Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Torta de banana com sorvete e calda quente receita a chef Eliane Carvalho



Rendimento: 6 unidades

Ingredientes:
Para a massa:
200g de farinha de trigo peneirada
100g de manteiga gelada cortada em cubinhos
20g de açúcar
1 colher de chá de água
1 ovo
Uma pitada de sal

Para as bananas:
4 bananas nanicas bem maduras
4 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de chá de manteiga
Canela em pó

Para a calda quente:
150g de chocolate meio amargo picado
40g de gordura de coco

Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a farinha de trigo e a manteiga. Misture com as pontas dos dedos, até ficar com o aspecto de uma farofa. Junte o ovo, a água, o sal, o açúcar e a baunilha, e misture delicadamente, incorporando a farofa aos poucos, sem remexer demais a massa para não criar bolhas de ar.

Deixe a massa descansar por alguns minutos e abra com o rolo, sem deixar muito fina. Com um cortador, faça seis discos, e disponha-os em uma forma untada.

Para que, ao assar, a massa não crie bolhas de ar, cubra cada disco com um pedaço de papel alumínio, e coloque grãos de feijãos cru por cima do papel – isso vai fazer peso na massa, e impedirá que ela cresça no forno. Leve ao forno pré-aquecido e asse por 25 minutos a 180°C. Tire do forno e jogue os feijões e o papel alumínio fora. Retorne com os discos para o forno e deixe assar por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Enquanto os bolinhos esfriam, corte as bananas em rodelas e caramelize em uma frigideira com a manteiga, o açúcar e a canela. Retire do fogo, coloque em uma tigela e leve para a geladeira por 30 minutos.

Para a calda, derreta o chocolate picado em banho-maria. Adicione a gordura de coco e misture bem, até ficar homogêneo. Tire do fogo e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Montagem:
Disponha as rodelas de banana nos discos, coloque uma bola de sorvete e regue com a calda de chocolate quente. Decore como preferir.

0 comentários:

Postar um comentário