Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 8 de maio de 2014

Especiaria: Manjericão !



Manjericão
Também é conhecido como basílico, palavra derivada do grego basilikos, que significa “erva digna de reis”. O manjericão é provavelmente nativo do Iran ou da Índia e chegou na Itália através do Oriente Médio. No século XV e XII foi introduzido na França e Inglaterra, respectivamente. Chegou à América com os primeiros imigrantes. No ocidente é símbolo de fertilidade. O escritor italiano Giovanni Bocaccio, autor de um número notável de obras, incluindo Decamerão, conta em um de seus livros a história romântica de Lisabetta “cujas lágrimas regavam o vaso de manjericão no qual havia enterrado a cabeça de seu amante”.
As folhas mais aromáticas do manjericão são as colhidas logo antes da florada. Elas preservam uma maior quantidade de óleos vegetais, o que determina o aroma. A planta age principalmente nos sistemas digestivo e nervoso. Alivia a flatulência, cólicas estomacais e indigestão. Também pode ser utilizado para prevenir ou aliviar a náusea e o vômito. Na culinária, pode ser usado fresco, congelado ou seco em sopas, peixes, omeletes, molhos, massas, pizzas e com vegetais como a alcachofra, brócolis, cenouras, berinjela e abobrinha. Talvez seja o melhor acompanhamento para tomates, sendo essencial em molhos e no pesto. No caso dos molhos, melhor utilizá-lo somente no final do cozimento para manter o sabor e o aroma.
fonte http://armazemdasespeciarias.com.br/

0 comentários:

Postar um comentário