Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sábado, 8 de dezembro de 2012

Conheça a fruta que pode deixar você com barriguinha sarada!!


Um estudo japonês publicado na Journal of Functional Foods sugere que um extrato encontrado em lichias pode ajudar a reduzir a gordura abdominal em pessoas com síndrome metabólica.

Essa síndrome, na verdade, é um conjunto de fatores que podem levar a pessoa a desenvolver doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares em geral. A doença é caracterizada por obesidade central, hipertensão e distúrbios no metabolismo de glicose e insulina.

  Os voluntários do experimento tomaram diariamente um suplemento feito com o extrato de lichia chamado Oligonol. Com isso, eles perderam cerca de três centímetros de barriga, mais uma perda de 6% de gordura subcutânea e 15% de gordura abdominal.

Em um trecho do relatório do estudo, os pesquisadores da Universidade de Informação de Hokkaido, da Sapporo Bio-S e da Amino Up Chemical Company relataram: “Neste estudo, nós demonstramos o efeito do Oligonol na síndrome metabólica usando parâmetros clínicos caracterizados pela área de gordura abdominal visceral e resistência à insulina. Nós revelamos que o Oligonol reduziu o índice de massa corporal (BMI, na sigla em inglês) e a quantidade de gordura subcutânea e visceral, e melhorou a resistência à insulina. Em particular, uma notável redução nas áreas de gordura visceral foi observada. Essas descobertas indicam fortemente que o Oligonol seria um suplemento benéfico para a prevenção e melhora da síndrome metabólica, especialmente no estágio de hiperinsulinemia, sempre visto durante condições pré-diabéticas”.

Detalhes do estudo
Os voluntários eram todos adultos e com circunferência abdominal acima dos 85 cm. No total, 18 pessoas entre 24 e 59 anos. Os voluntários foram aleatoriamente divididos em dois grupos, sendo um administrado com o Oligonol e o outro com placebo.

Após dez semanas, foram observadas no grupo de Oligonol quedas na circunferência e gordura abdominal, além de melhoras na resistência à insulina. Essas mudanças foram acompanhadas de um aumento nos níveis sanguíneos de adiponectina, um hormônio responsável por regular alguns processos metabólicos.

Os cientistas afirmaram também que “é evidente que a presença maior de proantocianidinas oligomerizadas em Oligonol pode oferecer uma vasta gama de benefícios em preparos farmacêuticos, produtos alimentícios e suplementos dietéticos assim como no desenvolvimento de bebidas funcionais”.

Disponibilidade nos EUA

O ingrediente existe no Grupo Maypro nos EUA e já tem o status de “Novo Ingrediente Dietético” desde 2007. Segundo o Maypro, o ingrediente é único porque usa uma tecnologia patenteada que possibilita um aumento na biodisponibilidade do polifenol e então aumenta o desempenho antioxidante.  O alto peso molecular de muitos polifenóis dificulta a absorção no corpo, mas a Amino Up Chemical, que fornece materiais para a Maypro, desenvolveu um processo de produção que “oligomeriza”, ou seja, quebra os polímeros de polifenol em monômeros e oligômeros para aumentar a biodisponibilidade.


 Já é possível encontrar suplementos de lichia ou com o composto Oligonol em diversos países, em lojas especializadas ou em farmácias de manipulação.

A fruta

A lichia é uma fruta “estranha” para muitas pessoas. Possui origem asiática. Sua polpa é bastante adocicada e de cor branda e o aspecto externo da casca é rugoso e de cor vermelha.

Estima-se que em 100g da fruta existam apenas 66 calorias, 71,5m de ácido ascórbico (vitamina C), 171mg de potássio (elemento que evita cãibras, por exemplo), 31mg de fósforo e diversos outros minerais.
fonte jornal da ciencia

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget