Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Biomassa de Banana Verde – Um Alimento Funcional


A banana verde auxilia ainda na prevenção do acúmulo de gordura corporal, uma vez que permite menor ingestão de alimentos devido ao aumento da saciedade promovido pelo amido resistente. Há ainda estudos que indicam o consumo de amido resistente para redução do colesterol sanguíneo (dislipidemias), pela redução de sua produção pelo fígado, e pelo aumento da sua eliminação pelos ácidos biliares. Assim, a banana verde pode ter importante função preventiva no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Também de acordo com estudos, cozinhar a banana na pressão, com casca, em água e com refrigeração posterior, ajuda a preservar a quantidade de amido resistente deste alimento, fato este atribuído principalmente pela permanência da casca no momento da cocção. Já a farinha de banana verde, produto este obtido a partir da biomassa do fruto, mostrou-se fonte alimentar de alguns minerais importantes para a manutenção de uma boa saúde, como cálcio, ferro, magnésio, zinco, fósforo e vitamina C, quantidades razoáveis de vitamina A, B1 e B2 e traços de cobre, manganês e sódio.


Além de todos os benefícios apontados, a biomassa de banana verde tem sido mencionada em pesquisas como uma grande alternativa para os portadores de doença celíaca (intolerantes ao glúten) no preparo de receitas, utilizando a farinha de banana verde pura ou associada com outras farinhas livres de glúten, em substituição à farinha de trigo.

Em todas as amostras, tiveram ótima aceitabilidade entre portadores de doença celíaca e não portadores, em comparação com massas convencionais. Além disso, a massa preparada com banana verde obteve uma redução de mais de 98% dos teores de gorduras, em relação às convencionais.

Os autores destacam a importância do desenvolvimento de produtos à base de banana verde pura ou associada como fator de maior disponibilidade aos celíacos, contribuindo assim, para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

O preparo da Biomassa é simples, pode ser feito em casa e podem ser utilizadas para a confecção de bolos, biscoitos e outras massas, substituindo a farinha de trigo. Além disso, é possível adicionar em sucos de frutas e vitaminas.


Veja como preparar a biomassa:

1. Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágue bem;
2. Em uma panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água por 20 minutos;
3. Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas;
4. Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da torneira, por exemplo;
5. Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela;
6. Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar;
7. Coloque a quantidade desejada da polpa cozida quentíssima no processador;
2. Processe até obter uma pasta bem espessa;
3. Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico. Essa polpa pode ser guardada por 3 a 4 meses no congelador, mas necessitará de um reprocessamento.


Rende 16 porções (23 calorias cada).
Consumir 1 colher de sopa rasa ou 2 cubos de gelo de biomassa ao dia ou 2 colheres de sopa rasas/dia de farinha de banana verde.

Biomassa de fibra (casca):

A biomassa de fibras deverá ser feita depois do término do preparo da biomassa de polpa, utilizando a casca de banana verde que está de molho na solução de água com limão, da seguinte forma:

1)    Prepare uma solução de água com limão;
2)    Coloque uma xícara (de café) da solução no liquidificador e tampe;
3) Ligue o liquidificador e, pela tampa menor, vá colocando colheradas de cascas escorridas, aos poucos, até que fique uma pasta.
  A Biomassa de Fibra pode ser utilizada em: Patês variados, hambúrguer, almôndega, carne de banana, pães, biscoitos integrais, molhos diversos, etc.

Importante: Evite que a banana verde cozida e as biomassas entrem em contato com o alumínio ou ferro, pois oxidam e escurecem. Prefira panelas de aço inox, teflon, pedra ou recipientes de vidro.
 Reprocessamento das Biomassas e das Bananas Verdes Congeladas

1) Retire a embalagem de biomassa ou banana verde que vai utilizar e deixe na geladeira até descongelar por completo. Se estiver com pressa, descongele no vapor;
2) Coloque a biomassa ou banana verde descongelada numa panela com um pouco de água, o suficiente para cobrir o fundo da panela (uns dois dedos);
3) Leve ao fogo e mexa, sem parar, até que comece a ferver;
4)Leve imediatamente para um processador ou liquidificador e bata. Se necessário, acrescente aos pouquinhos água fervente até se obter uma massa bem fina, sem grãos e brilhante;
5) Se desejar uma massa mais encorpada, volte ao fogo, mexendo sem parar até o ponto desejado.

Receitas saudáveis em que a biomassa pode ser adicionada:

Suco Funcional com Biomassa (Polpa)

Ingredientes:
Suco de 1 laranja
Folha de couve
100 ml de suco de uva
1 colher de sopa de linhaça
1 colher de sopa da biomassa de banana verde (polpa)
Preparo:
Bata os ingredientes no liquidificador e consuma este suco energético no café da manhã.

Hambúrguer e almôndegas (com a casca processada)

Ingredientes: 500g de carne moída sem gordura (pode fazer com a carne de frango moída também), 3 cascas de banana verde processadas, 2 ovos, 2 pães franceses triturados,1 cebola pequena bem picada, 4 dentes de alho bem picados, 2 colheres (sopa) de salsa picadinha, sal a gosto,1 colher (café) de pimenta do reino moída (opcional).
Modo de preparo:
Tempere a carne moída, misture todos os ingredientes em uma travessa, amasse tudo com as mãos. Se você perceber que está com pouca liga, coloque um pouco de farinha de trigo ou pão triturado para melhorar. Forme as bolinhas ou modele em forma de hambúrguer e coloque numa assadeira média untada com óleo. Leve ao forno médio por 30 minutos. Sirva simples ou com molho de tomate.

Fonte: Nutricionista Bruna Di Chiara Passos

0 comentários:

Postar um comentário