Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Cientistas descobrem relação entre cérebro e obesidade



O cérebro – e não a consciência! – pode ser o novo vilão na hora de encarar de frente os ponteiros da balança. Pesquisadores da Universidade de Michigan publicaram um estudo recente no jornal Molecular Cell com descobertas mais profundas sobre a leptina, mais conhecida como o hormônio da obesidade.
Segundo o pesquisador Alan Saltiel, diretor do Instituto de Ciências da Vida da universidade, o estudo resolve uma questão importante com que a comunidade científica vem se debatendo há algum tempo. “O estudo acerta o alvo dos tratamentos de obesidade e outras doenças relacionadas a hormônios”, destaca.
Até aqui o que se sabia é que pessoas sem leptina são mais propensas a ter problemas com peso. Assim como, no outro extremo, pessoas que produzem níveis muito altos deste hormônio acabavam sobrecarregando os receptores do cérebro que se ligam a ele, prejudicando o mecanismo de eliminação do excesso de gordura. 
Entenda como agem os hormôniosExistem dois hormônios chave relacionados ao peso: grelina e leptina.O primeiro, liberado pelo estômago para aumentar a fome, também é responsável por diminuir o metabolismo, reduzindo a habilidade do corpo de queimar as gorduras. Já a leptina, foco do estudo, é chave no mecanismo de regulação do peso corporal ao sinalizar para o cérebro reduzir a vontade de comer e queimar mais calorias, estando, por isso, mais fortemente relacionado à obesidade.
“Descobrimos o motivo pelo qual o receptor responsável por processar este hormônio, a leptina, pode não funcionar”, resume Saltiel.  Uma possibilidade é que as pessoas que estão acima do peso tenham receptores do hormônio incapazes de se ligar aos receptores no cérebro.fonte gnt

x

0 comentários:

Postar um comentário