Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Cuscuz Paulista



Cozinha N'ação. Cuscuz Paulista
Entre os séculos 17 e 18, os tropeiros que partiam da capital em direção ao interior do estado, levando consigo mercadorias e alimentos como farinha de milho, galinha, feijão e miúdos. Durante a viagem, a farinha absorvia os sucos dos alimentos e tudo se misturava formando um virado mais tarde batizado de cuscuz paulista! Em pouco tempo o prato ganhou outros povoados e cidades e chegou em Minas Gerais que fez a sua versão cozida com queijo, torresmo e couve. Quando a receita chegou em Marrocos, levada pelas mãos do marechal Deodoro em 1889, já faziam parte a linguiça, grã-o-de-bico e semolina. E então chegamos no que conhecemos hoje como couscous marroquino! Com essa roupagem, o prato chegou a Paris e atualmente está presente em muitos restaurantes de Manhattan nos EUA, lugar onde o hot-dog ainda é rei. E sem esquecermos da famosa sardinha em lata, presente sempre em todo bom cuscuz que se preze, esta só começou mesmo a ser usada na Segunda Guerra Mundial, época de escassez de alimentos frescos e da abundância de comida enlatada.
1 lata(s) de molho de tomate
1 copo(s) de água
1/2 copo(s) de óleo de milho
2 tablete(s) de caldo de galinha sem gordura
1 unidade(s) de pimentão verde picado(s)
1 unidade(s) de pimentão vermelho picado(s)
1 vidro(s) de palmito picado(s)
1 lata(s) de ervilha
1/2 xícara(s) (chá) de salsinha picada(s)
1 colher(es) (sopa) de molho de pimenta vermelha
2 unidade(s) de ovo cozido picado(s)
2 lata(s) de sardinha com óleo sem pele(s) e sem espinhas
50 gr de azeitona verde
2 1/2 xícara(s) (chá) de farinha de milho amarela
1 lata(s) de milho verde


Retire o óleo da sardinha. Leve a água, o molho, o óleo, o caldo de galinha e os pimentões ao micro-ondas por 3 a 4 minutos na potência alta. Acrescente os demais ingredientes e leve ao micro-ondas por 6 a 8 minutos mexendo a cada 2 minutos. Coloque a pasta obtida em fôrma de anel untada e decorada. Pressione levemente e desenforme imediatamente.

0 comentários:

Postar um comentário