Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 15 de março de 2013

Receita cheia de saúde: abuse de temperos naturais para deixar as refeições gostosas e mais nutritivas


Os benefícios são inúmeros. O alecrim, por exemplo, melhora a imunidade. Já o tomilho é antibacteriano, e o coentro tem grandes quantidades de fósforo - um mineral importante para o funcionamento do cérebro. Há especiarias capazes até de melhorar o desempenho sexual, como a segurelha.

Na cozinha de Olímpia Farias, de 49 anos, macarrão leva manjericão, carne se faz com orégano e salsa, e feijão tem que ter aquela pitadinha de coentro. Os temperos naturais conquistaram lugar na panela da vendedora por seus aromas e sabores. Mais do que agradar o paladar as ervas fazem bem à saúde, garantem os especialistas.

- Se você coloca um pouco desses temperos em cada refeição, os nutrientes vão se completando e ajudam a suprir as necessidades do organismo - orienta a nutricionista Maria Cecília Corsi.

- Podemos usar cascas, sementes, flores e folhas das ervas aromáticas na comida, com o mesmo objetivo dos chás medicinais - explica o fitoterapeuta Marcos Stern.

Além de enriquecerem o prato com nutrientes, os temperos também ajudam a tornar o preparo das refeições mais saudável.

- Como eles dão sabor ao alimento, evitam o uso excessivo de sal, manteiga e frituras. A alimentação saudável não precisa ser sem graça, "dura". Tem que fazer bem para o corpo e acalmar a alma - diz Maria Cecília.


Aprenda a fazer 

Saladas

Para temperar sua salada de folhas, misture azeite, um pouquinho de nozes, salsa e manjericão picados. O molho também é uma boa escolha para pratos com frango.

Suco

Bata no liquidificador água de coco, abacaxi picado e gengibre a gosto. O suco ajuda a digestão depois de uma refeição mais pesada.

Carne vermelha

O louro, conhecido tempero para o feijão, também deixa as carnes deliciosas. Uma dica é misturá-lo à hortelã, criando um contraste entre os dois sabores.

Peixes

Faça um tempero com alecrim, mostarda, mel, duas colheres de sopa de iogurte e raspa de limão. Cubra o peixe com o molho e deixe cozinhar no forno. Delicioso!

Salmão

Para deixar o peixe — famoso por suas gorduras saudáveis — ainda mais gostoso, acrescente azeite, coentro, tomate em cubos e um abacate pequeno picado. O tempero natural ressalta o sabor do salmão.

Abóbora

Misture azeite, uma colher de café de gengibre cortado fino e sálvia picada. Leve a abóbora ao forno até ficar cozida. Na hora de servir, misture o tempero.

Doces

Sobre os doces, polvilhe a canela em pó. Outra dica é cozinhar a canela em pau em receitas à base de leite


Fonte: Extra

0 comentários:

Postar um comentário