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sábado, 22 de março de 2014

Retenção de Líquidos - alimentos que ajudam a combater


alimentos que ajudam a combater a retenção de líquidos

Há dias em que a calça já não aperta, a barriga fica saliente e as pernas e os pés estão inchados. Nesses dias não entre em pânico. Não engordou de um dia para o outro. Na verdade o seu corpo está a fazer retenção de líquidos.
A retenção de líquidos é um inchaço causado pela acumulação de água no organismo. Tal provoca a sensação de desconforto no corpo parecendo-lhe ter engordado alguns quilos.
A retenção de líquidos poderá dar-se pelo stress, menstruação, gravidez ou até mesmo pela má alimentação.
No entanto, existem alguns alimentos que a ajudam a combater este mal-estar e sensação de inchaço.
- Cereais
A aveiaé um cereal rico em proteínas e minerais que além de fortalecer os dentes, ossos e o tecido conjuntivo, é muito eficaz no fornecimento de energia e estabilização dos níveis de estrogénio, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo.
A granolatambém é um tipo de cereal que ajuda no combate da retenção de líquido, pois é um alimento composto por selênio e zinco, minerais que agem como antioxidantes no organismo. Além disso, regulam o intestino, garantem uma pele mais bonita e combatem a sensação de inchaço e mal-estar da retenção de líquido.
Estes alimentos são digestivos e contribuem para o bom funcionamento do organismo evitando a prisão de ventre. Pode consumi-los combinados com iogurte e fruta. Ainda existem outros cereais integrais que tem o mesmo efeito de combate à retenção, como é o caso do arroz e linhaça.
- Chás
Para combater a sensação de inchaço e mal-estar do corpo, é necessário consumir bastante líquido. Os chás diuréticos, como chá branco, verde, carqueja e cavalinha, são óptimas opções para ajudar na diminuição da retenção de líquido porque possuem propriedades que ajudam acelerar o metabolismo e ainda queimam algumas calorias.
- Água
A água é a principal aliada para combater a retenção de líquido. Consumir até 2 litros de água por dia é essencial não só para a hidratação do corpo como também para estimular o funcionamento dos rins, que são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo, o que ajuda a aliviar o inchaço do corpo.
- Frutas
Algumas frutas combatem o inchaço, como por exemplo a melancia, o abacaxi e a pêra, que possuem uma grande quantidade de água.
O melão, que é diurético, a uva e ameixa, também auxiliam na limpeza do organismo porque evitam a prisão de ventre. Já a manga, a banana e a laranja fazem o corpo desinchar.
- Legumes
Os legumes possuem um efeito diurético, contêm uma boa quantidade de água e ajudam a ativar a circulação. A rúcula e agrião são verduras diuréticas. Já opepino, alface e abóbora possuem bastante água na composição e verduras com folhas escuras activam a circulação.
E quais os alimentos que deve evitar?
Da mesma maneira que existem alimentos que ajudam a combater a retenção de líquido, existem outros que contribuem para um aumento do desconforto. Se estiver com a sensação de inchaço e mal estar então evite consumir alimentos como:
- leite
- condimentos (mostarda e ketchup)
- doces com bastante açúcar
- alimentos enlatados
- cafeína
- refrigerantes
- sal
Agora, só tem que fazer uma alimentação equilibrada para evitar o desconforto da retenção de líquidos.
mulherportuguesa

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