Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Baklava: como fazer o clássico doce grego !



Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de cozimento: 70 minutos
Rendimento: 8

Ingredientes:

6 xícaras de nozes picadas
1 colher de chá de canela em pó (5 ml)
2 ¼ xícaras de açúcar (560 ml)
1 xícara de manteiga derretida (250 ml)
1 pacote de 450 g de massa folhada
2 xícaras de água (500 ml)
1 xícara de mel (250 ml)
1 colher de chá de extrato de baunilha (5 ml)
4 xícaras de uvas corinto
3 colheres de sopa de azeite extravirgem (45 ml)
1 xícara de iogurte grego (250 ml)



Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180°C. Unte com manteiga o fundo e as laterais de uma assadeira de 22 x 33 cm. Misture as nozes com a canela, ¼ da xícara de açúcar (60 ml) e ¼ da xícara de manteiga derretida (60 ml). Reserve.

Desenrole a massa folhada. Corte toda a pilha pela metade para caber na assadeira. Cubra a massa folhada com um pano úmido para evitar o ressecamento enquanto você trabalha. Disponha duas folhas da massa na assadeira e unte cuidadosamente com manteiga usando um pincel. Repita a operação até que você tenha 6 folhas em camadas. Espalhe 1 ½ xícara de nozes por cima. Aplique duas folhas de massa, manteiga e adicione nozes para terminar com 4 camadas de nozes e massa. A última camada deve ter cerca de 6-8 folhas de profundidade.

Com uma faca afiada, corte em losangos ou quadrados até o fundo da assadeira. Você pode cortar 4 fileiras longitudinais e depois fazer cortes diagonais. Asse por 50 minutos até que o baklava esteja dourado e crocante.

Faça a calda enquanto o baklava estiver assando. Ferva a água com o restante do açúcar até dissolvê-lo. Acrescente mel e baunilha. Deixe ferver por cerca de 10 minutos. Retire o baklava do forno e espalhe imediatamente a calda com uma colher sobre ele. Deixe esfriar.

Enquanto isso, coloque as uvas corinto em uma bandeja, regue com azeite e polvilhe 2 colheres de sopa (30 ml) do açúcar restante. Asse no forno por 10 minutos aproximadamente até que as uvas corinto comecem a abrir. Sirva o baklava com iogurte grego, as uvas corinto e uma pitada de mel e nozes picadas. As nozes podem ser substituídas por qualquer tipo de semente (ou combinação de sementes).
gnt  Receitas de Chuck

0 comentários:

Postar um comentário