Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Grissini de Parmesão e Gergelim


O Grissini (Grissino em italiano e breadstick em inglês) é um pão típico da região de Piemonte na Itália.
Piemonte é localizada no noroeste italiano e é subdivida em 8 províncias. A cidade de Turim é capital da região de Piemonte e também da província de Turim (Torino em italiano) (Wikipedia, 2008a).

nome grissini vem de "grissia" ou "gherssa" (do dialeto piemontês), um pão típico alongado e estreito, parecido com as baguetes francesas (Prodottitipici.com).
Existe dois tipos de grissini: o Rubatà e o Stirato.

O Grissini Rubatà é um grissini elaborado esticando-se uma tira de massa sobre a mesa, utilizando-se a palma da mão para comprimí-la, obtendo um cilindro de diâmetro pequeno. Rubatà, no dialeto piemontês, deriva de "Robat", um equipamento agrícola que possuía um cilindro de madeira utilizado para comprimir a terra.

Este Grissini é típico das cidade de Chiere e Andezeno, ambas da província de Turim, e da cidade de Monregalese, da província de Cuneo, e caracteriza-se por ser feito manualmente com cerca de 40 centímetros de comprimento (Prodottitipici.com; Wikipedia). O Grissini Rubatà de Chieri faz parte da lista de produtos alimentares tradicionais italianos do Ministério da Agricultura, Alimentação e Florestas da Itália e é mais antigo que o Grissini Stirato (Wikipedia).

O Rubatà tem sabor de pão, cor pálida-dourada e tem numerosas marcas de dedos, fruto do processo manual de fabricação (Regione Piemonte).

O Grissini Stirato, como o nome diz (em português, ESTIRADO), é um grissini fabricado puxando-se a massa, que é muito elástica e maleável, com as mãos, utilizando o movimento de abrir os braços, ESTIRANDO ou ESTICANDO a massa. Estes grissinis geralmente tem aproximadamente uma braça de comprimento, cerca de 1,5 metro. O Grissini Stirato é típico do Vale do rio Lanzo, da cidade de Turim, de região de Canavese e da cidade de Pinerolese, todos na província de Turim (Prodottitipici.com).

Este Grissinio tem cor dourada, delicioso aroma e sabor delicado. É extremamente frágil, muito crocante e possui buracos internos (Regione Piemonte, 2008).

A história do Grissini
O nascimento do grissini, deve-se a prescrição médica de Baldo Pecchio ao duque de Sabóia, Vittorio Amedeo II , que quando criança sofria de intoxicação alimentar. Baldo Pecchio solicitou ao mestre padeiro da Corte, Antonio Brunero, que produzisse um pão fino, muito bem cozido (cozido duas vezes), para a eliminação dos microorganismos existentes na massa. A inspiração de Baldo Pecchio foram os "pequenos güersas" ou "ghersinis" que sua mãe elaborava quando ele era também criança e sofria de problemas intestinais semelhantes. Vittorio Amedeo foi curado com o consumo de grissinis, tornando-se o primeiro rei de Sabóia em 1713 (Comune di Torino; Associazione Panificatori di Turino; Eko).

Ingredientes:

Ingredientes para a Fermentação:
250 ml de água
2 tabletes de fermento para pão
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa)de sal
1/2 copo (tipo requeijão) de óleo
1/2 copo (tipo requeijão) de cerveja
Farinha até desgrudar das mãos

Ingredientes para a massa do Grissini:
Metada da massa fermentada
100 ml de água
1 colher (sopa)de sal
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de mel
1 colher (sopa) de margarina
1 tablete de fermento para pão farinha
até o ponto de desgrudar das mãos.

Ingredientes para colocar por cima do grissini.
*Para os grissinis de parmesão: 250 g de parmesão ralado grosso
*Para os de gergelim: 250 g de gergelim
*Pode apenas fazer com sal grosso.

Modo de Fazer:

Modo de Fazer da FermentaçãoMisturar todos os ingredientes na ordem acima.
Deixar descansar por 24 horas para fermentar.
Modo de Fazer do Grissini.

Misturar todos os ingredientes na ordem acima e deixar descansar por 30 minutos. Montagem do Grissini de Parmesão.
Abrir a massa, salpicar o queijo parmesão ralado, cortar em cordões e enrolar.
Untar a assadeira com farinha. Assar em forno pré-aquecido à 180º, por mais ou menos, 15 minutos.

Montagem do Grissini de Gergelim.
Abrir a massa, salpicar o queijo parmesão ralado, cortar em cordões e enrolar.
Untar a assadeira com farinha.
Assar em forno pré-aquecido à 180º, por mais ou menos, 15 minutos.

0 comentários:

Postar um comentário