos, aromas e cores. O Lar Natural o convida a conhecer um mundo cheio de sabores inconfundíveis.


Faz bem para a saúde

Os pratos típicos da tradição indiana são baseados em princípios dietéticos escritos em textos sagrados que afirmam que uma dieta rica em especiarias é sinônimo de uma boa saúde. Além disso, a culinária indiana possui propriedades terapêuticas que proporcionam uma fácil digestão. Mais cuidado, evite exageros, alguns pratos podem ser bastante picantes e se você sofre, por exemplo, de algum problema no fígado ou ter crises de enxaqueca, essas deliciosas especiarias podem prejudicar e causar um grande mal estar.

As especiarias

Repleto de temperos, cores e aromas, os pratos da culinária indiana são conhecidos por serem sempre picantes. Na Índia os temperos são usados em abundância nos alimentos, não apenas para dar sabor e aroma. Para os chefs cada tempero tem propriedades nutricionais muito importantes. Por isso, o sabor das especiarias é sempre muito marcante em seus pratos. Os temperos mais usados nessa culinária são: alho, pimentas, açafrão, coentro, cominho, gengibre, cúrcuma, semente de mostarda, cebola, noz-moscada, cravo e canela. A mistura de várias especiarias chama-se masala e, geralmente, é o segredo de cada chef.

Os vegetarianos

Na Índia a religião anda lado a lado com a culinária, por ser considerado um animal sagrado, a vaca e um alimento totalmente proibido para os hindus, os budistas são completamente vegetarianos e para os muçulmanos não comem porco. Com base nisso o consumo de legumes e verduras é muito alto, tornando grande parte da população e dos pratos típicos, vegetarianos.

Mais para aqueles que não dispensam uma carne em seu prato, o frango e o peixe também estão muito presentes na culinária indiana. Combinados com curry e outras especiarias, formam pratos deliciosos.

Chai! Chai! Chai!

Entre as bebidas mais populares da Índia está o chá ou como é chamado: Chai. O famoso chá indiano é preparado com uma mistura de especiarias que são fervidas no leite, o chai é a bebida mais pedida em toda a Índia e é uma delícia.

Outro bastante conhecido, até mesmo por nós ocidentais, é o lassi, uma mistura de iogurte com água, especiarias e sal. O consumo de bebidas alcoólicas não é muito comum na Índia, mas existem vinhos e cervejas tipicamente indianos.

Os doces indianos

Na culinária indiana até mesmo os doces podem surpreender o nosso paladar. O uso de especiarias também se aplica aos doces típicos da Índia, como por exemplo, o Kaju burfi, um doce de frutas secas e pistache, logo na primeira mordida é possível sentir o sabor inconfundível do cardamomo, além da tradicional ardência da pimenta. Outro muito famoso é o Suji Halwa, um doce feito de farinha de semolina e leite de coco. Esse é um pouco mais tradicional para o nosso paladar ocidental.

Arroz indiano com leite de coco e castanha
Cerca de 280 g de arroz bastami (pode ser o agulhinha)
400 ml de leite de coco
100 g de castanha de caju
¼ de cúrcuma em pó
½ colher de chá de cominho em pó
½ colher de coentro em pó
1 colher de sopa de óleo de girassol
sal a gosto
500 ml de caldo vegetal
coentro picado
pimenta dedo de moça para decorar
Dê uma incrementada no seu menu e mude um pouquinho o seu arroz de todo dia: aprenda uma receita indiana supersimples e deliciosa: arroz com leite de coco! O arroz é o bastami, mas pode ser substituído pelo agulhinha. Então, se bobear, dá tempo de embarcar nessa nossa viagem rumo à Índia e deliciar-se ainda hoje saboreando esse arroz com leite de coco!


Modo de preparo

Esquente o óleo e dê uma douradinha no arroz, adicione o leite de coco, o caldo e todos os outros ingredientes, incluindo a castanha toda picadinha. Misture bem, espere ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhando durante 20 minutinhos. Antes de terminar veja se o sal está bom (fica meio agridoce por causa do leite de coco) e decore com o coentro e a pimenta.
fonte http://lar-natural.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário