Bem vindos!

Variedades de Floripa ! notícias, política, depoimentos, críticas, curiosidades, vídeos e receitas !
Participe !

Todos os posts estão divididos por área, então se você tem interesse de ver somente um tipo de post, utilize a barra de categorias no topo da página, ou na seção de tags ao lado.
___________________________________________


sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Pontos de Calda Aprenda a fazer ! dicas!


Calda é uma solução de açúcar em água fervente, e varia de acordo com as quantidades de açúcar e água acrescentadas e o tempo que a calda passa no fogo, ficando mais grossa ou mais fina na medida em que a água evapora. Essas diferenças são chamadas pontos de calda, e existe um ideal para cada sobremesa. Entenda quais os pontos de calda e como fazê-los sem errar na receita.

Caramelo:
Para obter o caramelo, faz-se a calda de açúcar queimado, derretendo-o em fogo brando até tomar uma cor dourada, pois acrescentando a água aos poucos, mexendo sempre. Ainda quente, pode envolver doces pastosos e frutas, forrar fôrmas para pudim: essa técnica se chama caramelar. Depois de frio o caramelo fica vitrificado e pode ser usado para decorar cremes, sorvetes, tortas, etc.

Ponto de fio fino:
Ponha uma xícara de açúcar e meia de água na panela e deixe no fogo por 17 minutos. Retire uma pequena quantidade, deixe esfriar e pegue com o polegar e o indicador, afastando-os em seguida. Estará no ponto ao se formar um fio fino e firme ou quando a calda puxada com um garfo forma longos fios finos, à medida que vai esfriando no ar.

Ponto de bala mole:
Deixe a calda no fogo por apenas oito minutos. Com uma colher, pegue um pouco e ponha em um recipiente com água fria. Estará no ponto quando, ao retirá-la da água, se formar uma bola que perde a forma ou quando um pingo da calda em água formar uma bola macia ao ser apertada entre os dedos.

Ponto de bala dura:
Deixe a calda no fogo por 13 minutos. Ponha um pouco em um recipiente com água fria. Com a ponta dos dedos, retire da água e faça uma bolinha. Estará no ponto se a bolinha mantiver a forma.

Ponto de Pérola e mel:
Pérola é quando a calda, após cinco minutos de fervura, cai em fio formando uma bolinha na ponta; deixe a calda escorrer ao longo de uma colher de pau invertida e observe se ela forma uma pequena bola na extremidade da colher. O de mel é obtido quando a calda começa a engrossar e, ao ser friccionada com os dedos, tem a consistência semelhante à do mel.

Ponto de espelho:
É quando a calda no cabo da colher fica transparente, dura e quebradiça depois de mergulhada em água fria.
fonte loucos por sobremesa

0 comentários:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget